Grupos folclóricos e quadrilhas abrem o Festival Junino do São José Liberto

A Pedreira foi representada pela Marujada da ARCTIP. Foto: Igama Divulgação
Quatro apresentações, entre grupos folclóricos e quadrilhas infantis e adultas, abriram o Festival Junino do Espaço São Jose Liberto na tarde do último domingo (09). Os grupos se apresentaram para um público formado por turistas e moradores dos arredores, no Coliseu das Artes. Trajes impecáveis e apresentações marcadas por coreografias bem ensaiadas foram destaques nas apresentações, que também mostraram desfiles de misses simpatia e caipira.

O evento acontece todos os domingos de junho. Já confirmaram participação no festival, para o próximo domingo, a partir das 17 horas, as quadrilhas mirins Caçulas da Cremação; Crianças que Brilham, do bairro da Terra Firme, e Quadrilha Santa Luzia (adulta), do bairro do Jurunas.

O encontro reúne grupos de diversos bairros da capital e de outros municípios da Região Metropolitana, numa iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

A Marujada da Associação Recreativa e Cultural Terceira Idade Pedreirense (ARCTIP), Encantos da Terra Firme (mirim), Amor Caipira da Cremação (mirim) e Roceiros da Terra Firme (adulta) foram as atrações da abertura do festival.
 "Encantos da Terra Firme" foi uma das atrações do festival do São José Liberto. 
Foto: Igama Divulgação
Os grupos empolgaram o público. “Foi muito bom. Eu fico muito feliz de ver que nessa idade têm toda essa alegria. A minha mãe, até os 80 anos, também fez parte de um grupo de idosos no interior de Capanema”, informou a manicure Elcimar Carvalho, referindo-se à apresentação da Marujada, no bairro da Pedreira.

“Dançar é uma alegria”, resumiu o aposentado Manoel Lisboa, 74 anos, que há três anos faz parte do grupo. Help Luna, presidente da ARCTIP, contou que, para reunir os participantes nos ensaios e reuniões semanais, tem o apoio de parceiros, como o Centro Educacional Acreditar Yolanda Martins e a Escola de Samba Império Pedreirense, que auxiliam nesse trabalho social desenvolvido pela instituição, também voltado para crianças do bairro.

Victor Pereira, coreógrafo da Associação há 10 anos, é professor de Letras e participa de um grupo parafolclórico da capital. Ele disse que sua avó participava do grupo de danças, e acabou convidado por Help Luna para ser o coreógrafo da ARCTIP, trabalho que considera “uma diversão”.

Tradição - As quadrilhas mirins também empolgaram o público. A participação nos grupos quase sempre é incentivada pelas famílias, como é o caso da “Encantos da Terra Firme”, coordenada por Miriam Vilhena, que conta com a ajuda de seu filho, Jairo Vilhena, e de sua mãe, Israelita Souza, fundadora da quadrilha há 19 anos (a mirim existe há cinco anos). Para preparar a quadrilha para os festivais juninos, ela conta com investimentos da própria família e ajuda de alguns pais e participantes, na confecção dos figurinos.

A quadrilha Encantos reúne crianças e jovens, de 3 a 19 anos, como os estudantes Érik da Costa, de 12 anos e há um ano no grupo, Eliseu Rodrigues, também com 12 e que já participa há quatro anos e Walison Lima Penha, que tem 14 anos e dança há 3 anos na quadrilha. “Estou satisfeito porque aprendi a dançar. A quadrilha é importante para a nossa cultura e também porque tira jovens da rua, onde só se aprende besteira”, observou Walison.
Lúcia, Daniela e Maria Gabriele prestigiaram o festival. Foto: Igama Divulgação
A pequena Beatriz participou do festival junto com seus pais. Foto: Igama Divulgação
A tradição de assistir aos eventos juninos também é repassada às novas gerações. A pequena Beatriz caprichou na produção para participar do festival junino do Espaço São José Liberto, junto com seus pais, Anna e Henrique Pereira. As vendedoras Lúcia do Socorro e Daniela da Silva Santos, avó e mãe de Maria Gabriele, fizeram questão de vestir a criança com trajes típicos. “A gente muito legal. Os grupos são ótimos e o local é seguro e confortável”, enfatizou Lúcia do Socorro.

Serviço:
O Festival Junino do Espaço São José Liberto prossegue no próximo domingo (16), a partir das 17 horas, com entrada franca. O festival acontece todos os domingos de junho, no Coliseu das Artes do ESJL (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Mais informações pelo telefone (91) 3344-3517 (Carmem Macedo, gerente de Eventos).


Ascom/Igama

Leia também na Agência Pará de Notícias 




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso