Designers paraenses usam mundial como inspiração para peças

Brincos, anéis, braceletes e outras joias em prata com incrustação paraense.
Foto: Rodolfo Oliveira/Agência Pará
Joias para compor o visual nas comemorações dos jogos da Copa do Mundo 2014 e eternizar a lembrança do campeonato mundial. Essa é a proposta das peças inspiradas nos ícones da Copa, criação de designers e empreendedores criativos produzida por microempresários do Programa Polo Joalheiro do Pará. São joias em prata que podem ser usadas por crianças, adultos, mulheres e homens, que estão sendo comercializadas nas lojas do Espaço São José Liberto.

A incrustação paraense, que dá colorido especial às joias - inovação desenvolvida no âmbito do Programa Polo Joalheiro - é destaque na maioria das peças, como nos pingentes em forma de bola de futebol criados por Joelson Leão, empreendedor criativo cujas peças são expostas na loja Una. O local é uma experiência de loja incubadora que reúne o trabalho de designers, cravadores, lapidários, ourives e empreendedores formalizados ligados ao Programa Polo Joalheiro do Pará, que é mantido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

Responsável por aprimorar a técnica de ourivesaria desenvolvida pelos mestres artesãos Paulo Tavares e Argemiro Muñoz, pioneiros do programa, Joelson Leão explica que conseguiu obter um colorido especial nas joias em ouro e prata. O degradê de cores da incrustação paraense é obtido a partir do uso de pó de gemas e diversos materiais orgânicos da joalheria local, em um procedimento que aproveita a matéria-prima mineral e alcança resultados especiais de coloração, agregando novos materiais e substituindo a esmaltação.
Joias inspiradas na Copa do Mundo produzidas pelo Consórcio Empresaial de Joias. Foto: Igama/Divulgação
Segundo o ourives, é usado apenas material natural, como gemas minerais e orgânicas, entre elas o coral, lápis lazúlis, malaquita, turqueza, pirita, casca de ovo e carvão vegetal. Joelson Leão conta ainda que cria e produz peças inspiradas na cultura amazônica, traduzidas em imagens da fauna e flora, religiosidade e outros temas, como a Copa do Mundo.

Inspiração - A incrustação paraense se destaca ainda nas peças criadas por José Odir Deus, empreendedor criativo que também comercializa seus produtos no São José Liberto. Apaixonado por futebol, ele criou brincos, anéis, braceletes e outras joias em prata que fazem referência às bandeiras do Pará e do Brasil, além de outros símbolos da Copa do Mundo 2014, como o campo de futebol. "O futebol é o único esporte que une nações", observa José Odir Deus, explicando que se inspirou nas bandeiras do Brasil e do Pará porque o país é sede da Copa do Mundo 2014 e o Pará integra a nação, dando um toque de identidade regional à peça.

O país do futebol está representado também no pingente em prata no formato do mapa do Brasil criado pela designer Marcilene Rodrigues, que está à frente da empresa Sila Brasila e comercializa joias na loja Una. A empresa Ourogema também produziu pingentes em prata com incrustação paraense inspirados na forma do mapa. A designer Julia Mendes, da empresa Amorimendes, situada no São José Liberto, buscou inspiração na imagem da Taça da Copa do Mundo para criar um pingente em prata com incrustação paraense.
Joias inspiradas na Copa do Mundo 2014, comercializadas na Loja Una.
Foto: Rodolfo Oliveira/Agência Pará
Essa e outras peças com a mesma temática podem ser encontradas também na loja localizada na Estação das Docas, que reúne o trabalho de sete empresas do setor joalheiro paraense que integram o Programa Polo Joalheiro e formaram o Consórcio Empresarial de Joias do Pará.

Outras opções de joias com a mesma temática são os pingentes em prata com incrustação paraense que mostram de forma estilizada e criativa ícones do futebol e da Copa no Brasil: a bola e a bandeira brasileira. A criação das peças é da designer Joseli Limão, da empresa Danatureza, do Polo Joalheiro. Braceletes nas cores do Brasil em borracha com detalhes em prata e pingentes criados pela designer Helena Bezerra, da HS Criações & Design, também situada no São José Liberto, são outras opções para o visual durante a Copa do Mundo.

Joias do Espaço São José Liberto também podem ser encontradas na exposição "Pará Copa", montada no terraço panorâmico do Aeroporto Internacional de Belém (Avenida Júlio César, s/n, Val-de-Cans), até o dia 31 de julho, das 8 horas da manhã às 2 horas da madrugada, em uma promoção do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio do Governo do Pará. As joias inspiradas na Copa do Mundo estão em comercialização nas lojas do São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, Jurunas). A visitação ao espaço está com horário diferenciado nos dias de jogos do Brasil. Neste sábado (28), o espaço não abre. Nos demais dias, o funcionamento continua com o horário normal: de terça-feira a sábado, das 9h às 19h; e aos domingos e feriados, das 10h às 18h.


Texto: Luciane Fiuza

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso