Criações de designers do Polo Joalheiro são mostradas em editorial de moda

Joias, roupas e acessórios de moda criados pelos designers Jonathan Camelo e Amanda Pris foram destaque no Caderno Tudo de Bom (TDB) do Diário do Pará do último sábado, 31 de fevereiro, nas páginas 10 e 11 da coluna da jornalista de moda Tania Tatsch.

As produções foram resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Design de Produto do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam). Os trabalhos foram entregues no final de 2014.

Integrantes do Programa Polo Joalheiro do Pará, os designers produziram fotos e vídeos com modelos paraenses. Jonathan Camelo também faz parte do Grupo de Moda do Polo Joalheiro do Pará.

Inspiradas na construção da igreja de Santa Ana, projetada pelo arquiteto bolonhês Antoni Giuseppe Landi, as 26 peças da coleção de Amanda Pris, mostram-se como um presente antecipado para Belém, a querida e eterna Paris N’América, que completa o seu quatro centenário em 2016.

A coleção, denominada "Sant’Ana", de acordo com a designer, teve como princípio fomentar a cultura do Pará, dando visibilidade a um monumento do patrimônio histórico paraense. As joias fazem uma conjunção de diversos materiais, como placas de acrílico, utilizando o mármore como gema e a prata como material base, atrelados às clássicas técnicas e procedimentos da joalheria, que podem ser trabalhados para atingir uma qualidade expressiva da joia.

Movimentos contraculturais inspiram coleção

Já o projeto de criação de acessórios de moda (braceletes e bolsas) e roupas do designer Jonathan Camelo faz uma leitura sobre o tema “Rebeldia”, presente dentro dos movimentos de contracultura e sua utilização como inspiração para produtos de moda para o ano de 2015.

Foram criados 16 looks, entre femininos e masculinos, totalizando 29 peças. Para a composição de estilo da coleção foram criados dois modelos de sapatos, sendo um masculino e um feminino, em caráter conceitual, a fim de abstrair as referências artísticas presentes na coleção, bem como os acessórios.


Segundo Jonathan, a coleção segue três tendências estilísticas: a principal e que rege toda coleção é a tendência “Street Sport”; a segunda é a “Revivência dos anos 90”; e a terceira é a tendência “College”.

A inspiração para a criação da coleção nasceu do universo dos movimentos contraculturais, principalmente vindos dos Beatniks, dos Hippies e dos Punks, traduzidas na coleção através de assimetrias, desestruturação das modelagens tradicionais, androginia e nas texturizações aplicadas nos tecidos.

O “Street art” e o “Body art” também serviram de inspiração para a criação de alguns conceitos presentes na coleção, desde a cartela de cores até a escolha de alguns materiais e modelagens.

Os materiais selecionados para este trabalho vão desde os utilizados na produção do vestuário de linha fitness até os utilizados em roupas de festas. A ideia é mesclar esses materiais com o objetivo de descaracterizar sua utilização óbvia e tornar o produto final diferenciado.

Fichas técnicas:

Jonathan Camelo:

Autor dos acessórios de moda e das roupas: Jonathan Camelo
Fotografia: Thiago Pelaes
Modelos: Allyster Fagundes, Thais Belém Rosa e Juliana Silva
Beleza: Amanda Silva
Agradecimentos especiais: Wilson Velasco e Clarté

Amanda Pris: 

Autora das joias e acessórios de moda:: Amanda Pris
Fotografia: José Carvalho
Modelos: Camilla Lins e Vasconcellos
Make: Amanda Pris
Hair: Jonathan Camelo
Agradecimentos: Thiago Pelaes e Clarté

Imagens: Reprodução

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso