História do São José Liberto inspira projeto de universitários



Alunos do Curso de Design de Produtos do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam) lançam coleção de joias "Liberto". As peças remetem à história do Espaço São José Liberto, prédio centenário considerado referência cultural, turística, comercial e de patrimônio arquitetônico em Belém.

Amanda Priscila Silva, Carlos Cavalcante, Jeanine Freitas e Jonathan Camelo são os responsáveis pelo projeto, que foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 22, no segundo andar do Mangueirão. Segundo Jonathan Camelo, a coleção de joias “foi inspirada em dois momentos do prédio São José Liberto: quando presídio e quando convento, resultando em uma abstração estética e artística das joias”.

O prédio do São José Liberto foi erguido em 1749 pelos frades capuchos de Nossa Senhora da Piedade para ser o convento de São José. Com a expulsão dos jesuítas do Brasil, o prédio também abrigou, ao longo de mais de dois séculos de existência, olaria, quartel, depósito de pólvora, hospital, cadeia pública e presídio. Desativado no final dos anos 90, foi totalmente restaurado e renasceu, em 11 de outubro de 2002, como Espaço São José Liberto. É mantido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do  Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social gestora do espaço.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso