Joias e artesanato paraense serão expostos na Jornada Mundial da Juventude

                     "Divina Acolhida", criação da designer Clara Amorim, é um dos destaques da Expocatólica. O conjunto integra a Coleção Joias de Nazaré 2011: "Madonas do Barroco: a fé nos braços da Mãe". Foto: João Ramid.

Com a proposta de divulgar o destino Pará no mercado nacional e internacional, através de seus produtos turísticos, a Secretaria de Turismo (Setur) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e o Espaço São José Liberto, promoverão joias e artesanato do Polo Joalheiro do Pará na “10ª Expocatólica: Feira Internacional de Carisma, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos”.

A feira acontecerá no Rio Centro (Barra da Tijuca), na cidade do Rio de Janeiro, de 20 a 28 de julho, paralelamente a Jornada Mundial da Juventude: Rio 2013, marcada para o período de 23 a 28 de julho, data da visita do Papa Francisco ao Brasil.

As exposições integram a programação do “Peregrinus: Salão Internacional de Turismo Religioso”, que acontece dentro da Expocatólica. A feira é apoiada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde a sua primeira edição, passando a contar, posteriormente, com a atuação efetiva da Pastoral do Turismo, entidade da Igreja Católica no Brasil focada na promoção e no incentivo ao turismo religioso, que tem se expandido e se profissionalizado a cada ano.

O Governo do Pará, por meio da Setur e da Paratur, foi convidado pela organização da Expocatólica para participar do evento, para onde levará joias e artesanato, que serão expostos e comercializados em um estande de 300m², disponibilizado pelo Ministério do Turismo (MTur), em uma ação integrada com a organização da feira internacional.

No local, a temática será o Círio de Nazaré, considerada a maior procissão católica do mundo e que acontece todo segundo domingo de outubro, reunindo cerca de dois milhões de fiéis em Belém do Pará.

Peregrinus é a única feira da América Latina focada na promoção do turismo religioso. Com esse enfoque, durante a Expocatólica serão apresentadas propostas de santuários, peregrinações, casas de retiro, mosteiros, entre outras, além das agências de viagens e organismos de turismo nacionais e internacionais.

O Polo Joalheiro do Pará levará 33 peças do acervo de coleções da exposição “Joias de Nazaré”, lançada na época do Círio, que comemora, este ano, sua décima versão. Criadas e confeccionadas por 17 empresas, sete empreendedores e 16 designers do Programa Polo Joalheiro, em sua concepção e design, as joias homenageiam a padroeira do povo paraense e todo o imaginário simbólico que envolve o Círio de Nazaré.

Artesanato de miriti também será exposto na feira internacional. Foto: João Ramid
Peças do artesanato religioso da Casa do Artesão do Espaço São José Liberto também serão expostas na feira. Os símbolos do Círio serão retratados em diversas tipologias do artesanato paraense, como terços de sementes, cerâmica, berlindas e brinquedos de miriti. Feitos de uma palmeira da região, os objetos leves, coloridos, de formas variadas, são típicos dessa época. A Casa do Artesão concentra variadas tipologias do artesanato paraense, produzidas por cerca de 400 artesãos de 43 municípios do Pará.

Além das exposições, o Espaço São José Liberto ofertará 50 brindes para operadores de Turismo, imprensa especializada e autoridades do trade turístico. Os brindes serão entregues durante as apresentações do roteiro do Círio de Nazaré e das especificidades do destino Pará, que acontecerão durante o evento.

Promover e divulgar o Estado são ações do “Ver-o-Pará”, Plano Estratégico de Turismo do Pará. De acordo com a Paratur, dentro do segmento Turismo Cultural, a religiosidade está contemplada no portfólio de produtos selecionados pelo plano. O Círio de Nazaré, no Polo Joalheiro do Pará, em Belém, é destaque na categoria de produtos estrelas, aqueles considerados excepcionais e singulares, sendo capazes de atrair um fluxo turístico superior a 70 mil visitantes em um universo de 2 milhões de romeiros. Segundo a presidente da Paratur, Socorro Costa, a meta do Governo Simão Jatene é que o Estado do Pará seja líder na Amazônia até 2020.
 "Riqueza de Mãe", criação da designer Helena Bezerra, faz parte do acervo da Coleção Joias de Nazaré, que o Polo Joalheiro do Pará mostrará na 10ª Expocatólica. Foto: João Ramid

Joias de Nazaré - As peças que o Polo Joalheiro do Pará levará para o encontro religioso abordam temáticas em torno da fé e todo o imaginário que envolve o Círio de Nazaré, como as 11 procissões da festividade, a corda, as miniaturas de miriti, o manto, os votos e os “promesseiros” - tema da coleção deste ano.

A exposição foi concebida a partir das coleções Joias de Nazaré e corresponde às nove versões já realizadas. É o “Workshop de geração de produtos: Joias de Nazaré”, que possibilita aos designers participantes do Programa Polo Joalheiro a pesquisa iconográfica e o estudo de materiais inovativos da joalheria paraense.

A inovação é marca da iniciativa, segundo Rosângela Gouvêa, mestra em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local e professora do curso de Bacharelado em Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que participou de outras edições da exposição e ministrou a primeira etapa do workshop deste ano.

“Procuramos a inovação na escolha dos temas, embora sempre abordemos a Nossa Senhora em todas as coleções. Este ano, a intenção foi enfatizar as pessoas que acompanham o Círio, seja fazendo promessas ou não. E, ainda, aqueles que fazem diversas homenagens”, explica Rosângela, fazendo referência à queima de fogos, aos espetáculos musicais e outras manifestações em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

Rosa Helena Neves, diretora do Espaço São José Liberto. Foto: Igama Divulgação
As joias produzidas são inspiradas em ícones do Círio de Nazaré e sua festividade. São peças em ouro e prata com gemas minerais e orgânicas. “É um objeto que emociona, pois comunica a nossa fé, nossa cultura e a magia da criação”, destaca Rosa Helena Neves, diretora do Espaço São José Liberto e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social gestora do espaço, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Seicom.

Outro encantamento da exposição, ressalta a diretora, diz respeito aos nomes das joias, batizadas pelos designers criadores das peças. Senhora de Luz, Caminhos de Fé, Maria, Divina Mãe, Acolhida, Esperançosa, Naza Pop, Riqueza de Mãe e Festa de Fé são alguns deles. “Aos visitantes será oportunizado um percurso por esta festa de fé que homenageia a Rainha da Amazônia: Nossa Senhora de Nazaré”, conclui Rosa Helena Neves.

Ascom/Igama

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