Workshop prepara a nova coleção de moda e manualidades do Polo Joalheiro

Novo olhar: iniciativa estimula designers participantes
Estimular a criatividade e novos olhares para o cotidiano, a partir de lembranças marcantes do passado. Com esse objetivo, o “Workshop de Geração de Produtos de Acessórios de Moda – Criação de Projetos” resultará na nova coleção de acessórios de moda e manualidades, criada pelos profissionais que fazem parte do Programa Polo Joalheiro do Pará. O workshop, que começou na última terça-feira (7), prossegue até esta sexta-feira (10), no auditório do Espaço São José Liberto.

Cerca de 20 designers participam da atividade, que integra a programação anual do Projeto de Qualificação Profissional do Programa Polo Joalheiro do Pará, uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama). O workshop visa a melhoria da qualidade dos produtos gerados e o incentivo à atuação do profissional da área de design, dando suporte, ainda, a novos empreendedores que desejam ingressar no mercado por meio do Programa.

Yorrana Maia e Fernando Hage
O processo criativo é ministrado por Yorrana Maia, especialista em Moda e Criação, pela Faculdade Santa Marcelina/SP e professora da Universidade da Amazônia (Unama), e Fernando Hage, mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac/SP e professor da Unama. No primeiro dia foram mostradas novas tendências e inspirações na área de Design e Moda. No segundo dia do curso foi trabalhada a parte prática, em que cada aluno buscou inspiração na sua história de vida.

“Na verdade, o que a gente quer é trazer um novo olhar para esse universo que eles já conhecem. A criação é um treino, é treinar o olhar e enxergar naquele universo particular outras formas, outras referências, agregando sempre algo novo para aquilo que a gente já faz. A moda funciona a partir do novo, então, cada projeto tem que agregar algo novo, e o novo está ao nosso redor. São coisas que chamam a nossa atenção a ponto de querermos falar sobre elas. Isso é inspirador para o criador. Basta treinar esse olhar”, explicou Yorrana Maia.
Workshop vai gerar a nova coleção de Moda e Manualidades do Polo Joalheiro

O workshop mostra que todas as etapas de criação são essenciais para se chegar ao produto final. Segundo Fernando Hage, os primeiros momentos do curso foram importantes para que cada participante levasse sua história, com suas especificidades. “Isso é interessante para a própria construção da coleção. Fazer com que cada um consiga colocar no seu produto seu próprio universo, para que os produtos tenham as suas assinaturas, o seu próprio estilo, história e materiais”, disse o professor, adiantando que, até o final do curso, cada participante deverá elaborar de dois a três projetos.

Os produtos gerados a partir deste workshop passarão por uma curadoria e integrarão a próxima coleção de acessórios de moda do Polo Joalheiro, que deverá ser lançada no segundo semestre deste ano.
O designer Erivaldo Júnior pretende replicar a experiência

Memória afetiva – Erivaldo Júnior, designer e consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pará), aprovou a metodologia e disse que pretende utilizar essa experiência nas turmas de municípios do interior do Estado, onde trabalha como instrutor de Design.

“Os professores pediram que trouxéssemos nossos baús de lembranças, objetos que tivessem a ver com nosso afeto, com nossa memória afetiva. Eu trouxe lembranças dos meus avós, do período em que morei no Japão, minha infância e adolescência, cavalos marinhos que coleciono, até a fase adulta, já como designer. Está sendo muito gratificante participar do workshop”, relatou Erivaldo Júnior, que participou da primeira coleção de manualidades criada pelo Polo Joalheiro, em 2011.
"Baú de lembranças": trabalhos reuniram objetos marcantes da vida dos designers
A designer Bárbara Müller também destacou a importância da iniciativa. Ela disse que buscou inspiração até na memória olfativa do seu passado, representada pelos cheiros dos cremes de beleza. “Eu trouxe muita coisa de família, lenços antigos, muita textura, cheiros, tecnologia. Isso acaba instigando sentimentos que a gente sabe que têm ali, mas não sabe como fazer isso fluir. É uma metodologia muito legal, que desperta sensações que nem a gente sabia que tinha. Estou adorando”, afirmou.
A designer Bárbara Müller aprovou a metodologia do curso
Novos cursos -“Metalurgia Básica”, próximo curso da programação, começará nesta sexta-feira (10) e prosseguirá até o dia 21 de maio, das 14 às 18 h, no auditório do Espaço São José Liberto. Os responsáveis pelo curso serão o mestre ourives e pesquisador Paulo Tavares e o design de produtos e ourives Fábio Alves.

De 21 a 28 de maio, das 14 às 18 h, no mesmo local, acontecerá o curso “Técnica de Incrustação Paraense”, com a designer Lídia Abrahim, que escreveu seu Trabalho de Conclusão de Curso, na Universidade do Estado do Pará (Uepa), sobre a técnica especial de ourivesaria. Os participantes aprenderão a empregar pó de gemas minerais e de diversos materiais orgânicos na joalheria local, obtendo resultados especiais de coloração, agregando novos materiais e substituindo a esmaltação.

Serviço: Mais informações sobre a programação anual do Projeto de Qualificação Profissional do Programa Polo Joalheiro do Pará podem ser obtidas com Luanna Alysse, gerente do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional (NDTO), pelos telefones (91) 3344-3518 e 3344-3557. As vagas são limitadas.

Fotos: Renata Cunha/Igama Divulgação

Leia também na Agência Pará de Notícias 

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso