Amazônia Fashion Week encerra com feira de moda e desfile no São José Liberto

São José Liberto recebe Amazônia Fashion Week. Foto: Vladimir Koenig/Divulgação
O Espaço São José Liberto integra, mais uma vez, a programação do Amazônia Fashion Week (AFW), um dos maiores eventos de moda da Região Norte. Neste sábado (09), o Amazônia Fashion Week realizará no São José Liberto, a partir das 10h, a feira de moda e artesanato e um desfile, às 18h, que encerrará a programação. Organizado pela Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia (Costamazônia), com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), a sétima edição do evento acontece com o tema “A moda em ação”.

Durante os quatro dias de programação, a moda regional ganhou destaque em vários espaços de Belém, como a Estação das Docas, o Teatro Estação Gasômetro e o Espaço São José Liberto. A programação inclui palestras, debates, comércio de produtos de moda e artesanato, shows de música e dança e desfiles de grifes locais e de novos criadores.

“Como esse é o único evento grande da região, ele serve como vitrine para mostrarmos o que está sendo produzido no Estado, além de fortalecer esse mercado e, no futuro, criar um polo de moda”, afirmou Felícia Assmar Maia, coordenadora do Curso de Moda da Faculdade Estácio do Pará (FAP), responsável pela realização do evento.

Referência no segmento de joias, acessórios de moda e manualidades, o Espaço São José Liberto tem sediado diversos eventos da área, como o AFW, Caixa de Criadores, Fórum de Moda da Amazônia (Formoda) e o Encontro Paraense de Moda e Artesanato (Epama), sendo os dois últimos organizados por Felícia Maia.

A escolha do São José Liberto, destacou a coordenadora, se deve a vários fatores. “Como o São José Liberto é um lugar que lida diretamente com artesanato é mais fácil, pois já tem um público forte ligado ao segmento, afora a organização e o fato de sempre abrir as portas para eventos que fomentam o mercado de moda paraense”, acrescentou Felícia Maia.

Diretora executiva do São José Liberto, Rosa Helena Neves disse que, enquanto território criativo, o espaço sempre apoiou mostras, desfiles, instalações artísticas, empreendimentos representativos do Pará e de outros Estados, possibilitando aos visitantes uma programação inovadora e educativa sobre economia criativa. O apoio a essas iniciativas, segundo ela, possibilita a divulgação, promoção e comercialização de produtos gerados por empreendedores locais.

A parceria com a consultora Felícia Assmar e a FAP no campo da moda tem se consolidado nas áreas de capacitação, divulgação de novos talentos, produção local e comercialização.

Foto: Vladimir Koenig/Divulgação
Novos criadores - No último dia do AFW, a programação destacará novos produtores paraenses. Durante o dia, haverá exposição de produtos na feira de moda e artesanato, e à noite, o desfile. Na passarela será lançada uma coleção, resultado do projeto “Moda é Ação”, desenvolvido pelos alunos do Curso de Design de Moda da FAP, em parceria com a Associação do Voluntariado de Apoio à Oncologia (AVAO).

Além dos estudantes da FAP e mulheres em tratamento contra o câncer, o projeto conta com a participação das estilistas Enilda Carriço e Elys Cunha, membros da Costamazônia. “A participação das mulheres em tratamento foi muito prazerosa, pois tivemos muito envolvimento delas no projeto. Elas diziam que, no dia das aulas, esqueciam até dos problemas”, contou Enilda Carriço.

O objetivo da coleção é mostrar os diversos campos da moda: Bastidores, geração de emprego, projetos de responsabilidade social e o trabalho final, que brilha nas passarelas. As peças são inspiradas nos anos 1970.

Serviço: Encerramento da 7ª edição do Amazônia Fashion Week, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro do Jurunas). Neste sábado (09), das 10 às 19h, com feira de moda e artesanato e desfile de novos criadores. Entrada franca.

Leia também na Agência Pará de Notícias

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso