APL de Moda e Design e Espaço São José Liberto promovem palestras com temática do Círio de Nazaré

Palestra "Véus da Fé - corpo e movimento no Círio".
Foto: Igama/Divulgação
Com dinâmica de grupo, a palestra "Véus da Fé - corpo e movimento no Círio", ministrada por Myriam Carvalho, graduanda em Pedagogia, terapeuta holística e arte educadora, teve início o "Ciclo de Palestras: Círio de Nazaré 2014 - História, Cultura, Fé e suas representações do Design", evento ocorrido na última terça feira, dia 1º de julho, no auditório do Espaço São José Liberto (ESJL). O público-alvo da programação foram integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda e Design, participantes do Programa Polo Joalheiro e da Incubadora Pará Criativo e estudantes de Design e áreas afins.

Durante o trabalho, Myrian explicou aos participantes que eles podem ter mais contato com a energia do Círio de Nazaré a partir da aproximação que o véu cria com o evento e o contato com a sensibilidade que ele representa. O véu foi escolhido por ser uma peça chave dentro dos festejos de Nazaré, estando presente em vários pontos, tanto no manto que cobre a imagem da padroeira, quanto na procissão e até no dia-a-dia dos que vivem essa manifestação.

"Nós escolhemos a utilização do véu, um elemento do Círio representado de várias maneiras. Reconhecemos o véu em vários momentos, como no próprio manto da santa, nas toalhas das mesas e janelas, nas rendas que enfeitam os pátios por onde a santa passa e na grande afinidade que existe da população com o elemento. O véu é sagrado e pode ser tocado, usado e vivenciado", ressaltou a arte educadora.

Roseli Souza durante palestra no auditório do ESJL.
Foto: Igama/Divulgação
Após os exercícios de sensibilização com o véu, cada participante recitou trechos de músicas de compositores brasileiros distribuídos pela arte educadora Myriam Carvalho. A vivência, neste momento, possibilitou um contato com outras linguagens artísticas, como a música e a poesia, levando os designers e empreendedores criativos participantes a refletirem sobre a fé a partir do olhar de outros artistas.

Sensibilização - Dando sequência à programação, a pesquisadora Rosely Souza, doutora em Educação/Saberes Culturais, poeta e pesquisadora em Arte e Design pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), falou sobre o conceito de fé, a vivência do Círio de Nazaré e como a energia do evento toca quem participa dos rituais religiosos que integram a festa nazarena. Para a pesquisadora, é importante ver a festividade como uma grande teia que envolve as pessoas, a fé que gera esperança, agradecimento, proteção e união.

Rosely Souza também destacou o entusiasmo dos participantes do evento, tanto durante a dinâmica quanto durante a palestra. "Nós nos organizamos para fazer com que as pessoas tivessem uma vivência e pudessem transcender e ultrapassar aquelas imagens que são mais diretivas", disse ela, acrescentando que, por meio da experimentação do trabalho com os véus e com as poesias, os participantes puderam ver o Círio como uma teia, um amálgama das diferenças; e a união dessas diferenças em uma relação simbólica com a produção de joias.

Fé e Design - A última palestra do dia, ministrada pela designer de joias, professora e mestre da UEPA Rosângela Gouvea, tratou sobre o tema "Fé e suas representações no Design", apresentando novas ideias para os designers e empreendedores criativos do setor de Moda com exemplos da utilização da fé na criação de peças com design local diferenciado.

Rosângela Gouvea ministrou a palestra "Fé e suas representações no Design".
Foto: Igama/Divulgação
Rosângela explicou que o tema design e suas representações tem como objetivo despertar a importância do design dentro da cadeia produtiva de moda e trabalhar alguns conceitos fundamentais que irão auxiliar os profissionais na criação de coleções inspiradas nas crenças relacionadas ao Círio de Nazaré.

Rosângela Gouvêa também enfatizou a evolução do trabalho dos designers de joias do polo Joalheiro participantes: "Vejo um grande crescimento. Eles se desenvolveram, se aperfeiçoaram e buscaram outros conhecimentos e cursos superiores. Tudo isso agrega conhecimento para que possam trabalhar projetos mais factíveis e vendáveis, que realmente comuniquem a nossa cultura".

Para os participantes o ciclo de palestras também somou novas ideias para as peças que eles pretendem produzir. "Acho de suma importância a gente ter esse contato, já que geralmente a nossa criação é para uma demanda muito grande", comentou Kelly Badarane, que integra o Programa Polo Joalheiro do Pará e é proprietária de uma empresa de bijuterias e acessórios de moda.

Segundo ela, é fundamental trabalhar pensando na temática e na proposta da coleção, organizar ideias para a criação das peças do Círio deste ano.

O ciclo de palestras também deu oportunidade para novos integrantes do Programa Polo Joalheiro terem contato com inspirações para a próxima coleção de Joias de Nazaré, como foi o caso do designer Jorge Duarte. "A palestra nos deu uma visão geral muito boa, mostrando produtos de coleções de joias religiosas feitas aqui (no Polo Joalheiro). É a primeira vez que estou participando e estou ansioso com o resultado do trabalho que teve esse método criativo diferente", falou o designer.

A promoção do ciclo de palestras foi do APL de Moda e Design do Pará, Seicom, Igama e Governo do Pará, com apoio do Instituto de Artes do Pará (IAP) e Incubadora Pará Criativo.

Palestra "Confecção Criativa com Temática Religiosa", com a designer Yohana Souza.
Foto: Igama/Divulgação
A programação de julho do projeto de qualificação profissional do Programa Polo Joalheiro do Pará e da Incubadora Pará Criativo, uma parceria entre a Seicom, IAP e Igama, aberta no último dia 1º, com o "Ciclo de Palestras: Círio de Nazaré 2014 - História, Cultura, Fé e suas representações do Design", prossegue até o dia 5 de julho, no auditório e mezanino do Espaço São José Liberto, onde acontecem o Workshop Laboratório dos Sentidos "Confecção Criativa com Temática Religiosa", ministrado pela designer e professora Yorrana Souza, em uma promoção da Incubadora Pará Criativo e APL de Moda e Design do Pará, e o Workshop de Geração de Produtos "Coleção Joias de Nazaré 2014", ministrado por Rosângela Gouvêa Pinto, em uma realização do Igama, Seicom e Governo do Pará.

As turmas foram fechadas e as coleções serão lançadas, em outubro de 2014, durante o Círio de Nazaré.

Luiz Armando - Espaço São José Liberto

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso