Designers paraenses participam de salão de inovação em São Paulo

Celeste Heitmann, Rosa Castro e Helena Bezerra, designers do Programa Polo Joalheiro do Pará, foram convidadas a participar da segunda edição do “Inovamais”, salão de design e inovação de componentes, que acontecerá nesta terça-feira (14) e na quarta (15), no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. O projeto acontece durante a programação do “9º Inspiramais - Verão 2015”.
Na foto, as designers Rosa Castro (e), 
Helena Bezerra (c) e Celeste Heitmann (d). 
Foto: Ascom/Igama - Arquivo/Agência Pará
No evento, designers de calçados, roupas, acessórios e móveis têm a oportunidade de conhecer as tendências para 2014, a cartela de cores que será usada e outras novidades. O “Inpiramais” é resultado do “Fórum de Inspirações”, evento que estuda referências e inspirações de moda, coordenado pelo estilista Walter Rodrigues, com a organização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

Durante o “Inspiramais” serão apresentados mais de 600 materiais inéditos, produzidos durante as etapas do Fórum, além da exposição de peças inéditas. Designers experientes nas áreas de joalheria e acessórios de moda, Celeste, Helena e Rosa consideram o salão uma excelente oportunidade para conhecer tendências e aprimorar seus trabalhos.


A designer Celeste Heitemann com o estilista Walter
Rodrigues, coordenador do Salão Inspiramais.
Foto: Igama/Divulgação
Estou indo para participar de todas as palestras e cursos, e assim conhecer os materiais que serão usados na próxima estação. Trazer essas tendências para minhas criações é atualizar também o Pará com o que acontece nos grandes centros”, disse Celeste Heitmann.

Helena Bezerra também está ansiosa em conhecer as novidades que serão lançadas no evento, e acredita que o intercâmbio entre os participantes é enriquecedor. “É muito importante trocarmos experiências, e o ‘Inspiramais’ é uma oportunidade única, pois vamos poder mostrar nossos produtos para outros Estados”, ressaltou a designer.

Divulgação - Para Helena Bezerra, a participação das três profissionais do Programa Polo Joalheiro em um evento deste porte é importante para divulgar a cultura paraense e suas peculiaridades. “Graças ao Sebrae e ao Programa Polo Joalheiro nós estamos sempre buscando inspirações para aprimorar nossas criações. É muito gratificante receber esse convite do ‘Inspiramais’ para participar das oficinas e cursos”, acrescentou.

Rosa Castro disse que o Pará se destacará por levar ao salão diferenciais do trabalho desenvolvido no Espaço São José Liberto, como as gemas orgânicas e gemas vegetais, uma inovação desenvolvida pelo mestre ourives paraense Paulo Tavares (também integrante do Programa Polo Joalheiro), e produtos orgânicos feitos com resina e pigmentos naturais, retirados de plantas e processados para utilização em joias e adornos regionais.

Apesar de estarmos longe do eixo Rio-São Paulo, o design paraense destaca-se através das gemas vegetais, dos grafismos marajoaras e rupestres, entre outros elementos que identificam nosso trabalho. Os designers de outros Estados ficam encantados com os traços da arte marajoara que estampam bolsas e acessórios, bem como os colares criados a partir de material orgânico, como chifres e ossos. O Brasil, finalmente, está descobrindo a importância da arte paraense”,
frisou a designer.

Segundo Rosa Castro, o Programa Polo Joalheiro do Pará é, sem dúvida, um grande incentivador do design paraense, por abrir as portas para a criação e a divulgação da joalheria e do artesanato do Estado. “Hoje, o programa é referência em economia criativa e no incentivo à cultura e à arte no Brasil”, reiterou.

Rosa Castro, Helena Bezerra, Celeste Heitmann
e Wal Ferreira, que participam da segunda
edição do “Inovamais”, em São Paulo.
Foto: Igama/Divulgação
Moda - Também integrou a equipe do Programa Polo Joalheiro do Pará, Wal Ferreira, designer de Acessórios de Moda, que expõe seus produtos em couro (carteiras, bolsas e outros) na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto. Assim como as designers Rosa, Helena e Celeste, a paraense Wal Ferreira também foi convidada a participar do  salão de design e inovação de componentes.

A realização do evento é da Assintecal, do Footwear Componentes By Brasil e CICB. O patrocínio é das empresas Altero,  Amplast,  Bertex, BHZ, Cipatex, Colorgraf, CST, Magma, Sappi e Twiltex. O apoio é da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem), Associação Brasileira de Estilistas (Abest),  Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), IN-MOD,  Instituto By Brasil e Texbrasil. A parceria é da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Brasileira de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Sebrae. A gráfica oficial é a Comunicação Impressa.

O Polo Joalheiro do Pará é um programa financiado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), que tem como território criativo o Espaço São José Liberto.

Serviço: A programação completa do 30º Inspiramais está disponível no site 

Leia também na Agência Pará de Notícias.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso