Programa Polo Joalheiro promove oficina de design de joias

Regina Machado e participantes da oficina, no Mangal das Garças. Foto: Renata Cunha- Igama Divulgação
Buscar inspiração em formas e cores da natureza característica do Mangal das Garças, um dos pontos turísticos do Pará. Foi o que fizeram os participantes da oficina técnica “Design de Joias”, da ação “Desenvolvimento integrado do design de gemas, joias e bijuterias”, que integra o projeto de estímulo à inovação, competitividade e desenvolvimento integrado da cadeia produtiva de joias, gemas e bijuterias. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Sebrae Nacional e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O projeto é promovido no Pará em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e organização social Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), gestora do programa Polo Joalheiro e do Espaço São José Liberto.

Preparatória para o “Preview de Joias e Bijuterias 2014”, a oficina ocorreu de quinta (12) a sexta-feira (14), no Espaço São José Liberto, reunindo designers, estudantes de design e artesãos da linha de acessórios de moda e manualidades. Na oportunidade, os participantes conheceram mais sobre o processo de criação de joias e bijuterias, exercitando o olhar e discutindo sobre novas tendências do setor.

A oficina foi ministrada pela designer de joias e consultora de design e estilo do IBGM, Regina Machado, mestre em comunicação dos sistemas simbólicos e doutora em comunicação e cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo Regina Machado, o DNA da joia do Pará é resultado do trabalho que o Polo Joalheiro tem desenvolvido com designers, ourives e demais profissionais da cadeia produtiva de joias, acessórios de moda e artesanato do Programa Polo Joalheiro.

“A gente não está inaugurando uma visão criativa dentro dos processos de criação do Espaço São José Liberto. A inovação e a criatividade sempre foram marcas do design das joias do Pará”, enfatizou a consultora, que também ressaltou a importância do  momento atual do país, que tem valorizado o potencial humano criativo de cada região.

“Só temos a somar a esta agenda, a este momento que o Brasil está passando, valorizando, cada vez mais, a economia criativa, que tem como espírito a criatividade e a brasilidade. O tema para 2014 do ‘Preview’ é ‘Chiques Trópicos’, e as criações do Pará vão se encaixar bem nele”, concluiu Regina Machado.

A diretora do Espaço São José Liberto e do programa Polo Joalheiro, Rosa Helena Neves, destacou que a oficina técnica é resultado do trabalho de parceria que o governo tem promovido junto a instituições brasileiras, tendo em vista o desenvolvimento do Estado e dos profissionais da área da economia criativa, destacando-se as criações culturais e funcionais, como a joia, o design e a moda, além das expressões culturais, como o artesanato e as manualidades.

A diretora disse, ainda, que o Espaço São José Liberto é exemplo de território criativo na Amazônia e que, por meio de suas ações, tem potencializado a integração entre os setores criativos que abriga e as categorias culturais promovidas em sua agenda mensal.

Os participantes tiveram aulas teóricas e práticas, com visitação ao Mangal das Garças. 
Foto: Renata Cunha - Igama Divulgação

Inspiração – Borboletas, aves, a vegetação de mangue, a Baía do Guajará e toda a biodiversidade presente em um dos mais belos cartões postais de Belém do Pará, o Mangal das Garças, serviram de inspiração aos participantes da oficina. A designer de joias Paloma Vale, que ingressou no Polo Joalheiro em 2005, ressaltou a importância da iniciativa.

“A Regina sempre traz muita informação para nós, o que ajuda muito no nosso trabalho”, comentou Paloma, que também aprovou a escolha do Mangal para as aulas práticas. "A visitação foi inspiradora pela fauna e flora presentes no local, que tem uma ambientação maravilhosa, com a presença vegetal e de pequenos insetos, como os do borboletário", acrescentou.

Jonathan Camelo e Regina Machado. Foto: Renata Cunha - Igama Divulgação
Outro participante da oficina, Jonathan Camelo, estudante do curso de design de produto do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), contou que ingressou no programa Polo Joalheiro há apenas três meses, tempo em que participou de outro workshop e passou a fazer parte do grupo de moda.

“Foi muito bacana. O trabalho da Regina é incrível. A gente teve essa noção de sensibilidade do mercado e de produção: o que vai ser tendência, o que estão usando, o que não vão mais usar... Isso vai te guiando na hora de criar, de produzir”, comentou Jonathan.

Segundo o designer, o curso ajudou, ainda, a colocar os alunos a par do tema geral a ser trabalhado nas próximas coleções, que é o próprio Brasil criativo. “É um tema muito amplo, que engloba muita coisa e que vai ajudar na hora de produzir e criar as peças. Não temos que seguir uma linha. Como o tema é bem aberto, a hora de criar também é bem aberta”, complementou, explicando que curso ajudou a dar referências para a sua área de atuação, que é o vestuário.
As aulas também aconteceram no auditório do São José Liberto. Foto: Renata Cunha
O próximo curso a ser oferecido pelo Polo Joalheiro é o de “Técnicas de incrustação paraense: esmaltação na joalheria com materiais inovativos”, no auditório do Espaço São José Liberto, de 19 a 28 deste mês. O público-alvo são ourives finalizadores de joias, designers, empreendedores do setor joalheiro e artesãos da linha de  acessórios e manualidades.

Mais informações sobre a programação de cursos e oficinas do Polo Joalheiro do Pará podem ser obidas com a gerente do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional, Luanna Alysse, pelos telefones (91) 3344-3518 e 3344-3557.

Ascom/Igama

Leia também na Agência Pará de Notícias

Leia também Oficina para o "Preview Design de Joias e Bijuterias 2014" começa nesta quarta, 12, no Polo Joalheiro




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso