Réplica da imagem peregrina. Foto: Karina Paes |
A diretora executiva do Espaço São José Liberto e do programa Polo Joalheiro do Pará, Rosa Helena Neves, participou, na manhã desta quarta-feira (10), no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), da apresentação dos resultados da Pesquisa de Perfil e de Demanda Turística do Círio de Nazaré, que integra a Agenda Turística do Círio. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), juntamente com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos do Pará (Dieese).
Os dados que demonstram que o Círio de Nazaré como produto religioso e turístico valorizado a cada edição foram apresentados pelo titular da Setur, Adenauer Góes, pela diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, e pelo diretor do Dieese Pará, Roberto Sena. Também participaram do evento a diretora da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-PA), Rose Larrat, e o superintendente regional do Norte da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Abibe Ferreira Júnior.
Os dados da pesquisa inédita representam apenas turistas de fora do Pará, sendo que já há previsão do Dieese realizar, nos próximos anos, uma nova pesquisa para mapear também o perfil do turista do interior do Estado.
Entre os principais objetivos do estudo estão a reunião de informações visando a formação de um banco de dados e a obtenção de indicadores para o desenvolvimento do turismo no Pará; traçar o perfil da demanda do visitante no período do Círio; identificar os problemas existentes no tocante a oferta do turismo no período do Círio, bem como as características que possibilitem estratégias de conscientização em relação aos impactos culturais, humanos e sociais.
De acordo com Roberto Sena são esperados 82 mil turistas para o Círio 2014, número que deve superar os registros dos dois últimos anos, tendo em vista que, em 2012, 76 mil turistas deixaram no Pará U$ 28 milhões e, em 2013, foram 77,9 mil turistas que geraram para a cadeia produtiva do turismo paraense U$ 28, 95 milhões, o que representou um crescimento de 3, 39% na receita, percentual que deve ser superado no Círio deste ano.
Rose Larrat (Abav), Rosa Helena Neves (São José Liberto) e Jaqueline Alves (Paratur). Foto: Igama/Divulgação |
O Círio em números - O resultado da pesquisa aponta, ainda, a origem dos visitantes, que vêm, principalmente dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão. Outro dado informado foi que o público feminino representa a grande maioria dos turistas do Círio de Nazaré.
Já a permanência média do turista na capital paraense no período, registrada ano passado, indica que 44,5% dos visitantes permanece, em média, seis dias na capital paraense. Em relação ao meio de transporte mais utilizado pelos visitantes, o avião está em primeiro lugar, seguido do ônibus de empresa, automóveis, barcos e outros.
No que diz respeito às formas pelas quais o turista tomou conhecimento do Círio de Nazaré , as principais são por meio de amigos e parentes (63,785); através de rádio, TV ou filmes (13,35%) e outros ((8,78%).
Na opinião do turista que visita Belém em outubro e participa das festividades em homenagem à padroeira dos paraenses, os pontos positivos do Círio são, em primeiro lugar, a gastronomia. Em seguida vêm a hospitalidade, os pontos turísticos e a própria Festa do Círio e toda a programação cultural e artística relacionada a ela. A Basílica de Nazaré é o ponto turístico mais visitado.
Após a coletiva, a equipe de marketing da Paratur promoveu palestras de qualificação com a temática do Círio e do Turismo do Pará aos profissionais que vão integrar o Receptivo do Círio, funcionários da Paratur e voluntários da área de turismo da Faculdade Pan Amazônia (Fapan). A capacitação encerrou com uma visita à Capela do Palácio do Governo, local de onde partiu a primeira procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em 1793.
Pingente Peregrina, criação da designer Joseli Limão. Foto João Ramid AIB |
Joias de Nazaré - O Espaço São José Liberto integra a programação oficial turística do Círio 2014. No local serão realizadas duas exposições. Uma delas é a mostra "Joias de Nazaré", que completa onze edições tendo como tema “Expressões da fé”. A mostra será aberta na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto no dia 1º de outubro, onde ficará instalada até o dia 31 de outubro. A realização é da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e Setur/Paratur, com apoio da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
A outra exposição é "Natureza, Cultura e Fé: a Grandiosidade do Círio de Nazaré", que acontecerá de 7 a 31 de outubro na capela do espaço, resultado de parceria firmada entre o Igama/Seicom, Paratur, Setur, Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) e Fundação Escola Bosque.
Ascom/Igama
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