Polo Joalheiro do Pará tem programação especial em outubro



Artesanato homenageia a padroeira dos paraenses: 
Nossa Senhora de Nazaré. Foto: Ascom Igama

No mês que comemora a padroeira dos paraenses o Espaço São José Liberto (ESJL) está com uma programação especial, que visa o fortalecimento do turismo religioso do Estado do Pará, por meio do fomento da economia criativa nos segmentos do artesanato religioso, joias e design. Com horário especial de funcionamento no mês de outubro, o local pode ser visitado de segunda a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. No sábado (10), véspera do Círio, o espaço abrirá das 9h às 15h. No domingo do Círio (11), o funcionamento é das 14h às 18h, sendo que, às 16h, haverá apresentação gratuita do Grupo Parafolclórico “Uirapuru”, no anfiteatro do Coliseu das Artes do ESJL. No dia do Recírio (26) o espaço não abrirá. 

Com entrada franca, entre os destaques da programação estão duas exposições com acervos inéditos sobre o tema do Círio: a tradicional “Joias de Nazaré”, com peças criadas por empreendedores criativos do Polo Joalheiro; e “Nazaré e outras Marias”, com acervo de imagens em gesso pintadas à mão pelas artesãs do grupo Entre Santos. No período, a Casa do Artesão também comercializa artesanato diferenciado, no qual a temática nazarena abordada com criatividade e diversas matérias-primas.
A décima segunda edição da exposição "Joias de Nazaré" reúne mais de 100 joias em ouro e prata. 
Foto: Anderson Araújo - AG. PARÁ

Os eventos compõem uma agenda integrada elaborada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e uma rede de parceiros. As atividades geram negócios às micro empresas e empreendedores criativos que participam do Programa Polo Joalheiro do Pará, financiado pelo Governo do Pará, via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

A partir da temática “Maria: fé, história, identidade cultural, design e artesanato religioso”, a exposição Joias de Nazaré 2015 chega a sua décima segunda edição com o tema “Maria, traz a luz do mundo”, reunindo mais de 100 joias artesanais em ouro e prata com gemas, matéria-prima diferenciada e design contemporâneo. A iniciativa é do Governo do Pará, por intermédio da Sedeme, Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Igama, em parceria com a Setur e com a Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Já a exposição “Nazaré e outras Marias” reúne cerca de 50 imagens sacras em gesso pintadas pelas artesãs do Grupo Entre Santos Artesanato. 

Programação – Além das exposições temáticas, o Espaço São José Liberto promove a apresentação do Grupo Parafolclórico Uirapuru, no próximo domingo, 11, dia do Círio. O “Uirapuru” foi criado em 13 de maio de 1984 e, com ampla experiência e atuação dentro e fora do Estado, é referência em dança folclórica paraense, mostrando uma vertente multicultural que vai da dança africana ao carimbó, sempre valorizando a diversidade de ritmos da região amazônica. 

O Grupo Parafolclórico Uirapuru é atração no Polo Joalheiro no dia do Círio.
Foto: Geraldo Ramos

A apresentação integra o projeto “Ritmos do Pará”, concebido pelo Igama, há seis anos, com a proposta de ampliar a divulgação do trabalho do artista local e fomentar a divulgação de músicas e danças folclóricas do Pará. 

No domingo do dia 18, também no anfiteatro do espaço, com entrada franca, está agendada mais uma Roda de Dança Circular, coordenada pela psicoterapeuta Ana Lúcia Rubim, com apoio do Instituto Ocara, Roda de Hera e Espaço São José Liberto. As danças circulares são movimentos internacionais de construção de uma cultura de paz. Inspiradas nas danças folclóricas de vários povos, as rodas visam ampliar o conhecimento em direção ao bem estar físico, mental, emocional, energético e social do ser humano.

Também no dia 18, a partir das 17h, a programação cultural do São José Liberto será voltada para o público infantil. Em alusão ao Dia da Criança, comemorado em dia 12 de outubro, o Governo do Pará, por meio do Igama e da Sedeme, promovem apresentação do Círculo Mágico Mago Sales, show lúdico e artístico que promete levar magia, arte e alegria ao espaço. A programação inclui brincadeiras e apresentações de mágica com música.

No dia 24, a partir das 18 horas, será a vez da dança invadir o Coliseu das Artes com a 22ª edição do Festival Internacional de Dança da Amazônia (Fida). Com entrada franca, o público poderá ver apresentações variadas de dança, do estilo clássico ao contemporâneo. 

Amigo do turista – No Espaço São José Liberto está situado um dos Postos de Informações Turísticas (PIT’s) da Coordenadoria Municipal de Turismo do Município de Belém (Belemtur). Os postos estão instalados em pontos estratégicos da capital paraense durante a quadra nazarena. Até o dia 15 de outubro os visitantes receberão informações turísticas sobre a cidade de Belém e a festividade do Círio de Nazaré.

Durante o período, os voluntários do projeto também distribuem material promocional, como ventarolas, mapas de bolso e cartilhas com os principais pontos turísticos da cidade. Os PIT'S são uma ação do Projeto Amigo do Turista 2015 e integram a agenda oficial do Círio 2015.

 Artesanato de barco, criado pela artesã Socorro Magalhães, faz referência à romaria fluvial e revela a fé da população ribeirinha paraense, Foto: Ascom Igama

Artesanato religioso – Produtos com inspiração no Círio de Nazaré, criados por artesãos paraenses, estão em exposição na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto, que comercializa tipologias de artesanato de todas as regiões do Estado, sendo referência na área. No local, é possível encontrar peças em barro, madeira, fibra, palha, tecido, cuia e outros materiais, incluindo o miriti, material típico do período nazareno.

Bonecos de miriti, que encantam as crianças com suas cores e formas, berlindas de miriti em diversos tamanhos estão em comercialização no espaço. Imagens de santas em gesso, pintadas e trabalhadas com sementes de açaí, tapioca, pérolas, flores, entre outros materiais, também estão expostas, assim como santas em cerâmica, criadas pelo artesão Doca Leite, que trabalha nas imagens os famosos grafismos marajoaras. 

Foto: Ascom Igama
Os produtos revelam a criatividade e a variedade do artesanato paraense, como a guirlanda em patchouli com flores com uma pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré no centro; o “Panô do Círio”, espécie de estandarte com detalhes em crochê; e a “ermida”, altar rústico confeccionado com palmeira Inajá, madeira de demolição, juta, folha e flores desidratadas. 

Outra peça que chama a atenção dos visitantes foi uma criação da artesã Socorro Magalhães: um barco carregando uma pequena imagem da santa de Nazaré, fazendo alusão à romaria fluvial, uma das procissões do Círio. O artesanato foi confeccionado com produtos extraídos da palmeira Ingá, fibra da Bananeira e sementes de açaí, destacando a figura de um pescador de miriti com chapéu de fibra de jupati, simbolizando, segundo a artesã Socorro Magalhães, “a fé dos ribeirinhos pela sua padroeira”.

A fibra de jupati - extraída do Jupatizeiro, palmeira encontrada principalmente na Região Norte - também é matéria-prima da guirlanda do Círio, artesanato criado pela artesã Maria do Socorro Pereira, que integra o grupo Mulheres de Fibra, de onze artesãs de São Sebastião da Boa Vista, Arquipélago do Marajó. 
                                         
    Produtos de fibra de jupati, criados pelo grupo "Mulheres de Fibra", do Marajó, estão sendo comercializados no São José Liberto. Foto: Ascom Igama

Características da quadra nazarena, as fitas coloridas usadas por promesseiros têm servido, cada vez mais, de matéria-prima para bolsas, ventarolas, chaveiros, camisas, pulseiras e outros adornos. Inspirada nos mantos confeccionados para a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, a artesã Maria das Graças Menezes criou um manto com várias fitas coloridas, onde imprimiu a sua devoção em Nossa Senhora de Nazaré, uma promessa que todo ano cumpre com “muito amor e fé”. 

As fitas também ornamentam joias, como as criadas pela designer Selma Montenegro, que preparou pingentes e chaveiros em prata com fitas de promesseiros nos tons rosa e lilás. A designer também usa as fitas para personalizar embalagens em miriti que embalam os produtos artesanais de sua empresa, situada no ESJL.

                               
Fitas de promesseiros compõem produtos artesanais da Casa do Artesão do ESJL.
Foto: Ascom Igama 

Corrida do Círio – Nos dias 15, 16 e 17 de outubro, das 9h às 18h30, no Coliseu das Artes do ESJL, será feita a entrega dos kits da “Caminhada e Corrida do Círio – 2015” para os atletas inscritos no evento. A promoção é da TV Liberal, com patrocínio do Governo do Estado e do Banco do Estado do Pará (Banpará), com apoio da Sedeme, do Igama e da Prefeitura Municipal de Belém (PMB).

A 32ª edição da Corrida do Círio ocorrerá no dia 18 de outubro, caracterizando-se como uma das principais provas de rua do Brasil. Oficializada pela Federação Paraense de Atletismo, a iniciativa integra o calendário nacional das grandes provas de atletismo brasileiro. 

Serviço: “Joias de Nazaré 2015: Maria, traz a luz do mundo” e “Nazaré e outras Marias”, exposições de joias e de artesanato do Polo Joalheiro do Pará. Até o dia 31 de outubro na Capela São José e na Casa do Artesão do ESJL), com entrada franca. As exposições ficarão abertas ao público no horário diferenciado do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, Jurunas) no mês de outubro: de segunda a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. No sábado (10), véspera do Círio, o funcionamento será das 9h às 15h. No domingo do Círio (11), o espaço funcionará das 14h às 18h. Com entrada franca, às 16h, no anfiteatro do espaço, haverá apresentação do Grupo Parafolclórico Uirapuru. O espaço não abrirá no dia do Recírio (26). 

No domingo do dia 18, também no anfiteatro do Coliseu das Artes do ESJL, vai ocorrer mais uma Roda de Dança Circular. No mesmo dia, também no anfiteatro, a partir das 17h, a programação cultural será voltada para o público infantil, com espetáculo do Círculo Mágico Mago Sales. No dia 24, às 18h, no Coliseu das Artes, haverá apresentações de dança dentro da programação do Fida. A entrada dos eventos é franca. De 15 a 17 de outubro, das 9h às 18h30, no Coliseu das Artes do ESJL, serão entregues os kits da “Caminhada e Corrida do Círio” – 2015 para os atletas inscritos no evento.

No mesmo horário de funcionamento do ESJL para o mês de outubro, também está sendo realizada visitação ao Museu de Gemas, situado no local. As visitas monitoradas do projeto “Conheça o Espaço São José Liberto e o Museu de Gemas do Estado do Pará” podem ser previamente agendadas, de terça a sábado, por meio dos seguintes contatos: (91) 3344-3517 e museu de gemas@outlook.com

Mais informações sobre a programação em (91) 3344-3514, 3344-3500 e igama_secretaria@hotmail.com

Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso