São José Liberto participa do Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e Flor Pará 2014

Clique para ver em tamanho ampliado
A segunda edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e Flor Pará 2014 começam hoje, dia 3, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia. O Espaço São José Liberto (ESJL) e o Polo Joalheiro do Pará estarão presentes novamente no evento com uma bela exposição de artesanatos e joias derivados e inspirados em chocolates e flores.



O ESJL irá encantar a todos os visitantes com suas peças integrando a programação com a realização de uma exposição de joias inspiradas nas flores tropicais e produzidas com gemas de chocolate produzidas através de técnica inovadora desenvolvida pelo artesão Paulo Tavares que integra a amêndoa do cacau as resinas vegetais, que ao serem endurecidas em alta temperatura criam as gemas, um estande para comercialização de joias e artesanato de 58 produtores que fazem parte do Programa Polo Joalheiro, e a promoção de um desfile de joias e acessórios de moda que ocorrerá dia 4 às 19h no palco central do festival.

A trilogia da Sedução – Dentre as inovações deste Festival, destaca-se a temática do evento que promoveu um diálogo entre os setores produtivos do chocolate e gastronomia, floricultura e das joias materializando um oportuno espaço de promoção, lançamento e comercialização dos produtos derivados destes setores. Os visitantes devem se preparar para a experiência sensorial proporcionada pelo Festival graças à magia, requinte e beleza acessíveis a todos os frequentadores de todas as idades.

Na programação técnica, o destaque será a participação da francesa Chloe Doutre-Roussel, uma das maiores conhecedoras de chocolate do mundo. Madame Chocolat, como é conhecida, irá ministrar palestra sobre o tema e falar dos melhores chocolates do mercado internacional. Chloe é consultora freelance das maiores marcas do produto, sendo sua opinião respeitada em todo o circuito chocolateiro, desde o plantio do cacau às indústrias de processamento e marketing.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) irão realizar o Cozinha Show, que neste ano vai ensinar crianças a fazer doces e a conhecer o verdadeiro chocolate. Essa é uma estratégia da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) para formar consumidores conscientes da qualidade do produto e divulgar o cacau como alimento funcional. Outra novidade que será apresentada no festival será a trufa de jambu. 

O bombom de chocolate com recheio de doce de jambu foi criado no Centro Tecnológico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em Bragança. Técnicos e agricultores familiares acreditam que um produto exótico como a trufa de jambu fará toda a diferença na hora da comercialização no mercado.

Entre os apoiadores do 2º festival Internacional de Chocolate da Amazônia e do Flor Pará 2014 estão a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), a Ceplac, a Secretaria de Estado de Indústria Comércio e Mineração (Seicom), o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), a Abrasel, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Senac.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso