Plano Integrado de Ação para o Setor da Moda será apresentado nesta quarta, 23, na Fiepa

Modelo desfila bolsas expostas na mostra "Potências Amazônicas", aberta no São José Liberto até o dia 3 de abril.
 Foto: Anderson Silva - Ag. Pará  

O Sebrae no Pará, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) – este último é o coordenador técnico do Arranjo Produtivo Local de Moda e Design no Pará – montaram um Plano Integrado de Ação para a indústria da moda. Nesta quarta-feira, dia 23, às 15 horas, representantes de todas as entidades parceiras farão uma reunião no auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), na qual serão apresentados todos os detalhes do plano às empresas do setor. Estão sendo convidados 80 empresários – microempreendedores individuais e donos de micro e pequenas empresas –, todos da Região Metropolitana de Belém e com atuação nos ramos de confecção, bijuterias, joias, calçados e bolsas.

O Plano Integrado de Ação deve ser implementado até dezembro deste ano. A ideia dessa iniciativa é somar forças para alavancar o desenvolvimento econômico do setor fortalecendo as empresas por meio de ações que visam dar apoio tanto nos aspectos relacionados à gestão (capacitações, cursos, palestras etc), como ao mercado (feiras e exposições), além de ações que buscarão desenvolver inovação e tecnologia.

De acordo com Selma Liduína, gestora do Projeto Fortalecimento da Indústria de Confecção/Unidade de Indústria (UIND/Sebrae), “destaca-se, entre as ações de mercado do Plano Integrado, a criação de uma Loja Conceito, um espaço fixo que vai funcionar dentro do Espaço São José. As empresas que vão compor a Loja Conceito serão selecionadas por meio de uma curadoria entre as marcas que tiverem interesse em se candidatar”. A abertura da Loja Conceito está prevista para o dia 19 de abril.

Para Rosa Helena Neves, diretora executiva do Igama e do Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro, o objetivo do Plano Integrado é articular ações institucionais com convergências para resultados que potencializem a capacidade produtiva dos empreendimentos gerados, abertura de novos mercados, ofertando aos pequenos empreendimentos oportunidades necessárias para o crescimento de volume de negócios, e aumento do valor agregado ao produto. “Sob a lógica da renovação do ambiente institucional instituído pelas parcerias formadas, acreditamos que o Plano Integrado demonstra o compromisso das instituições para o fortalecimento dos diálogos com os atores e vocações econômicas que o setor apresenta. Estamos renovando nossa capacidade de cooperação, sinalizando para os empreendedores que a cooperação institucional e empresarial é uma aprendizagem significativa para o desenvolvimento local”, explica Rosa Neves.

A sistematização do Plano Integrado de Ações em pauta também é resultado das demandas apontadas no Plano de Desenvolvimento do APL de Moda e Design – Polo Metrópole/PA, constituído em 2014, e formalizado no mês passado. O APL de Moda e Design é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Sedeme; Núcleo Estadual de Arranjo Produtivo Local (NEAPL)/PA e Igama, e conta com apoio do Sebrae no Pará, Senai e dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Midc) e da Cultura (MinC). 

Serviço: Palestra de Apresentação do Plano Integrado de Ação para o Setor da Moda. Quarta-feira, dia 23 de março de 2016, a partir das 15 horas, no auditório Albano Franco, na sede da Fiepa (travessa Quintino Bocaiúva, 1588, Nazaré).



Ascom Igama e Ascom Sebrae




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso