Programação cultural do ESJL divulga grupos folclóricos do Estado


Apresentação de dança do Grupo Moara
Foto: Igama/Divulgação
O último domingo, 27, foi marcado pela apresentação de dança e música do Grupo de Tradições Folclóricas Moara no anfiteatro Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto (ESJL). A programação faz parte do Projeto Ritmos do Pará, desenvolvido pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição gestora do Espaço São José Liberto, em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom)/Governo do Pará.

Chegando a seu quarto ano de existência, o projeto tem o objetivo de ampliar o espaço para divulgação do trabalho de grupos folclóricos paraenses. Segundo a gerente de Eventos do Espaço São José Liberto, Carmem Macedo, “o projeto valoriza o artista paraense, disponibilizando espaço e estrutura para divulgar as músicas e as danças folclóricas do Pará que preservam a memória das tradições populares do estado”.

Com mais de 40 anos de existência, o Grupo Moara já participou de outras edições do projeto do Igama, com seu espetáculo repleto de coreografias, de ritmos variados e que fazem parte do vasto repertório do grupo, como o Xote, Maçariquinho, Ciranda do Norte, Este Rio é Minha Rua, Inverno da Marujada e Carimbó, interpretadas pelos dançarinos e músicos do grupo.

Grupo Moara se apresentando no ESJL
Foto: Igama/Divulgação
SUCESSO – Apesar da longa trajetória, o Moara nunca saiu do Brasil, mas já recebeu propostas para mostrar seu trabalho em diversos países, como na Venezuela, no Equador e na França. Atualmente o grupo está em busca de parcerias e apoios para as apresentações no exterior. No Brasil, o Moara tem reconhecimento e tradição, como no Festival Nacional de Folguedos, realizado no Piauí, do qual o grupo participa há 25 anos. 

O Grupo Moara também coleciona apresentações ao lado de nomes de destaque no cenário artístico nacional, como Elba Ramalho, Nando Cordel, Genival Lacerda e Sivuca, no Festival de João Pessoa, na Paraíba e os dançarinos e músicos do Moara também abriram o Festival Nacional de Folclore, na Praça Waldemar Henrique em 2013, em Belém.

Mas o maior reconhecimento que o grupo recebe vem do público que aprecia seu trabalho, suas músicas e danças. Para Eder Maia, portador aéreo federal, foi uma oportunidade de estar com a família durante o fim de semana. “Para mim foi ótimo pois viajo muito e tenho poucas chances de estar com a minha família. A apresentação foi muito bonita, tudo que fala e valoriza o nosso estado e cultura é muito bom, a iniciativa está de parabéns” disse Eder, que veio com a esposa, a sogra, os filhos, os sobrinhos e a cunhada, aproveitando para trazer a família toda para aproveitar o domingo.

Serviço: Projeto Ritmos do Pará, apresentação de Grupos folclóricos. Todo primeiro e último domingo de cada mês, às 18h, no Espaço São José Liberto, no Coliseu das Artes (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Entrada franca. Mais informações: Gerência de Eventos - (91) 3344-3517.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso