Criar Amazônia participa de encontro sobre arte rupestre

Na foto, a designer Lídia Abrahim (e), da Yemara; a pesquisadora do Museu Emílio Goeldi Edith Pereira (c); e a artesã Gisele Moreira (d), da Arte Papa Xibé no stande do Criar Amazônia. Fotos: Criar Amazônia/Divulgação
Representantes do Criar Amazônia participam do X Simpósio Internacional de Artes Rupestre (Siar)/V Congresso Nacional da Associação Brasileira de Arte Rupestre (Abar). O evento acontece em Teresina, no Piauí, até a próxima sexta-feira, 25, em uma realização da Abar, em conjunto com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), através do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e da Graduação em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre. 

O Criar Amazônia é formado pelas empresas Arte Artesanal, que produz camisetas, acessórios em cerâmica e outros produtos; Yemara Acessórios (joias e acessórios de moda) e Arte Papa Xibé, de camisetas e objetos utilitários, com produção voltada para a sustentabilidade e economia criativa, com o objetivo comum de fortalecer os laços, divulgando produtos que valorizam a Amazônia.
O estande reúne produtos da Arte Papa Xibé, da Yemara Acessórios e da empresa Arte Artesanal. Fotos: Criar Amazônia/Divulgação

Os profissionais das três marcas integram o Programa Polo Joalheiro do Pará e também comercializam seus produtos no Espaço São José Liberto. O ponto de partida para a criação do Criar Amazônia foi o projeto “Arte Rupestre em Monte Alegre: Difusão e Memória do Patrimônio Arqueológico”, coordenado pela pesquisadora Edithe Pereira, do Museu Paraense Emílio Goeldi, que reuniu, em 2013, um grupo de artesãos e designers paraenses, que emprestam seus valores e identidades para produzir produtos artesanais e joias inspiradas na Arte Rupestre de Monte Alegre. 

Edithe Pereira participa do encontro, onde proferiu palestra sobre as ações de inclusão social e arte rupestre, sendo um dos resultados apresentados a experiência do Criar Amazônia. A pesquisadora, que é grande incentivadora do trabalho do grupo, articulou a ida dos representantes ao encontro ao simpósio. Participam do Siar, a designer Lídia Abrahim, da Yemara Acessórios, e a artesão Gisele Moreira, da Arte Papa Xibé.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Texto: Luciane Fiuza

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso