Pará começa debates para o Fórum Mundial da Água

                 Veja mais fotos em nosso álbum

 O evento é uma das etapas de preparação para o Fórum Mundial das Águas, que pela primeira vez será realizado no Hemisfério Sul. Foto: Cristino Martins - AG. PARÁ
O potencial hídrico paraense, as políticas estaduais de preservação da água e os investimentos destinados ao maior bem do planeta serão debatidos durante o “Norte das Águas”, projeto que será lançado nesta quarta-feira, 4, às 19h, no Polo Joalheiro Espaço São José Liberto. O governador do Pará, Simão Jatene, participará do evento, assim como Ronaldo Lima, secretário adjunto de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), e Newton de Lima Azevedo, governador do Conselho Mundial da Água.
Na ocasião, serão apresentados os detalhes do projeto que mobilizará a população paraense no período de 9 a 12 de junho deste ano, em Belém. O “Norte das Águas” será aberto à população e contará com debates interativos, oficinas de capacitação, apresentações culturais e espaço para a gastronomia. Tudo em torno do tema água.
Newton Azevedo no Jardim da Liberdade do ESJL.
Foto: Micheline Ferreira
O evento tem apoio do Governo do Pará, patrocínio do BNDES e Grupo Suez. É uma das etapas de preparação para a oitava edição do Fórum Mundial da Água, que pela primeira vez em sua história será realizado no Hemisfério Sul.
Belém será a primeira de seis cidades da América Latina a promover discussões para subsidiar o programa do Fórum Mundial, que ocorrerá em março de 2018, em Brasília.
O debate vai contribuir para o fortalecimento da integração dos objetivos, metas e ações que se referem aos recursos hídricos. Mais de 30 mil técnicos de vários países do mundo discutirão a preservação do líquido mais precioso para a vida humana.
O Brasil conseguiu desbancar a Dinamarca e colocar Brasília como a capital da água no planeta em 2018. Mas a responsabilidade de sediar o Fórum Mundial começa com as discussões locais, nas quais serão definidas estratégias de implementação de ações relacionadas à segurança hídrica, água e energia, além de segurança alimentar, em vários projetos em desenvolvimento.
Estudo
O Pará está inserido em três regiões hidrográficas, segundo a classificação nacional da Agência Nacional de Águas (ANA): região hidrográfica Amazônica, região hidrográfica Tocantins-Araguaia e região hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental.
O Estado do Pará, apesar de ter uma classificação própria de regiões hidrográficas, no total de sete regiões (Resolução nº 4, de 03/09/2008, que dispõe sobre a divisão do estado em regiões hidrográficas), ainda não conta com um estudo sobre as potencialidades de suas regiões hidrográficas.
Em termos globais, o Brasil possui grande oferta de água, observando-se que passam no território brasileiro em média cerca de 260.000 m³/s, dos quais 205.000 m³/s estão na bacia do rio Amazonas, sobrando para o restante do território 55.000 m³/s de vazão média.
Conselho
O Conselho Mundial da Água é uma organização internacional que exerce suas atividades como uma plataforma internacional que reúne interessados no tema água e tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e incentivar ações em temas críticos sobre a água, para facilitar a conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente da água em todas as suas dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na Terra.
O Conselho é composto por representantes de governos, academias, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais, formando um conjunto significativo de instituições relacionadas com o tema água. Sua estrutura é constituída por um Comitê Mundial formado por 36 governadores, dos quais quatro são brasileiros.
O Conselho Mundial da Água está organizado em 5 (cinco) Colégios: Organismos Intergovernamentais; Governos e Autoridades de Governo; Empresas e Prestadoras de Serviços; Organizações da Sociedade Civil e Usuários de Água; e Associações Profissionais e Academia.
O Conselho Mundial da Água tem a sua sede permanente na cidade de Marselha, França, e é regido pelo seu Estatuto legalmente registrado em 14 de junho de 1996, com alterações adotadas pela Assembleia Geral Extraordinária de 30 de setembro de 2003.
Aycha Nunes
Secretaria de Estado de Comunicação

______________________________


ATUALIZADO EM 05 DE ABRIL DE 2016


Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso