Joias do Espaço São José Liberto participarão da mostra Amazônia Mundi

O anel "Seringa", em prata com gema vegetal de Castanha do Pará, é uma das joias da exposição do Polo Joalheiro. Foto: Bianca Ribeiro/Divulgação

Joias e artesanato do Espaço São José Liberto integrarão a mostra Amazônia Mundi, que será aberta neste sábado (30), no Sesc Itaquera, em São Paulo (SP). O evento faz parte do calendário oficial da Copa do Mundo 2014, e conta com o financiamento do Sesc-SP e de outras organizações e instituições governamentais. A mostra é organizada pela empresa de produções culturais Fare Arte, e deve reunir cerca de 300 mil estudantes durante os 18 meses de duração do evento, além do público internacional que participará da abertura da Copa.

Da programação da Amazônia Mundi constam espetáculos, exposições e instalações, que abordarão aspectos culturais e socioambientais da região amazônica, a fim de sensibilizar as pessoas para a preservação ambiental.

A joalheria paraense será representada no evento em uma exposição, com 10 peças criadas e produzidas por profissionais do Programa Polo Joalheiro do Pará, que funciona no Espaço São José Liberto. Entre as peças selecionadas pela curadoria do evento estão anéis, brincos, braceletes, colares e pingentes em prata, com matéria prima que destaca a biodiversidade amazônica, como sementes, madeira certificada, cuia pintada, palha da costa, osso de boi, gemas vegetais de açaí e de castanha - inovação do mestre ourives Paulo Tavares, que integra o programa – e gemas minerais, como granada, citrino, quartzo rosa, peridoto e berilo.

Uma das joias expostas, o anel “Seringa”, pode ser usado como pingente e integra a coleção “Digitais da Amazônia”. A peça em prata foi inspirada na forma da semente da seringueira, com destaque para a gema vegetal feita com o pigmento da casca da castanha do Pará.

O bracelete "Cobra", em prata com cedro pigmentado e osso de boi estará em exposição na Amazônia M undi. Foto: Igama/Divulgação

Inovação - Outra inovação do Polo Joalheiro, a incrustação paraense, poderá ser observada em algumas joias da exposição, como o bracelete “Floresta Urbana” e o pingente em forma de mandala “Estrela de Naiá”. Esta técnica de ourivesaria, desenvolvida pelo ourives Joelson Leão, do Programa Polo Joalheiro, usa pó de gemas e de diversos materiais orgânicos da joalheria local, em um procedimento que aproveita a matéria prima mineral, com resultados especiais de coloração, agregando novos materiais e substituindo a esmaltação. As peças da exposição têm a assinatura dos designers Joseli Limão, Ivete Negrão, Bárbara Müller, Mônica Matos, Marcilene Rodrigues, Helena Bezerra e Izaías Lopes.

A exposição ocupará cerca de 1.400 m². Nas áreas externa e interna ficarão esculturas e instalações sobre temas como biodiversidade da região, Amazônia habitada, água e clima. O lugar escolhido para a exposição das joias do Polo Joalheiro foi a Vila Amazônica, no local denominado Casa da Borracha, que além de mostrar a importância deste ciclo econômico, pretende ressaltar a utilização da madeira e das gemas vegetais no design da joia paraense.

A Casa da Borracha também mostrará peças do artesanato em balata, feito de uma goma elástica semelhante ao látex da seringueira, que permite a produção artesanal de objetos similares aos de borracha, como miniaturas de animais e árvores. O artesanato é produzido por mestres artesãos de modelagem em balata do município de Monte Alegre, no oeste paraense, vinculados ao São José Liberto, onde expõem suas peças na Casa do Artesão. A miniatura “Búfalo Montado”, criada por Darlindo de Oliveira Pinto, do grupo de balateiros, foi agraciada, em 2012, com o certificado da 3ª edição do Reconhecimento de Excelência da Unesco para os produtos artesanais do Mercosul+.

O Espaço São José Liberto foi convidado pela organização da Amazônia Mundi para participar do evento, que já percorreu, desde 2002, mais de 10 países. A exposição é resultado da parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e a Fare Arte, com o objetivo de divulgar produtos de economia criativa do Estado do Pará.

Leia também na Agência Pará de Notícias

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso