Reunião técnica no São José Liberto fortalece rede da Incubadora Pará Criativo

ESJL sedia reunião da Pará Criativo. Foto: Igama/Divulgação
O auditório do Espaço São José Liberto (ESJL) sediou, na manhã desta quarta-feira, 13, a reunião da Incubadora Pará Criativo, que contou com a presença de representantes dos setores público e privado, entre os quais técnicos da Universidade de Brasília (UNB), membros da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC) e demais parceiros do programa. Na ocasião foram debatidos temas pertinentes à implantação, em Belém, da incubadora, parceria firmada em dezembro de 2012, entre o Governo do Estado, via Instituto de Artes do Pará (IAP), gestor local do escritório, e a Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, quando foi formalizada também a rede de parceiros para implementação do programa do MinC.

Durante o encontro foram apresentados os membros da equipe técnica do programa no Pará, selecionada por meio de edital para trabalhar na Incubadora Pará Criativo, e ainda os técnicos das instituições parceiras. Estiveram presentes na reunião representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Centro Superior do Pará (Cesupa), Universidade da Amazônia (Unama), Banco do Estado do Pará (Banpará), Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

Júnior Oliveira, coordenador de implantação do Pará Criativo em Belém, anunciou a agenda de inauguração do programa, prevista para dezembro deste ano, com uma cerimônia solene que contará com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do governador do Pará, Simão Jatene, entre outras autoridades. Segundo Oliveira, a equipe do Pará Criativo começará a atender o público no primeiro dia útil do mês de fevereiro de 2014.

O Pará será o primeiro dos treze estados brasileiros a instalar a incubadora da Rede Brasil Criativo, que oferecerá capacitação, consultorias e assessorias técnicas voltadas para a qualificação de projetos, produtos e negócios. Para Dalva Santos, representante da SEC/MinC, o local será um espaço para informação, fomento, ideias inovadoras e fortalecimento das cadeias produtivas dos setores criativos. Segundo Eliomar Lima, representante da UNB, a instituição entra nesse processo para contribuir com a capacitação da equipe técnica da incubadora. Para isso, entre os desafios colocados está o repasse de métodos que proporcionem essa formação e a construção de um espaço público de promoção da economia criativa.
Encontro reúne setores público e privado. Foto: Renata Cunha - Igama/Divulgação

Parcerias - Os parceiros do projeto presentes no encontro também falaram sobre os trabalhos realizados no âmbito da economia criativa e sobre a expectativa de participação nessa iniciativa. O secretário executivo das leis de incentivos fiscais Tó Teixeira e Guilherme Paraense, da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Edson Brandão, ressaltou que a prefeitura está constituindo um conselho municipal para discutir as pautas e reforçou a importância da união entre as secretarias municipal e estadual em prol do fortalecimento do setor.

Sonia Abreu, assessora da diretoria de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Serviços da Seicom, mantenedora do Espaço São José Liberto, falou sobre o trabalho desenvolvido pela secretaria. “Percebemos a grandeza e a dinâmica da inventividade presente em todo o processo das ações implementadas pelo Espaço São José Liberto. Hoje, já conseguimos quebrar o paradigma de que só produzimos joias devido à transversalidade dessas atividades inventivas que foram surgindo, como o profissional de moda, artesanato, design, confecção...”, enfatizou Sonia Abreu, informando que foi aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), edital de criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda no Espaço São José Liberto, em parceria com a Seicom.

Sonia Abreu representou a Seicom. Foto: Igama/Divulgação
A assessora informou que a Seicom está propondo a assinatura de um convênio de cooperação técnica com instituições de fomento do setor, com vistas a integrar todos os profissionais do Espaço São José Liberto para que eles recebam a consultoria da incubadora. Da mesma forma, complementou Sonia Abreu, o São José Liberto receberá da Incubadora Pará Criativo as “demandas de moda, joalheria, artesanato e demais manifestações dos criativos neste espaço”.

Rosa Helena Neves reforçou a importância das parcerias. Foto: Igama/Divulgação 
Segundo a diretora executiva do Igama e do Polo Joalheiro, Rosa Helena Neves, “a experiência positiva e exitosa do Espaço São José Liberto como um território criativo deve-se ao apoio incondicional do Governo do Estado, por meio da Seicom, e da existência de uma rede de parceiros construída com os setores do turismo, empreendedorismo, cultura, geração de trabalho e renda, universidades, agências de inovação, empreendedores criativos, instituições privadas, federações e associações de artesãos”.

Ao avaliar a importância da formação de parcerias em favor do fortalecimento de uma rede para potencializar e fortalecer a inclusão produtiva dos empreendedores e empreendimentos criativos no Estado, Rosa Helena Neves ressaltou que “parcerias são complementaridades de semelhantes e diferentes em um diálogo com a diversidade, que deve gerar crescimento e mudança”.

Leia também na Agência Pará de Notícias

Confira as fotos da reunião na Fan Page do Espaço São José Liberto

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso