Turismo religioso do Pará se fortalece com promoção do Círio de Nazaré na Expocatólica

Artesanato paraense atrai crianças e adultos no estande do Pará na Expocatólica.
Foto: Benigna Soares. Paratur/Divulgação
Após quatro dias de promoção do Pará como destino turístico prioritário na Amazônia, representantes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) comemoram os bons resultados do trabalho, que está sendo desenvolvido desde o sábado, 20, no Riocentro, Centro de Eventos do Rio de Janeiro (RJ), onde acontece até o próximo dia 26 a 10ª Expocatólica, parte da programação voltada aos voluntários da Jornada Mundial da Juventude e onde estará o Papa Francisco, no próximo dia 28.

O evento, que envolve diariamente um público de 25 mil pessoas em torno da exposição, comercialização e promoção de produtos, serviços e manifestações religiosas, tem apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Ministério do Turismo (MTUR), entre outros que fazem dela a maior feira desse segmento na América Latina.

Tereza Jacqueline Alves, diretora de Marketing da Paratur, comemora os bons resultados da promoção do Círio, que todos os anos, no segundo domingo de outubro, leva para a capital paraense mais de 2 milhões de romeiros, entre os quais, 76 mil turistas.  “Estamos recebendo elogios de todo o público para o nosso estande, que em 300 metros quadrados representa a Basílica Santuário de Nazaré, a Catedral da Sé, os Arcos de Nazaré e que guarda ao centro a berlinda com a Imagem Peregrina de Nazaré. Esse reconhecimento à parceria que fizemos com a Arquidiocese de Belém, Diretoria do Círio, com o Sebrae e ainda o Polo Joalheiro é muito gratificante”.

Rafaella Brito, gerente de Turismo Cultural da Setur, avalia que o Círio enquanto produto turístico que representa o segmento religioso já é bem conhecido pelo público que passou pelo estande do Pará, onde está sendo apresentada a nova marca associada ao “slogan Pará, a obra-prima da Amazônia”. “A estratégia agora é mostrar para esse público que o Círio de Nazaré está mais acessível”, explica Rafaella.

A constatação da gerente de turismo cultural da Setur está de acordo com a observação de quem está na outra ponta dessa cadeia produtiva, o operador de turismo. É o caso do operador de turismo religioso Antônio Ricardo Uchôa, gerente regional de vendas da Comunidade Obra de  Maria, de Recife.

“O Círio ainda não está junto da gente por que hoje a visão da obra de Maria está voltada para mercados como Cachoeira Paulista, Aparecida e outros internacionais. Mas talvez seja este encontro o início de uma parceria. Vamos incentivar em nossa área comercial uma pesquisa de interesse do nosso público em relação ao Círio. Vamos avaliar desafios relacionados ao acesso aéreo e este roteiro novo que recebemos e certamente teremos o Círio e o Pará  como opção”.

Ainda está na agenda de programação do Pará na Expocatólica 2013 e Jornada Mundial da Juventude uma procissão com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré pelos três pavilhões do Riocentro, onde está acontecendo a Expocatólica até o dia 26. Será nesta sexta-feira, 26, às 14 horas, com participação do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira; do secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes; do diretor do Círio, Kleber Vieira; do vice-presidente da Associação Nossa Senhora de Nazareth-Rio, Fábio Ítalo; da diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves e do pároco da Basílica Santuário de Nazaré, padre Waldeci Souza, entre outros convidados.


Texto: Benigna Soares - Paratur

Fonte: Agência Pará de Notícias 


Leia também Joias e artesanato atraem público ao estande do Pará na Expocatólica

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso