Programação de abril no São José Liberto encerra com música, dança e moda

Veja mais fotos em nosso álbum

A Capela São José receberá espetáculos musicais em 2016. 
Foto: Ascom Igama
O Espaço São José Liberto (ESJL) oferece uma programação artística e cultural diversificada e gratuita no final do mês de abril, com espetáculos de dança e música, além de um encontro que discutirá a moda amazônica, voltado para estudantes e profissionais da área. Os eventos contam com a parceria do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social que gerencia o espaço, mantido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Igama.
Nesta quinta-feira, 28, às 18h, o público poderá conferir “Uma Noite Lírica”, na Capela São José. Do repértório do recital de alunos de canto lírico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) constam obras de compositores como Vivaldi, Donizeti, Pergolesi e Mozart, nas vozes das sopranos Danyelle Freitas, Renata Furtado e Rosilene Silva, das mezzo-sopranos Eneida Ramos e Leandra Vital, e dos barítonos Bruno Santana e Diego Quadros. O recital tem a coordenação do professor de Canto Lírico Milton Monte, com o acompanhamento ao piano do professor Humberto Azulay.
Na sexta, 29, a partir das 16h, a dança toma conta do anfiteatro do Coliseu das Artes do ESJL com as apresentações de grupos da Escola Clara Pinto, iniciativa que comemora o Dia Internacional da Dança (29 de abril). Na arena cultural do espaço, o público poderá assistir a números de balé clássico, contemporâneo e outros gêneros.
No sábado, 30, pela manhã e tarde, no auditório do mezanino do São José Liberto, acontece o VIII Fórum de Moda da Amazônia (Formoda), promovido pelo Curso de Design de Moda da Faculdade Estácio do Pará (FAP), com apoio do Igama/Sedeme e da Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia (Costamazônia). Com o tema “A Moda que brota do Pará”, o encontro é coordenado pela jornalista especializada em moda Felícia Assmar Maia e tem como público-alvo estudantes, empresários e estilistas do Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda e Design – Polo Metrópole/PA.
Segundo Rosa Helena Neves, diretora executiva do Igama e do ESJL, os eventos são resultado de parcerias formadas pelo Igama e Sedeme com instituições diversas e setores criativos, como os de dança, música e moda, oportunizando a capacitação profissional, promoção de conhecimento em artes e divulgação da produção cultural e artística local.
Carmem Macedo, gerente de Eventos do Igama, explica que, além das realizações da instituição - como o "Festival Junino", o baile de carnaval "Libertos na Folia" e o projeto "Ritmos do Pará" -, o ESJL conta com um grupo de parceiros promotores culturais da cidade. São escolas de dança e de música, quadrilhas juninas, grupos folclóricos e de teatro, dentre outros, que se apresentam de acordo com a agenda mensal do espaço.
O apoio a esta programação, segundo a gerente, fortalece a diretriz de incentivo às manifestações culturais do Estado, que disponibiliza o ESJL como palco aberto às mais diversas formas de arte. “As atividades têm como finalidade promover o São José Liberto enquanto espaço turístico e cultural, que divulga a arte e a cultura do Estado de maneira a assegurar à população programação gratuita, mobilizando um público visitante significativo. Trata-se do resultado de parcerias econômicas que contemplam as agendas de eventos institucionais dos parceiros, com vistas à formação da uma rede institucional de apoiadores à dinamização da economia criativa no São José Liberto”, explica Carmem Macedo.
Programação musical gratuita durante todo o ano

Resultado de parceria entre a Escola de Música da UFPA e o Igama, uma programação musical será realizada ao longo deste ano, sempre na última quinta-feira de cada mês. Na Capela e no anfiteatro do Coliseu das Artes do espaço serão apresentados recitais de canto lírico, canto gregoriano, big band e orquestras da Escola de Música da UFPA, em um exercício de integração e interação social, cidadania e arte.
De acordo com Joelma Silva, professora e coordenadora do Projeto de Extensão da EMUFPA, a parceria entre as duas instituições busca fortalecer os laços entre elas, que já existem há algum tempo.
Foto: Geraldo Ramos 
A ação, diz a professora, visa o fomento de público para a arte da música no São José Liberto, possibilitando que o trabalho acadêmico desenvolvido por professores e alunos na Escola de Música ultrapasse os muros da escola, indo ao encontro do público que frequenta esses espaços na cidade.
Joelma destaca que a música e o trabalho com gemas e joias têm alguns pontos em comum. Dois deles, possivelmente os mais importantes, são os que dizem respeito ao ofício e aos resultados das duas atividades. "Quanto ao ofício, se assemelham enquanto mescla de artesanato e arte, de técnica e estética, de trabalho árduo que exige o controle racional do corpo e, ao mesmo tempo, de instinto e insight que devem resultar em produtos significativos, sempre vinculados ao contexto da sua existência. Quanto ao resultado, apesar da música ocupar a efemeridade do tempo e a joia a perenidade do espaço, os dois buscam a sensibilização dos sentidos, a substanciação de ideias, ideais e sentidos - sentimentais ou reflexivos - em formas temporais ou espaciais que conduzam a experiências sensoriais especiais". compara.
Capela São José e anfiteatro do Coliseu das Artes do ESJL
receberão espetáculos de música. 
Foto: Geraldo Ramos 
Moda paraense
Clarisse Fonseca será uma das
 palestrantes do Formoda.
Foto: Ascom Igama
As palestras da oitava edição do Formoda, parceria entre a Estácio/FAP e o Igama/Sedeme, promovem a discussão sobre cultura e moda com estudantes e profissionais do segmento, e empreendedores criativos do Programa Polo Joalheiro do Pará e do APL de Moda e Design – Polo Metrópole/PA.
Pela manhã, a partir das 9h30, será realizada a palestra “Joalheria paraense: a memória a partir da construção do design”, com Clarisse Fonseca, designer, doutoranda em Design pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e consultora do Igama. “Vou revisitar as joias desenvolvidas pelos participantes do Polo Joalheiro do Pará, fazendo um apanhado histórico. Vou falar sobre a evolução dos processos de design vivenciados dentro do programa”, adianta Clarisse Fonseca.
À tarde, a partir das 14h30, Rui Moraes Martins Júnior, historiador e professor do Curso de Design de Moda da Estácio/FAP, vai falar sobre o tema “A moda que brota do Pará: por uma antropologia do ethos paraense”.
Serviço:
Programação de eventos do final do mês de abril, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, Jurunas): na quinta-feira, 28, das 18h às 19h, na Capela São José, “Uma Lírica Noite”, com a EMUFPA; na sexta-feira, 29, das 16h às 17h, no Coliseu das Artes do ESJL, apresentações de balé da Escola Clara Pinto em homengem ao Dia Internacional da Dança; no sábado, às 9h30 e às 14h30, no auditório do mezanino, palestras da oitava edição do Formoda. Os eventos têm entrada franca. 
Mais informações pelo fone (91) 3344-3517 (Carmem Macedo – gerente de Eventos do Igama) e 3344-3518 (Patrícia Quemel – NDTO/Igama).
Luciane Fiuza
Organização Social Instituto de Gemas e Joias da Amazônia

Leia na Agência Pará de Notícias
Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso