Governador participa da cerimônia de posse de 40 novos promotores para o MPE

                                                                           Veja mais fotos em nosso álbum
Sessão solene no Espaço São José Liberto contou com a presença do governador Simão Jatene (c).

Foto: Cristino Martins AG. PARÁ
O Colégio de Procuradores de Justiça deu posse na noite da última quinta-feira, 2, a 40 novos promotores de Justiça, em sessão solene no Polo Joalheiro, que contou com a presença do governador Simão Jatene. Os promotores foram recentemente nomeados pelo procurador-geral de Justiça do Pará, Marcos Antônio Ferreira das Neves. A cerimônia teve apresentações da Banda da Polícia Militar e do Coral do Ministério Público e foi seguida de um jantar para autoridades, familiares e convidados.

Todos os promotores empossados fizeram a opção para lotação nos cargos ofertados e assim vão preencher vagas em regiões onde havia maior demanda pela presença do Ministério Público. Somente no Arquipélago do Marajó, uma das regiões do Estado que mais necessita dessa atuação, oito municípios receberão os juristas:Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Chaves, Curralinho, Melgaço e Portel.


Segundo o procurador-geral Marcos Neves, a nomeação de novos promotores substitutos para o interior vai fortalecer a luta pela garantia dos direitos da população. “Esse ato representa acima de tudo uma luta institucional para mitigar os problemas sociais de todo o Estado. O último concurso do MP data de 2006. Ao tomarmos posse, no início da gestão anterior, uma das nossas maiores prioridades era prover os cargos vagos, promovendo concurso o mais rápido possível. A ideia é ter pelo menos um promotor em cada município onde houver instalada uma Promotoria de Justiça. Fazemos isso porque sabemos o que significa para a sociedade a ausência do Ministério Público”, declarou.

 Os promotores foram recentemente nomeados pelo procurador-geral de Justiça do Pará, Marcos Antônio Ferreira das Neves (d). Foto: Cristino Martins - AG. PARÁ
Para o já empossado promotor de Justiça Diego Rodrigues, esse momento representa uma vitória pela qual os promotores vem batalhando há muito tempo. “Cada um desses 40 novos empossados traz uma história de dedicação que tornou esse dia possível. Hoje somos movidos por um forte desejo de mudar o Estado e o país, porque não conseguimos viver insensíveis às desigualdades. O MP que queremos não pode ser burocrático e distante da realidade das pessoas”, comentou.

O governador Simão Jatene encerrou a cerimônia agradecendo cada um dos novos servidores e lembrando do grande desafio e responsabilidade que vão encontrar pela frente. “Percebi pelo sotaque que alguns de vocês não nasceram nesse estado, mas aprendi desde muito jovem que ser paraense não é uma condição de nascimento, é um estado de espírito. Vocês são bem vindos, o Pará ganhou novos paraenses. Paraenses que assumiram uma missão ousada. Serão servidores públicos em um país em que o público ainda se confunde com o estatal, e vocês foram além, serão operadores da Justiça em um país que ainda enfrenta muitas mazelas, novas e velhas”, afirmou.

Concurso

O Ministério Público do Estado do Pará nomeou, no dia 8 de junho, 40 bacharéis em Direito para o cargo de Promotor de Justiça Substituto de 1ª Entrância, em virtude de aprovação no XII Concurso Público de Ingresso para a Carreira. No período de 3 a 10 de julho, os novos integrantes da instituição participam de Curso de Capacitação, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado (Ceaf).
Gabriela Azevedo
Secretaria de Estado de Comunicação
Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso