Plano Integrado de Moda é apresentado durante encontro na Fiepa

                                    Veja mais fotos em nosso álbum

Cerca de 100 pessoas participaram do encontro,  no qual foi apresentado o cronograma 2016. 
Foto: Fernando Gomes - Ascom Fiepa

Com a finalidade de aprimorar a eficiência e produtividade das empresas e o aumento da competitividade no mercado, por meio da inovação e da melhoria da gestão com foco no mercado, foi apresentado na última quarta-feira (23), na Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), o Plano Integrado Projeto Indústria da Moda Região Metropolitana. Cerca de 100 pessoas participaram do encontro, no qual foi apresentado o cronograma 2016 e também foi feito o cadastramento de novos integrantes no Arranjo produtivo Local (APL) de Moda e Design – Polo Metrópole Pará e no plano, para participação nas ações integradas para o setor da moda. 

O Plano Integrado de Ação para a Indústria da Moda é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Pará, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), que é o coordenador técnico do APL de Moda e Design Pará. Podem participar microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Representantes de todas as entidades parceiras participaram da reunião, na qual foram apresentados todos os detalhes do plano às empresas do setor. Participaram empresários – microempreendedores individuais e donos de micro e pequenas empresas –, todos da Região Metropolitana de Belém e com atuação nos ramos de confecção, bijuterias, joias, calçados e bolsas. Para a diretora da Fiepa e presidente do Sindiroupas, Rita Áreas, “esse polo de moda que estamos fortalecendo deve se tornar referência não só no Estado, mas no Brasil. Potencial para isso temos de sobra. E com todo esse apoio, não temos dúvida de que seremos referência para outros Estados".

Thalis Augusto Tourinho e amigos universitários.
Foto: Ascom Igama
"Estamos com muita esperança nessa união de parceiros de peso. Sabemos que sozinhos ninguém cresce. Essas ações não vão desenvolver apenas quem trabalha com produtos, como confecções e acessórios, mas toda a cadeia produtiva. Por isso só podemos esperar bons resultados", disse a empreendedora criativa Gisele Moreira, da Arte Papa Xibé, que trabalha com confecções e acessórios com inspiração na cultura paraense.

Vários estudantes de moda também participaram do evento. Thalis Augusto Pamplona Tourinho, universitário do curso de Design de Produto da Estácio/ FAP, acredita que a importância do plano integrado está no fortalecimento do mercado por meio da união entre profissionais, estudantes, empresários e empreendedores da área. Ele pretende, em breve, se formalizar como microempreendedor individual para trabalhar no setor de joias.


Cooperação - O Plano Integrado de Ação deve ser implementado até dezembro deste ano. A ideia da iniciativa é somar forças para alavancar o desenvolvimento econômico do setor fortalecendo as empresas por meio de ações que visam dar apoio tanto nos aspectos relacionados à gestão (capacitações, cursos e palestras), como ao mercado (feiras e exposições), além de ações que buscarão desenvolver inovação e tecnologia.

Rosa Helena Neves (E), diretora executiva do Igama e do coordenadora técnica do APL de Moda e Design Pará; Selma Liduína, gestora do Projeto Fortalecimento da Indústria de Confecção/Unidade de Indústria (UIND/Sebrae); Sérgio Menezes, diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme; Rita Areas, diretora da Fiepa e presidente do Sindiroupas; e Lilian Costa (D), consultora do Setor de Vestuário do Senai. Foto: Fernando Gomes - Ascom Fiepa

A gestora do Projeto Fortalecimento da Indústria de Confecção/ Unidade de Indústria (UIND/ Sebrae), Selma Liduína, explica que entre as ações de mercado do Plano Integrado, será criada uma Loja Conceito, que vai funcionar dentro do Espaço São José Liberto. As empresas que vão compor a Loja Conceito, segundo ela, serão selecionadas por meio de uma curadoria entre as marcas que tiverem interesse em se candidatar. A abertura da Loja Conceito, que funcionará como uma espécie de incubadora, está prevista para o dia 19 de abril.

Para Rosa Helena Neves, diretora executiva do Igama e coordenadora técnica do APL de Moda e Design – Polo Metrópole/ PA, o objetivo do Plano Integrado é articular ações institucionais com convergências para resultados que potencializem a capacidade produtiva dos empreendimentos gerados, promovendo a abertura de novos mercados e ofertando aos pequenos empreendimentos oportunidades necessárias para o crescimento de volume de negócios, e aumento do valor agregado ao produto.

Na opinião do diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme, Sérgio Menezes, a iniciativa deve incentivar a economia do setor, que demonstra grande potencial no design amazônico paraense, com nomes de destaque no cenário nacional e internacional. “Na situação que o país atravessa, a gente entende que não pode deixar de incentivar nenhum setor produtivo, principalmente o de Moda e Design, que conta com vários cursos superiores no Estado. Já temos cadastradas no APL quase uma centena de empresas trabalhando nisso e temos um público muito interessante nesse arranjo produtivo, que emprega bastante e movimenta vários elos ligados a ele, gerando emprego e renda para a economia estadual. Estamos estimulando a economia do conhecimento, tão importante no século 21”. 

Selma Liduína apresenta Ângela Soares.
Foto: Fernando Gomes - Ascom Fiepa
Na ocasião, foi apresentada a nova gestora do projeto de moda no Sebrae, Ângela Soares. Entre as ações do plano integrado, também foi anunciado um mapeamento que será feito, incialmente, nas regiões de Bragança, Santarém e Marajó, com o objetivo de registrar os mestres artesãos paraenses de matéria-prima, para intensificar o uso do material nas produções da área. As consultoras responsáveis pela ação são as designers Lídia Abrahim, Nilma Arraes e Ninon Jardim.

A sistematização do Plano Integrado de Ações em pauta também é resultado das demandas apontadas no Plano de Desenvolvimento do APL de Moda e Design – Polo Metrópole/ PA, constituído em 2014, e formalizado no mês passado. O APL de Moda e Design é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Sedeme; Núcleo Estadual de Arranjo Produtivo Local e Igama, e conta com apoio do Sebrae no Pará, Senai e dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Cultura (MinC).

Luciane Fiuza
Organização Social Instituto de Gemas e Joias da Amazônia


Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso