GNT Fashion vai mostrar a criatividade das joias de Barbara Müller, designer do Polo Joalheiro do Pará


Lilian Pacce e Barbara Müller.
Foto: Ascom Igama
Veja mais fotos em nosso álbum

Em visita a Belém para gravar um programa especial sobre moda e estilo, gastronomia, design, arquitetura, música e cultura da Amazônia paraense, a jornalista de moda Lilian Pacce, apresentadora e editora do GNT Fashion, esteve no Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro do Pará, na tarde da última quarta-feira (3). O local foi escolhido como uma das locações do programa, junto com outros pontos turísticos, como o Mercado Ver-o-Peso e a Estação das Docas.

O GNT Fashion é referência em moda e mostra personalidades, criadores, estilistas, modelos e designers que se destacam no mundo da moda. A parceria com o estilista paraense André Lima potencializa a divulgação da criatividade brasileira e seus produtos, realçando a utilização de novos insumos e comportamentos.

Nas viagens pelo Brasil, o programa procura esse universo fashion, revelando novos estilos de vida, lugares, comportamentos e tendências. Lilian Pacce aborda um tema por episódio, e o repórter Caio Braz complementa o assunto com uma abordagem leve e bem-humorada.

As entrevistas do GNT Fashion em Belém mostrarão referências sobre moda, design, joalheria, cultura alimentar, entre outros aspectos. O programa informará ainda sobre atrativos da cidade e terá reportagens sobre estilo e comportamento.

Criatividade paraense 

Joias assinadas por Barbara Müller. 
Para falar sobre inovação na joalheria, a produção convidou a designer de joias e moda Barbara Müller, que integra o Programa Polo Joalheiro do Pará. Barbara conversou com Lilian Pacce e André Lima sobre sua produção autoral de joias, inspirada em elementos da natureza e baseada na sustentabilidade, com utilização de matéria-prima amazônica, como madeira, folhagens, conchas e gemas vegetais. Essa técnica inovadora foi desenvolvida pelo mestre ourives e pesquisador paraense Paulo Tavares, do Polo Joalheiro.


No Jardim da Liberdade, uma das atrações do São José Liberto, Bárbara Müller falou sobre seu processo criativo e mostrou detalhes de alguns trabalhos, alguns desenvolvidos no âmbito do território criativo do São José Liberto em parceria com algumas comunidades paraenses. Entre as peças estão maxicolares, anéis, brincos e braceletes.

Peças criadas pela designer Barbara Müller. Foto: Ascom Igama
Experiência 

A paulista Lilian Pacce é uma das principais jornalistas de moda do Brasil. Apresenta e coordena o GNT Fashion desde 2000. A partir de 2008 é publisher do site Lilian Pacce e do canal Moda do portal MSN. Foi editora e colunista de moda dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. 

O olhar para comportamentos que envolvem moda foi aprimorado na London College of Fashion e na Central Saint Martin's College of Art and Design, em Londres (Inglaterra). Cobre os desfiles do eixo Paris-Milão-Londres-Nova York desde 1987, e é autora dos livros "Pelo Mundo da Moda", "Ecobags - Moda e Meio Ambiente" e "Herchcovitch; Alexandre". Recebeu duas vezes o prêmio de melhor jornalista de moda do país, pelo Phytoervas Fashion (1998) e pela ABIT Fashion Brasil (2000).

A apresentadora do GNT Fashion, Lilian Pacce, na Casa do Artesão do São José Liberto. Foto: Ascom Igama

André Lima nasceu em Belém. Na infância, ajudava o pai, comerciante, a vender tecidos em Gurupá, no interior do Estado, período em que começou a despertar seu interesse para a área de Moda e Design. Iniciou sua carreira em 1980, na capital paraense, mudando-se para São Paulo em 1992, onde trabalhou como produtor de figurinos para programas de televisão. Em 1999 foi convidado a participar da Casa de Criadores, um evento de lançamento de novos estilistas. Em 2007, André Lima lançou a linha Dia de André Lima com looks urbanos, confeccionados em algodão.

Em 2014, ele encerrou as atividades da marca que leva seu nome e declarou estar pronto para novos desafios, a fim de explorar “diferentes possibilidades criativas que envolvam moda, beleza e a estética em geral”. Como consultor, faz a direção criativa de marcas, campanhas, produtos e eventos, além de colaborações com centros acadêmicos. Doou seu acervo de desfiles para quatro instituições: Museu de Arte do Rio (MAR), Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Anhembi Morumbi e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Em junho de 2016, André Lima realizou consultoria criativa para o desfile da Martu, que mostrou joias exclusivas criadas pela designer Barbara Müller, durante o Rio Moda Rio, como um brinco em madeira e prata, com linho confeccionado pela marca de roupas.

André Lima, Barbara Müller e Lilian Pacce no Jardim da Liberdade do São José Liberto.
Foto: Ascom Igama

Bárbara Müller nasceu em Ji-Paraná, Rondônia, mas se considera paraense de coração. Designer graduada em Belém, ela já participou de exposições nacionais e internacionais, dentre elas “Arte Brasilis” em Roma (Itália). Possui peça no acervo do Museo di Casalmaggiore, também na capital italiana, além de ter desenvolvido projetos para a Caipora Jewellery, de Londres. No São José Liberto participa das exposições temáticas, como “Joias de Nazaré”, e cria o projeto visual e a ambientação de várias mostras realizadas no espaço.

Bárbara trabalhou em comunidade ribeirinha, dentro do premiado projeto “Esse rio é minha rua”, fazendo do design uma ferramenta criativa e ecológica, e alternativa de geração de renda. A designer também foi consultora na comunidade quilombola de Jenipaúba, trabalho que gerou uma coleção de biojoias utilizando apenas resíduos da floresta, e um ensaio fotográfico dos produtos com mulheres da própria região como modelos.

Integraram a equipe que esteve no Polo Joalheiro do Pará, além de Lilian Pacce e André Lima, Marcela Morgado (produção), Joana Cooper (direção), Dado Cardin (câmera), Miqueias Mota (áudio) e Regina Mendonça (maquiagem). A equipe foi recebida por profissionais do Espaço São José Liberto, tendo à frente Thiago Albuquerque, coordenador Tecnológico e Comercial do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), OS que gerencia a instituição, que tem como mantenedor o Governo do Pará, via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).
Thiago Albuquerque, André Lima e Lilian Pacce no jardim da Liberdade do ESJL.
Foto: Ascom Igama
Equipe do GNT Fashion durante gravação do programa no jardim da Liberdade do ESJL. Foto: Ascom Igama

Serviço: O programa GNT Fashion (GNT) vai ao ar aos domingos, às 22h30, pelo canal de televisão a cabo GNT - http://gnt.globo.com/programas/gnt-fashion/

Confira o novo site de Barbara Müller e conheça mais sobre o trabalho da designer:
http://www.barbara-muller.com/#!about/c10fk

Por Luciane Fiuza - Ascom Igama

Leia na Agência Pará de Notícias




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso