Programação do ESJL promove cultura popular e cidadania fiscal


Apresentação do Grupo Uirapuru
Foto: Igama/Divulgação
A programação de 2014 do Projeto Ritmos do Pará de 2014, que acontece sempre no primeiro e último domingo de cada mês, teve como atração neste domingo, 30 Grupo Parafolclórico Uirapuru, que se apresentou no Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto (ESJL). Antes da apresentação dos músicos e dançarinos do grupo, o público conferiu performance teatrais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), denominada "Nota Fiscal Cidadã". 

O projeto Ritmos do Pará tem como objetivo divulgar a cultura popular tradicional do estado do Pará produzida pelos grupos folclóricos, em uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), sendo coordenada pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Organização Social (OS) gestora do ESJL. 

Segundo a gerente de Eventos do Espaço São José Liberto, Carmem Macedo, “o projeto valoriza o artista paraense, disponibilizando espaço e estrutura para divulgar as músicas e as danças folclóricas do Pará que preservam a memória das tradições populares do estado”.

De acordo com a coordenadora do Grupo Uirapuru, Cláudia Peniche, as apresentações sempre animam o público que vem prestigiar o evento. O show contou com repertório especial e misturou carimbó, ciranda do norte, lundu, siriá e danças africanas. Muitas famílias e crianças prestigiaram o evento e as coreografias animaram a todos os presentes.

Cláudia Peniche explicou que a apresentação foi inspirada em todas as microrregiões do Pará, destacando peculiaridades e formas de expressão de cada local. “Através dessa pesquisa identificamos as danças típicas que se manifestam no interior do Estado e criamos a apresentação, que se chama Regionalizando”, completou a coordenadora.

Daniele Martins, profissional da área de saúde de Barcarena, que estava visitando a cidade, aproveitou a programação para, junto com o marido, Raimundo Nonato Júnior, suas duas filhas e sua irmã, conhecer o espaço e apreciar a apresentação. Daniele falou sobre o São José Liberto: "É um espaço muito bonito e o evento está muito legal. Minhas filhas estão adorando", elogiou.

O Grupo Folclórico Uirapuru foi criado no dia 13 de maio de 1984, através de um projeto social do Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP). Com o passar dos anos, o grupo foi crescendo e tornando-se referência em dança folclórica do Estado. O Uirapuru possui uma vertente multicultural que vai da dança africana ao carimbó, sempre valorizando a diversidade de ritmos da região amazônica.

Em 2014, os integrantes comemoram 30 anos de criação do grupo com uma série de apresentações especiais e repertório novo. A apresentação no São José Liberto fez parte da programação de comemoração da data festiva. Em janeiro, o Grupo Parafolclórico Frutos do Pará abriu a programação de 2014.

Esquete "Nota Fiscal Cidadã"
Foto: Igama/Divulgação
Parceria – Outra atividade que integrou a programação cultural do ESJL no domingo foi a apresentação cultural do Rádio Margarida, que levou esquete educativa sobre a nota fiscal cidadã. A atividade é resultado da parceria firmada entre a Sefa, a Seicom e o Igama, com o objetivo de promover a cidadania fiscal conforme estabelece o Programa do Governo do Estado do Pará. 

A ação realizada no São José Liberto promoveu, de forma lúdica, o Programa Nota Fiscal Cidadã, aliando-se à programação cultural do espaço. Com o intuito de promover cidadania fiscal, estão previstas, para os próximos meses, outras iniciativas entre o Espaço São José Liberto e a Seicom.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso