Site do "Encontro Luso-Brasileiro de Territórios Criativos" destaca exposição do Polo Joalheiro

O bracelete "Flora Amazônica", criado pela designer Ivete Negrão, faz parte da exposição do Polo Joalheiro em Portugal. FOTO: Igama Divulgação

A exposição “Cultura e Natureza: o Luxo do Design, Moda e Manualidades Amazônicas”, que o Polo Joalheiro do Pará levará para Portugal, durante o “Encontro Luso-Brasileiro de Territórios Criativos”, é destaque no hot site criado para divulgar o evento. A exposição faz parte da programação artística do encontro, que acontece de 7 a 09 de junho de 2013, no Espaço Brasil, em Lisboa (Portugal), no LX Factory, onde a Funarte (Fundação Nacional das Artes) concentra a programação do encontro. A iniciativa é do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Economia Criativa (SEC/MinC). O endereço do hot site é http://www.cultura.gov.br/territorioscriativos

Para o encontro, o Polo Joalheiro, que funciona no Espaço São José Liberto, levará joias, moda e artesanato. A experiência desenvolvida pela instituição paraense também será mostrada por Rosa Helena Neves, diretora executiva do Espaço São José Liberto, e Airton Fernandes Lisboa, diretor de Desenvolvimento de Comércio e Serviço da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), que falarão sobre o tema “Programa Polo Joalheiro do Pará/Espaço São José Liberto: o simbólico e o material da cultura – uma experiência de território criativo na Amazônia”.

O território criativo do São José Liberto reúne um grupo de designers, mestres artesãos, ourives, fornecedores de matéria prima local e microempresários paraenses, que desenvolvem atividades de setores criativos, como artesanato, joalheria, moda, design, gastronomia, música, teatro, literatura e patrimônio cultural.

O Programa Polo Joalheiro é mantido pelo governo do Pará, por meio da Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip), Seicom e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

 
 Bracelete "Cobra", criado e confeccionado por Izaias Lopes, em prata, com cedro e osso de boi, também será exposto em Portugal. FOTO: Igama Divulgação

Sustentabilidade - A exposição “Cultura e Natureza: o Luxo do Design, Moda e Manualidades Amazônicas” levará 44 peças para Lisboa. As joias e acessórios de moda integram diversas coleções lançadas pelo Espaço São José Liberto. A mostra tem ainda peças criadas, especialmente, para o encontro, como o colar e o bracelete "Flora Amazônica", confeccionado em ouro com gemas minerais, uma criação da designer Ivete Negrão, com produção da empresa Zeus.

Algumas joias e acessórios têm na matéria prima utilizada o diferencial, como a bolsa "Memórias II", criada e produzida pela designer Celeste Heitmann, que usou coador de café reciclado e pintado  manualmente. A bolsa retrata um dos principais cartões postais da capital paraense, o Mercado Ver-o-Peso.

Já a designer Júlia Mendes buscou em alumínio reutilizado, placas de computador e controle remoto a inspiração para criar o colar "Control Natural", que também é composto por fibra de miriti.
 
A bolsa "Memórias II", criação da designer Celeste Heitmann, é um dos destaques da exposição. FOTO: Igama Divulgação
 Colar "Control Natural", criado pela designer Júlia Mendes e produzido pela empresa Amorimendes. FOTO: Consórcio Empresarial Divulgação

Criatividade - Serão expostos brincos, anéis, gargantilhas, maxi colares, braceletes, pingentes, terços, prendedores de gravata, broches, bolsas e peças de artesanato de tipologias diversas.

Com inspiração na diversidade amazônica, e uma linguagem universal, as joias e acessórios de moda têm assinatura dos designers Celeste Heitmann, Ivete Negrão, Eli Cascaes, Joseli Limão, Roseli Matias, Helena Bezerra, Argemiro Muñoz, Júlia Mendes, Rosa Castro, Fábio Monteiro, Izaias Lopes, Marcilene Rodrigues, Ivam Silva, Selma Montenegro, Lídia Abrahim, Nilma Arraes e Clara Amorim.

Já o trabalho de ourivesaria das peças foi de responsabilidade dos seguintes ourives e empresas: Joelson Leão, Francisco de Assis, Reinaldo Santos, Carlos Arcanjo, Alexandre Santiago, D’Sales, Mãe D’Água, Amazonita, Danatureza, HS Criações & Design, Joiartmiro, Rosa Castro, Celeste Heitmann, Sila Brasila, Zeus, Clara Amorim, Ourogema, Montenegro’s e Hanna Mariah.

A exposição “Cultura e Natureza: o Luxo do Design, Moda e Manualidades Amazônicas” tem curadoria de Rosa Helena Neves, diretora do Espaço São José Liberto e do Igama, e Clarisse Fonseca, curadora do Igama. A apresentação é de autoria de João Jesus de Paes Loureiro, escritor, poeta, professor universitário mestre em Teoria da Literatura e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC)/Universidade de Campinas (Unicamp)/São Paulo e doutor em Sociologia da Cultura pela Sorbonne (França).
Leia também: Exposição de joias e acessórios amazônicos - Polo Joalheiro do Pará

Para ver as fotos publicadas no hotsite basta clicar AQUI

Leia também na Agência Pará de Notícias 


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso