Microempresário em destaque: Argemiro Muñoz

Argemiro Muñoz a direita com representantes do Consórcio 
Empresarial de Joias do Pará durante a JIS Miami 2012. 
Foto: Consórcio Empresarial/Divulgação

Natural da Colômbia, mas “paraense de coração”, como se autodefine, o designer, artesão, lapidário, ourives e microempresário Argemiro Muñoz Echeverry completa 34 anos de carreira em 2014. Seu trabalho tem influência direta da cultura dos locais onde morou. Ao Brasil, Argemiro Muñoz veio pela primeira vez na de 1970, mas logo foi morar nos Estados Unidos.

O talento para as artes manuais surgiu desde a época da infância, quando arriscava os primeiros desenhos. Com oito anos de idade, Argemiro ganhava concursos na escola. Com múltiplos talentos e com o desejo de conhecer novas culturas, o inquieto Argemiro viajou o mundo buscando inspirações para suas criações. Foi no Brasil que encontrou seu porto seguro e, no Pará, sua “identidade”.

Argemiro Muñoz explica que o interesse pelo artesanato surgiu da necessidade de ganhar dinheiro para poder se manter. O microempresário saiu muito jovem de sua casa e de seu país. Foi dessa forma que a brincadeira da infância tornou-se profissão e fonte de renda.

“Na escola em que eu estudava havia concursos de desenhos e eu sempre participava. Sempre gostei de desenhar e ganhava os concursos. Quando saí da casa dos meus pais precisava sobreviver de algum jeito. Por influência de amigos comecei a desenhar e vender minhas primeiras peças de artesanato”, relata Argemiro, lembrando que as primeiras peças foram em macramê, técnica de tecer fios que não utiliza máquinas nem ferramentas, somente as mãos.

De forma autodidata, Argemiro Munõz desenvolveu durante mais de três décadas, técnicas próprias e sofisticadas, que diferenciam suas peças de joalheria. Apaixonado pela cultura paraense, segundo o microempresário, mais de 90% do seu trabalho como designer têm inspiração nos estilos marajoara e tapajônico e, ainda, na arte rupestre paraense.

Para ler a matéria na íntegra clique aqui.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso