Festival Internacional do Chocolate mostra joias do Pará

Exposição de joias do Polo Joalheiro do Pará destaca gemas de chocolate.
Foto: Igama/Divulgação
A parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seicom), Governo do Estado do Pará e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) possibilitou ao Espaço São José Liberto (ESJL) uma participação especial no 2º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e Flor Pará 2014.

Sob o tema da “Trilogia da Sedução: Joias, Flores e Chocolate”, o ESJL participará com um estande de comercialização de joias e artesanato do Pará, uma exposição de joias temáticas inspiradas nas flores tropicais e com gemas de chocolate.

Estamos criando outras frentes de trabalho e incentivando novas formas de economia criativa, em várias partes do Estado”, declarou Airton Lisboa, diretor de Desenvolvimento de Comércio e Serviços, da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), mantenedora do Espaço São José Liberto, na solenidade de abertura do 2º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e da Flor Pará 2014, na última quinta-feira (3), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Segundo ele, o festival é importante para incentivar a economia criativa no Pará.

Além das autoridades, discursaram vários produtores que participam da feira este ano, entre eles Francisco Sakaguchi, presidente da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), Herbert Koji Yamanaka, produtor de flores de Santo Antônio do Tauá, e a designer Helena Bezerra, proprietária da loja HS Criações, representando os produtores do Polo Joalheiro, que agradeceu à diretora executiva do São José Liberto, Rosa Helena Neves, pelo apoio aos produtores locais vinculados à instituição.

Gostei muito do evento, porque deram ênfase às joias com a criação da trilogia. Foi o ponto alto do ano com a junção das três categorias”, disse Rosa Helena Neves, ressaltando ainda a importância dessa iniciativa para eventos futuros.

Vilson Schubert, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), destacou a importância da valorização dos micro e pequenos empresários da região, e o valor positivo do festival , que está em sua segunda edição junto com a 12ª edição da feira Flor Pará.

Da esq. para a dir, o ourives Alexandre Santiago e a designer Helena Bezerra, proprietários da HS Criações e Design; o diretor de Desenvolvimento de Comércio e Serviços da Seicom, Airton Lisboa; o designer Ivam Pereira; e a diretora executiva  do Espaço São José Liberto e do Igama, Rosa Helena Neves. 
Foto: Igama/Divulgação
Desfile – Na noite desta sexta-feira (4) a programação do festival inclui um desfile de joias do Polo Joalheiro, a partir das 19 h, no espaço central do Hangar. No desfile, organizado por Felícia Assmar Maia, professora, arquiteta e jornalista especializada em Moda, com apoio da Faculdade Estácio do Pará/FAP, serão mostradas joias com gemas de chocolate, confeccionadas por meio de uma técnica criada pelo pesquisador e ourives paraense Paulo Tavares, que mistura a semente do cacau com resina orgânica para a criação das peças. São joias que também utilizam prata e ouro, criadas e produzidas por designers, empresas e empreendedores criativos do Polo Joalheiro.

Com estande de joias e artesanato, o Espaço São José Liberto levou para o festival joias de 58 empreendedores criativos. Também estão sendo comercializados licores de cacau e cosméticos feitos com a fruta e o próprio chocolate, além de encauchados de látex no formato da folha do cacaueiro, peças de miriti, cerâmicas, trabalhos em fibras, adornos e manualidades.

Além da comercialização de joias e artesanato também está acontecendo uma exposição de joias inspiradas na cultura amazônica, especialmente nas flores e no chocolate, que integram o tema do evento “Trilogia da Sedução”. O destaque está nas joias produzidas com gemas orgânicas, que possuem em sua composição sementes do cacau. A exposição contou com a curadoria da designer Bárbara Müller.

O 2º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e a 12ª edição da Flor Pará prosseguem até o próximo domingo (06), das 14 às 22 h, no Hangar. O ingresso para visitação custa R$ 10,00, com meia-entrada para estudantes.

Entre os apoiadores dos eventos estão a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Mais informações estão disponíveis no site http://www.festivaldochocolate.com/amazonia/

Leia também na Agência Pará de Notícias.
Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso