Coletivo do arranjo produtivo de moda e design discute plano de desenvolvimento

Reunião dos integrantes do APL de Moda e Design no auditório do ESJL.
Foto: Ascom/Igama
O coletivo intersetorial do Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda e Design – Polo Metrópole encerrou nesta quarta-feira (13) o segundo ciclo de reunião para construção do plano de desenvolvimento para a região metropolitana, no Espaço São José Liberto. O evento reuniu mais de 40 pessoas envolvidas com o setor de moda e design.

Os representantes das instituições que integram o coletivo intersetorial do APL de Moda e Design e a consultoria da Fundação Vanzolini, conduzida por Rodrigo D’Amico, delinearam seis eixos principais de ações para estarem presentes no plano de desenvolvimento. A construção de um banco de dados, a articulação para acesso ao crédito, o fortalecimento da estrutura da produção e da inovação, a estruturação da comercialização, o auxílio na formalização e a qualificação técnica e gerencial para esses empreendedores criativos compõem o rol de ações do plano.

A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) está à frente da articulação para consolidação desse APL em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Núcleo Estadual de APL, voltado exclusivamente para promover a integração dos empreendedores criativos, as microempresas e as instituições sociais e acadêmicas, entre outros participantes dos aglomerados do setor.
Rodrigo D'Amico, representante da Fundação Vanzolini, 
durante reunião de consolidação do APL de Moda e Design.
Foto: Ascom/Igama

A Seicom tem o papel coordenador dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de economia criativa do Pará. Essa classificação foi recebida por meio da participação no Edital 3/ 2013, do Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comercio Exterior, a qual agregou, dentre suas outras funções, a de elaborar o Plano de Desenvolvimento da APL de Moda Criativa da Região Metropolitana.

A ideia da secretaria é propiciar um ambiente sociocultural nos territórios, que determine, sobretudo, as condições do empreendedorismo e do desenvolvimento local e ainda desenvolva a capacidade de inovação, aprendizado e qualificação profissional das regiões do Estado. No momento está sendo construído primeiramente o plano da Região Metropolitana de Belém, mas as reuniões já tiveram a presença de representantes do município de Bragança, que pretendem já fechar uma agenda para construir o plano exclusivo para os arranjos diversos existentes no local.

Todos os presentes do coletivo intersetorial firmarão, por intermédio de um termo de adesão, o compromisso de unir esforços na execução das ações para efetivar o plano desenvolvimento. Nos dias 27 e 28 deste mês, haverá a validação e o pré-lançamento do plano.

Com o propósito de continuar o levantamento do segmento de moda no Pará e, assim, definir uma rede proativa do setor, a Seicom tem disponível no site www.seicom.gov.br o link colaborativo, no qual todos os empreendedores criativos podem se inscrever, na área de “Cadastro único de empreendedores da área”, recurso que identifica e consolida o coletivo de APL de Moda e Design do Pará. O cadastro pode ser feito pelo http://seicompa.com.br/cd/cadastro-moda/.


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso