Festival do Chocolate tem desfile de joias do Espaço São José Liberto

Desfile do Polo Joalheiro do Pará no Festival do Chocolate. Foto: Eunice Pinto/AG. PARÁ
“A natureza e a cultura amazônica na joia paraense: uma bela mistura” foi o tema do desfile que o Espaço São José Liberto promoveu nesta sexta-feira (13) durante o I Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e a Flor Pará 2013. Os eventos acontecem no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, até este domingo, 15.

O público prestigiou e aprovou o desfile de 40 joias e acessórios de moda criados e confeccionados por profissionais do Polo Joalheiro do Pará, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e da Organização Social Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

As peças refletiram temáticas associadas à diversidade cultural amazônica e espécies botânicas, em especial o cacau e as flores do Pará. As modelos mostraram colares, braceletes, anéis, pulseiras, fivelas e pingentes produzidos com materiais naturais e resíduos óticos e urbanos, em sintonia com tendências mundiais da moda e do setor de joias.

De acordo com Rosa Helena Neves, diretora executiva do Espaço São José Liberto, as peças são obras artísticas que retratam a originalidade, a beleza e a criatividade do design inovador, criado pelos profissionais que participam do Programa Polo Joalheiro do Pará. Segundo ela, são técnicas que, associadas às gemas minerais e orgânicas, à prata e ao ouro, geram uma mistura única e original.

Foi desta mistura que surgiram as joias e acessórios de moda do desfile, que mostrou um pouco dos mistérios e belezas da Amazônia, do seu povo e de sua história. “As inspirações percorreram um longo caminho entre os rios, florestas, festas da cultura popular, cultura indígena marajoara e tapajônica, patrimônio histórico do lugar, lendas amazônicas, fauna e flora brasileira. As técnicas utilizadas no ciclo produtivo desta coleção habitam a tradição da ourivesaria artesanal, aliada ao design inovador de joias, promovido pelos mestres ourives, grupo de designers e micro empresários do Polo Joalheiro do Pará”, explicou Rosa Helena.

Orvalho Transcedente, Folha, Maresia, Helicônia, Pássaro de Paraíso, Relíquia do Marajó, Metamorfose, Pássaro de Fogo, Águas de Lua Cheia, Arte Plumária, Cobra e Floresta Urbana são algumas das peças da coleção. Na composição das joias e acessórios, além de gemas diversas, como ametistas, quartzos, citrinos e diamantes, outras matérias-primas se destacam, dentre elas o chifre de búfalo, osso de boi, cedro, fibra de miriti e gema vegetal de açaí.

Marilda Nunes, ex-primeira dama do Pará, destacou que as impressões sobre o desfile foram as melhores possíveis. “As joias todas são de muito bom gosto e sofisticadas. Estão de parabéns todos os designers do desfile”, disse ela, contando que costuma visitar as lojas do Polo Joalheiro.

A educadora ambiental Terezinha Rezende, que desenvolve projetos com comunidades paraenses na área de aproveitamento de produtos florestais, enfatizou a matéria prima de algumas peças. “Um pensamento da minha área é que a gente agradece tudo que é aproveitado e reutilizado, ajudando a manter a floresta em pé. As joias ficaram lindas com esse acabamento e, principalmente, por mostrarem essa preocupação com a matéria-prima utilizada”, observou Terezinha, destacando a utilização de madeira certificada e outros materiais.
Marilda Nunes , ex-primeira dama do Pará, prestigia desfile do Polo Joalheiro. Foto: Igama/Divulgação
Os microempresários e produtores que participaram do desfile foram Fábio Monteiro, Danatureza, Ivete Negrão, Circe Silva, Hanna Mariah, Joiartmiro, Amorimendes, Brilho da Amazônia, Danatureza, HS Criações e Design, Ourogema, Montenegro's, Sila Brasila, Izaias Lopes, Ana Cassia, Joelson Leão, José Odir e D'Sales. E as peças foram assinadas pelos designers Fábio Monteiro, Joseli Limão, Ivete Negrão, Circe Silva, Lídia Abrahim, Argemiro Muñoz, Julia Mendes, Helena Bezerra, Selma Montenegro, Marcilene Rodrigues, Izaias Lopes, Camilla Amarall e João Sales.

A Seicom e o Igama assinaram a produção executiva do desfile. A jornalista especializada em moda Felícia Assmar Maia foi responsável pela concepção do desfile, cuja curadoria das joias e acessórios de moda foi da equipe do Igama: Clarisse Fonseca, Luanna Alysse, Thiago Albuquerque e Rosa Helena Neves.

A realização do I Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e Flor Pará 2013 é do Governo do Estado, por meio da Sagri, e conta com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faepa), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Instituto de Artes do Pará (IAP), Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e outras instituições. A organização é da MVU Promoções e Eventos, empresa baiana do Grupo M21, idealizadora do projeto.

O eventos, abertos na quinta-feira (12), prosseguem até 15 de setembro, das 14 às 22 h, no Hangar. A entrada custa R$ 10,00 (meia para estudantes e crianças até 12 anos). Há gratuidade para idosos acima de 60 anos e portadores de necessidades especiais. Mais informações no site www.festivaldochocolate.com

Asom/Igama


Leia também na Agência Pará de Notícias




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso