Workshop de Acessórios de Moda gera Coleção 2014 do ESJL

Designer Mary Arantes
Foto: Divulgação
O Programa Polo Joalheiro do Pará promove, de 12 a 14 de março, o “Workshop de geração de produtos de acessórios de moda” com Mary Arantes, designer e consultora do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento acontece no auditório do espaço e tem como público alvo microempresas, designers participantes do Programa Polo Joalheiro e empreendedores criativos atendidos pelo Sebrae do Pará.

O evento integra a programação de qualificação e capacitação profissional na área de inovação em design, proporcionando às empresas e profissionais da área possibilidades de um diferencial competitivo. 

A partir da realização do workshop será gerada a coleção “Acessórios de Moda 2014 do ESJL”, resultado de parceria firmada entre a Seicom, o Igama e o Sebrae/PA. O lançamento da coleção acontecerá no Minas Trend Preview, evento de moda e design, que acontecerá em Belo Horizonte (MG), de 8 a 10 de abril. 

Entre os objetivos do “Workshop de geração de produtos de acessórios de moda” estão a criação e fortalecimento de competências críticas na área da economia criativa, tendo a inovação como elemento propulsor e agregador de valor ao produto.

O design paraense é aceito e reconhecido internacionalmente pela sua qualidade, inovação e por comunicar a cultura e os simbolismos da biodiversidade amazônica

Reciclagem marca trabalho de consultora – Mary Arantes é designer e proprietária da marca de bijuterias Mary Design e ministra palestras e oficinas por todo o Brasil. Dentista de formação, ela nasceu em Rio do Prado no Vale do Jequitinhonha, interior de Minas Gerais. 

Considerada como exemplo de sucesso e inovação no design brasileiro, foi em Minas Gerais que começou a trabalhar com sobras de tecido descartadas na alfaiataria de seu pai. Assim nasceram suas primeiras peças. A utilização de conchas caracteriza sua primeira coleção, inspirada na região de Guarapari, no Espírito Santo, onde também morou. 

Suas criações são marcadas pela reciclagem e utilização de tecido. A partir de diversas técnicas artesanais, ela cria em peças exclusivas, quase sempre feitas à mão. Temas ligados ao Brasil, como folclore, pássaros, barroco mineiro e tropicália, são recorrentes em suas coleções. 

Maxicolar criado por Mary Arantes
destaca chapa de Raio X reciclada
Foto: 42 Fotografia/Divulgação
Suas obras possuem referências religiosas e têm na reciclagem sua marca. A consultora utiliza matéria-prima descartada pela natureza ou pelo homem, como tecidos. Dessa forma, consegue criar peças criativas e com preços atrativos. 

Versátil, Mary Arantes também publicou um livro de poesia. Segundo a consultora, suas criações visam a elevação do conceito do artesanato nacional, agregando design a técnicas já conhecidas e exploradas.

A promoção do “Workshop de Acessórios de Moda” é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social gestora do São José Liberto.

O evento conta com o apoio do Instituto de Artes do Pará (IAP), Incubadora Pará Criativo, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), Faculdade Estácio do Pará (FAP) e Universidade da Amazônia (Unama).

Os interessados em participar do workshop devem entrar em contato com o NDTO do ESJL pelo telefone (91) 33443518, no horário de 9h às 18h.

No ato da inscrição devem ser apresentados RG e CPF (documentos originais). A palestra será realizada no auditório principal do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro do Jurunas).


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso