Festival do Chocolate tem desfile de joias do Espaço São José Liberto

Colar Estrela de Naiá. Foto: HS Criações & Design/Divulgação

O Espaço São José Liberto promove nesta sexta-feira (13), às 19h30, um desfile de joias criadas e confeccionadas por profissionais do Polo Joalheiro do Pará, durante o I Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e a Flor Pará 2013. Os eventos acontecem no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, até 15 de setembro (domingo).

O desfile mostrará 40 peças, entre anéis, colares, pingentes e brincos, que homenageiam a flora amazônica. Uma delas é o colar "Estrela de Naiá", criado pela designer Lídia Abrahim, com ourivesaria de Alexandre Santiago e produção da empresa HS Criações & Design. Além do design, o diferencial do colar é a incrustação paraense, técnica desenvolvida no Polo Joalheiro, que confere colorido especial às jóias a partir do pó de gemas minerais e orgânicas.

Entre as peças estão ainda Borboleta Flor, Orquídeas Silvestres, Chuva de Manga, Açaí na Cuia e Palmeiras Choro aos teus Pés. São joias em ouro e prata, com gemas minerais (como quartzo verde, granada, berilo e ametista) e matéria prima característica da região, como a fibra de curauá.

Exposição - No local, o Espaço São José Liberto, com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), também montou um estande de joias e artesanato, e uma  exposição de joias e acessórios de moda. As peças da exposição são inspiradas nos temas dos dois eventos, como as gemas vegetais de chocolate, técnica desenvolvida pelo mestre ourives e artesão Paulo Tavares.

Gemas Vegetais. Foto: Igama/Divulgação

No processo de criação das gemas vegetais, a composição dos pigmentos é 100% natural, tendo como matéria prima cascas, folhas, flores, sementes, frutos e raízes. Os processos, ambientalmente sustentáveis, aproveitam resíduos descartados pela natureza e pelo homem.

O Espaço São José Liberto é mantido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e da Organização Social Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

A realização dos dois eventos é do governo do Estado, por meio da Sagri, e conta com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faepa), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Instituto de Artes do Pará (IAP), Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e outras instituições. A organização é da MVU Promoções e Eventos, empresa baiana do Grupo M21, idealizadora do projeto.

O I Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e a Flor Pará 2013, abertos na quinta-feira (12), prosseguem até 15 de setembro, das 14 às 22 h, no Hangar. A entrada custa R$ 10,00 (meia para estudantes e crianças até 12 anos). Há gratuidade para idosos acima de 60 anos e portadores de necessidades especiais. Mais informações no site www.festivaldochocolate.com
Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso