Exposição no São José Liberto apresenta joias inspiradas em Maria de Nazaré

Inspirações poéticas e orações homenageiam a rainha da fé dos paraenses

“Lá vem a Santa!”, expressão paraense típica do Círio de Nazaré, expressa a alegria e a expectativa pela passagem da berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas procissões do Círio. Esse é o tema da nova edição da exposição Joias de Nazaré 2016, do Polo Joalheiro do Pará. A abertura é nesta quinta-feira, 29, às 18h, na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto (ESJL). A visitação vai de 1º a 29 de outubro de 2016, no horário diferenciado do ESJL, com entrada franca. As peças serão comercializadas no local.

Entre as peças da coleção de joias religiosas em ouro e prata, estão pingentes, colares, anéis, brincos e braceletes, com destaque para a utilização de gemas minerais. A corda que protege a berlinda com a santa, lírios, rosas, notas musicais, letras de música, partituras e a imagem de Nossa Senhora de Nazaré representada de formas diversas são materializados em cada detalhe do design das joias, do metal nobre escolhido e do colorido das gemas da exposição.
Réplica da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
Foto: Rodolfo Oliveira - Ag. Pará

Brilho de Maria, Soberana, Luzes da Fé, Suave Perfume de Maria, Nazaré Misericórdia, Clave de Amor, Canção à Maria, Festa de Nazaré, Corda de Amor, Milagrinhos, Bela Nazinha, Mãe Esplendorosa e Fé são algumas das joias que compõem a exposição.

Rosângela Gouvêa Pinto, designer de joias e professora do Curso de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), assina a direção criativa da mostra, formada por peças clássicas e contemporâneas, concebidas a partir das inspirações trabalhadas em um workshop de geração de produtos realizado no primeiro semestre, no ESJL. Rosângela esteve a frente do workshop “Orações e Cânticos à Maria de Nazaré”, baseado no tema do Círio 2016, “Salve Maria, Mãe de Misericórdia”. A ação do Programa Polo Joalheiro promove o desenvolvimento e gestão do ciclo do design, passando pela criação, produção e comercialização de joias religiosas.

Com inspiração poética nas orações e canções para Maria, 13 empresas de joias e gemas, 16 designers, sete produtores informais de joias, cinco designers da categoria estudante, 14 ourives e cravadores e um lapidário do Programa Polo Joalheiro do Pará criaram e produziram as 113 peças da nova coleção. São eles: Bianca Kuroki, Brenda Lopes, Camilla Amarall, Celeste Heitmann, Eli Cascaes, Evandro Gobitch, Fábio Monteiro, Felipe Braun, Helena Bezerra, Ivan Silva, Ivete Negrão, Jorge Duarte, José Leuan, Joseli Limão, Rosa Castro, Rosáurea Simões, Ana Cássia, Carlos Gomes, Lucas Alves, Robson Reis, Thalyne Chrystyna, Viviane Gonçalves, BL Joias, Contemporâneo Design, Danatureza, Gemas do Mundo, HS Criação, José Coelho Lucas, Ourogema, Rhama Gemas e Joias, Zeus, Amajoia, Ednaldo Pereira, Emerson Bezerra, Francisco Assis, Ismael Lima, Jod Joias, Joiartmiro, Sila Brasila, Thiaraju Gomes e Leila Salame.

A programação especial de abertura começará com missa festiva, celebrada pelo padre Adailson Oliveira Silva, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e organizada pela comunidade do entorno do ESJL, seguida por peregrinação da imagem da santa até o centro da mostra. Depois haverá pronunciamento das autoridades presentes e programação cultural com a participação do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Uepa.

Bracelete "Fé", criação de Rosa Castro. Foto: Márcio Ferreira - Agência Pará
Pingente "Lírio Mimoso", criação de Ivam Silva. Foto: Márcio Ferreira - Agência Pará

Ambientação

A direção artística da montagem da exposição é da designer Bárbara Müller, do Programa Polo Joalheiro do Pará. Segundo ela, a inspiração foi o cântico Nossa Senhora da Berlinda, uma das músicas que expressa a vibrante emoção de acompanhar o Círio, e da multidão de sonhos e fé em torno da berlinda. O espaço é composto por berlindas de diversos tamanhos, com trechos de letras de músicas marianas, utilizando o conceito clássico, com destaque para a cor dourada e afrescos.

As berlindas foram criadas e produzidas pelo artesão soldador Antônio Fernando Pinheiro, que com mãos habilidosas e muita dedicação, transforma ferro em luz e arte. Devoto de Nossa Senhora de Nazaré, a ideia de construir as berlindas, sua principal fonte de renda, hoje, surgiu durante momentos de dificuldade financeira, depois de orar com fé para a santa. A mostra homenageia o talento do artesão e de todos que se dedicam a criar belas obras de arte em honra da padroeira dos paraenses.

Já a foto do convite é o resultado do projeto "Rainha Régia", do universitário Lucas Alves da Costa, que conquistou o primeiro lugar do concurso que envolveu 24 projetos de 13 designers, sendo cinco deles estudantes do curso de Design de Produto da Uepa. Em ouro, com granada, citrino, prasiolita e esmeralda, a forma e as cores da joia revelam a relação de Nossa Senhora de Nazaré com a natureza amazônica. Com lapidação de Leila Salame, o projeto foi comprado pela empresa Gemas do Mundo e destaca a beleza da Vitória-Régia, planta regional que dá nome a uma lenda amazônica. A criação também faz referência ao título pelo qual a padroeira dos paraenses também é conhecida: Rainha da Amazônia.   

Pingente "Caminho da Fé", criação de Joseli Limão. Foto: Márcio Ferreira - Agência Pará

“Metáforas, hipérboles, se individualizam em cada peça da nova coleção, que fala do suave perfume, da clave de Sol, da beleza da flor da Vitória-Régia com suas cores, traduzidas pelas gemas coloridas paraenses e brasileiras. São joias carregadas com o simbolismo das súplicas do momento de espera anunciado pelo ‘Lá vem a Santa!’, que desperta lágrimas de agradecimento e adoração de uma mãe que é de todos! Um modo de fazer joias onde a técnica, a emoção e a fé se traduzem em arte, cultura e demonstração de afeto”, explica Rosa Helena Neves, diretora do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama)/Polo Joalheiro do Pará.  

A realização da 13ª edição da exposição “Joias de Nazaré” é do Governo do Pará, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e de Cultura (Secult), e do Igama, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Uepa e NAC da Uepa.

Pingente "Rainha Régia". Foto: Tereza e Aryanne Fotografia 
Serviço

Exposição “Joias de Nazaré 2016: Lá vem a Santa!”. Visitação: de 1º a 29 de outubro de 2016, no horário diferenciado do ESJL no mês de outubro - de segunda a sábado, das 9h às 18h30, e aos 
Foto: Márcio Ferreira - Agência Pará
domingos, das 10h às 18h. No domingo, 2 de outubro (eleições), o espaço não abrirá, e no sábado 
seguinte, 8, em que é realizada a procissão da Trasladação, funcionará das 9h às 15h. No domingo do Círio, dia 9 de outubro, funcionará das 14h às 18h. O espaço não abrirá no dia 24 de outubro (segunda), Recírio e Dia do Comerciário. 
  
Mais informações com a Ascom do Igama: (91) 3344-3509 – (91) 98300-3961 – (91) 99301-3961 (Luciane Fiuza e Emilly Furtado).



Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso