Exposição Os Mestres da Casa do Artesão no São José Liberto

Artesanato de Cuia "Guaraná",
criação do mestre artesão Izaias Lopes.
Foto: João Ramid/AIB
Em alusão ao padroeiro dos artesãos, São José, e ao Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, o Espaço São José Liberto (ESJL) organizou a exposição “Os Mestres da Casa do Artesão”, que será aberta nesta quarta-feira, 19, às 18h, na área expositiva do Coliseu das Artes do espaço. A exposição exibirá o trabalho de oito mestres de artesanato, que representam os demais artesãos paraenses. A mostra segue até o dia 23 de março e tem como intuito dar mais visibilidade aos produtores que comercializam no ESJL, proporcionando aos visitantes mais conhecimentos sobre os profissionais, seus produtos e técnicas.

Serão expostas oito tipologias, representadas por oito produtores, mestres artesãos cadastrados no Programa Polo Joalheiro do Pará, que serão homenageados na exposição. A mostra faz referência a tipologias de artesanato de todas as regiões do Estado, comercializadas na Casa do Artesão do São José Liberto, importante vitrine do artesanato paraense, reunindo 21 tipologias de 621 produtores cadastrados no programa. O local expõe o artesanato de 43 municípios do Estado.

Durante o período da mostra, produtos criados pelos mestres artesãos homenageados servirão de exemplo da diversidade do artesanato paraense. Estarão em destaque o trabalho de Darlindo Oliveira, mestre da balata; Doca Leite, mestre ceramista; Izaias Lopes, com suas cuias pintadas; Alexandre Paulemy e seus instrumentos musicais artesanais; Neida Maria Pereira Rêgo, artesã de fibras; Ana Regina Gomes, com o tradicional Cheiro do Pará de patchouli; Guilherme Júnior, conhecido pelo trabalho com madeira machetada; e Ivan Teixeira, mestre na arte do miriti.

Designer Bárbara Müller.
Foto: Ingrid Bico/Divulgação
Na área expositiva serão exibidas matérias-primas, antes da produção do artesanato, e o resultado final: peças prontas para exibição e comercialização. 

A designer Bárbara Müller é quem está à frente da curadoria da exposição e também é responsável pela concepção da ambientação do evento. “Eu me inspirei diretamente nas características do trabalho de cada mestre artesão para compor a exposição", contou a designer. A matéria bruta e as peças individuais estarão presentes em cada estande mostrando as diferentes tipologias trabalhadas. "A  matéria-prima bruta exposta, em nível de altura diferenciado, representa a transformação evolutiva que a mesma passou, através das mãos dos artesãos", completou. Segundo Bárbara, foram usados, predominantemente, tons terrosos, por ser uma cor que identifica a todos, criando essa ligação entre as tipologias.

FESTEJOS – A programação do São José Liberto em homenagem aos artesãos e a seu padroeiro foi idealizada em comemoração à Semana e ao Dia do Artesão. A exposição “Os Mestres da Casa do Artesão” será a primeira exibição de artesanato realizada dentro do Espaço São José Liberto, que já teve suas peças artesanais mostradas em outros pontos dentro e fora do Estado.

De acordo com Thiago Albuquerque, coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Técnico e Operacional do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), a programação é uma forma de valorizar a cultura paraense, por meio da riqueza e diversidade do seu artesanato, identificado no trabalho dos mestres artesãos, que repassam seus conhecimentos de geração em geração.

Dentro da programação festiva, a comunidade do entorno do espaço também tem participado de reuniões de oração na capela do São José Liberto, desde a última segunda-feira, 17. Denominado de Tríduo de São José, os encontros de oração prosseguem nesta quinta-feira, 18, e na sexta-feira, 19, às 17 horas, culminando com a missa solene, rezada pelo Padre Adailton, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição com o apoio do Grupo de Oração do Apostolado da paróquia, sob a coordenação de Ana Flexa. Após a missa haverá procissão em volta do Espaço São José Liberto. Em caso de chuva, a procissão será realizada no espaço interno. Em seguida, será realizada a cerimônia oficial de abertura da exposição.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e da Federação das Cooperativas de Artesãos do Estado do Pará (Facapa) e é uma promoção Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Igama.

SERVIÇO – “Os Mestres da Casa do Artesão” será aberta nesta quarta-feira, 19, às 18 horas.A exposição segue até o dia 23 de março na área expositiva da Casa do Artesão do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas s/n. Jurunas) nos horários de funcionamento do espaço: de terça a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada franca.


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso