APL e Pará Criativo promovem oficinas de moda e design em Bragança

Designer Bárbara Müller.
Foto: Balthazar Produções/Divulgação
Entre os dias 27 e 31 de outubro (segunda a sexta-feira) serão realizadas em Bragança, município do nordeste do Pará, duas oficinas de assessoramento técnico, voltadas para acessórios de moda e design, promovidas pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda e Design - Polo Metrópole, em parceria com a Incubadora Pará Criativo, que funciona no Instituto de Artes do Pará (IAP), e apoio da Prefeitura de Bragança, por meio da Casa do Empreendedor.

As designers Bárbara Müller e Celeste Heitmann, integrantes do Programa Polo Joalheiro do Pará, ministrarão, respectivamente, as oficinas “Criação de acessórios de moda” e “Adornos e Manualidades”, que visam estimular a inovação na produção artesanal local, apresentando técnicas que possibilitem a reciclagem do conhecimento dos artesãos.

Durante as atividades será feito um levantamento das matérias primas disponíveis na região, como sementes, fibras e madeiras, e sobre suas aplicabilidades, bem como a identificação de técnicas de construção de adornos e manualidades, como colares, pulseiras, pingentes e peças de artesanato com características regionais.

As ações são voltadas para empreendedores criativos do setor de acessórios. Para participar, os interessados devem ter experiência em produção de acessórios. As inscrições são realizadas na Casa do Empreendedor, em Bragança. Cada oficina oferece 20 vagas.

Designer Celeste Heitmann.
Foto: Ascom/Igama
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) está à frente da articulação para consolidar o APL de Moda e Design, em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e o Núcleo Estadual de APL, voltado exclusivamente para promover a integração de empreendedores criativos, microempresas e instituições sociais e acadêmicas, entre outros participantes dos aglomerados do setor. A Incubadora Pará Criativo integra o coletivo intersetorial do Arranjo Produtivo.

Ministrantes - Bárbara Müller é graduada em Design de Produtos pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Ela já desenvolveu coleções para diferentes empresas no Brasil e exterior, e participou de exposições nacionais e internacionais. A mais recente foi “Arte Brasilis”, em uma galeria em Roma (Itália). Bárbara tem ainda peça em acervo do museu Casalmaggiore de arte contemporânea, também em Roma.

Celeste Heitmann é artista plástica, designer de joias e de moda. Foi em Lisboa, onde nasceu, que começou sua paixão pelas artes em geral. Além de pintar telas a óleo, a artista domina técnicas de pintura em seda, madeira, vidro, porcelana e texturas especiais. Participa de exposições nacionais e internacionais, e possui obras em acervos de museus de colecionadores particulares no Brasil e no exterior.

Serviço: Oficinas de assessoramento técnico para confecção de acessórios de moda em Bragança. De 27 a 31 de outubro, das 14 às 18 h, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário - Praça da Catedral, 368. As inscrições são feitas na Casa do Empreendedor, na Rua 09 de Setembro, s/n, ou pelo fone 8206-5828. Mais informações pelo fone (91) 4006-2930.

Ascom/Pará Criativo


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso