Talento, fé e inovação marcam a exposição Joias de Nazaré 2013

Réplica da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
Foto: Karina Paes - Igama Divulgação 
Arte, tradição e criatividade identificam a décima edição da exposição "Joias de Nazaré”, aberta no início do mês, na capela do Espaço São José Liberto. A mostra apresenta 63 joias artesanais criadas por designers e microempresários do Programa Polo Joalheiro de Pará. Com o tema “Povo do Círio: Arte, Cultura, Vida e Fé em Honra à Maria”, o público poderá admirar e adquirir joias artesanais criadas em prata Ag925 e ouro 18k, com características específicas da joalheria religiosa, como a utilização de muitas gemas, inscrições e grandes correntes, além de matéria prima regional.

Colar "Peregrina". Foto: João Ramid AIB
Anéis, colares, pingentes, braceletes e brincos da nova coleção destacam-se, ainda, pelo colorido e riqueza das gemas minerais, bem como pela inovação e design dos criadores das joias. A fé dos paraenses, promesseiros, devotos ou turistas que participam da festividade do Círio de Nazaré foi o mote para inspirar a nova coleção.

A identidade da joia do Polo do Pará pode ser observada nas peças, como nas criações da designer Joseli Limão, que escolheu o ouro e as gemas citrino, ametista e turmalina para revelar a imagem da “Peregrina” no pingente que remete às cores da berlinda que carrega a imagem da padroeira dos paraenses e todo ano ganha nova ornamentação, sempre mostrando muita cor e harmonia. Também em ouro, Joseli concebeu o colar “Promesseiros”, que faz referência ao povo que acompanha as procissões do Círio.


A fé na Santinha está representada, ainda, no pingente e nos brincos em ouro “3 Pedidos”, que têm assinatura da designer Clarisse Fonseca com ourivesaria de Antônio Tavares. Ela escolheu as gemas turmalina rosa e diamante para compor o gracioso conjunto em forma de laços, inspirados na tradição das fitinhas que os devotos amarram nas grades da Basílica de Nazaré.

Brincos e pingente "3  Pedidos". Foto: João Ramid AIB

A edição comemorativa conta com o apoio da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

Inovação -  Técnicas desenvolvidas por cravadores, ourives, lapidários, designers e demais profissionais do Polo Joalheiro do Pará são outro diferencial das joias da exposição. A lapidação diferenciada com grafismos marajoaras, desenvolvida pela lapidária Leila Salame, uma das profissionais mais requisitadas entre os produtores de joias locais mostra esse trabalho inovador, que já rendeu a ela um lugar no Manual de Lapidação Diferenciada de Gemas, publicado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Sebrae Nacional e governo federal, configurando-se em um dos mais expressivos trabalhos de lapidação diferenciada no Brasil.

Pingente "Esplendor de Glórias". Foto: Karina Paes - Igama/Divulgação 
Gemas lapidadas por Leila Salame já ornamentaram, em 2003, o manto de Nossa Senhora de Nazaré e o broche entregue ao Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013. No broche, a ametista navete foi realçada pela lapidação diferenciada de grafismos. Uma réplica da peça pode ser vista na exposição, sob o manto da réplica da imagem entregue ao pontífice.

Outro procedimento que chama a atenção em algumas joias da nova coleção do Polo Joalheiro, como no pingente em prata "Esplendor de Glórias", criado pela designer Helena Bezerra, é a incrustação paraense, técnica especial de ourivesaria também chamada de “incrustação a frio”, desenvolvida pelo ourives Joelson Leão, onde pó de gemas e de diversos materiais orgânicos da joalheria local são utilizados em um procedimento que aproveita a matéria-prima mineral, obtendo resultados especiais de coloração, agregando novos materiais e substituindo a esmaltação.

Pingente "Promessas". Foto: João Ramid  AIB
O pingente em prata "Promessa" foi criado pela designer Lídia Abrahim, que também utilizou a incrustação paraense. Aliada aos fitilhos coloridos, a técnica dá o toque especial à peça.

Um exemplo da utilização de matéria-prima extraída da biodiversidade amazônica é a madeira certificada imbuia, presente no colar "Pagando Promessas", criação da designer Ivete Negrão. Já a designer Rosa Castro escolheu o couro envolvido em palha para compor os pingentes “Ícones”, criados em prata com incrustação paraense, com ourivesaria de Argemiro Muñoz, João Tavares e Ourogema.

O escapulário “Promessas” também destaca essa riqueza. Produzido em prata com casca de pupunheira, a criação da peça é da designer Camilla Amaral, também responsável pela ourivesaria da joia. Camilla criou, ainda, o terço “Abençoai”, em prata com grande variedade de gemas minerais.

Detalhe do colar "Pagando Promessas". Foto: Karina Paes - Igama/Divulgação
 Pingente "Ícones". Foto: Karina Paes - Igama/Divulgação
Projeto visual - A capela do Espaço São José Liberto foi escolhida por ter abrigado a primeira versão da exposição. No local, ao centro, está a réplica da imagem peregrina da Virgem de Nazaré, que foi ofertada ao Papa Francisco durante a JMJ pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Arquidiocese de Belém, que cederam a réplica para a exposição. A imagem foi produzida pelo artesão Max Santos, com participação da lapidária Leila Salame e do ourives Francisco de Assis Cardoso, responsáveis pelo broche e pela coroa. 
Artesanato com farinha d'água é o suporte para o escapulário "Promessas" . 
Foto: Karina Paes. Igama/Divulgação

A ambientação da "Joias de Nazaré 2013" é dos artistas plásticos Emanuel Franco e Armando Queiroz, que destaca tripés em madeira como base para as joias, a exemplo dos usados nos três Santos de Roca que compõem o projeto visual e fazem parte do acervo do Museu de Arte Sacra do Pará, que cedeu as peças para a exposição.

Também chamam a atenção na mostra os suportes de joias e imagens da santa, criados pelo artesão Luiz Guilherme Santos, que usou resina e farinhas de tapioca e d’água para compor as peças artesanais. A direção de criação artística é de Rosângela Gouvêa Pinto, especialista em Educação e Designer de Joias, mestre em Meio Ambiente e professora do curso de Bacharelado em Design da Uepa.

Entre os designers, microempresários e empresas participantes estão Rosáurea Simões, Marcilene Rodrigues, Rosa Castro, Helena Bezerra, Camilla Amarall, Ivete Negrão, Laise Lobato, Lídia Abrahim, Celeste Heitmann, Joseli Limão, Selma Montenegro, Clarisse Fonseca, Vânia Sabat, Fábio Monteiro, Ivam Silva, Antônio Tavares, AmazonArt Joias, DaNatureza, HS Criações & Design, Ourogema e Amorimendes.

Com entrada franca, a exposição “Joias de Nazaré 2013” está aberta a visitação até o dia 31 de outubro na capela do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n. Jurunas), no horário especial de funcionamento do local no mês de outubro: de segunda a sábado, das 9 às 19h, e aos domingos e feriados, das 10 às 18h. A exposição não abrirá no dia 13 (Círio) e no dia 28 (Recírio).

Leia na Agência Pará de Notícias

Leia também "Joias de Nazaré 2013: Exposição comemora uma década com programação especial"

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso