Exposição Arte & Moda mostra o trabalho da designer Selma Montenegro

Colar "Mandinga" é destaque na exposição "Arte & Moda". FOTO: Ocione Garçon

A exposição “Arte & Moda – Acessórios Diferenciados”, que será aberta nesta sexta-feira (3), às 19 horas, no Espaço Cultural Sesc Doca, mostrará o trabalho da designer de joias Selma Montenegro, que reúne elementos regionais, seguindo as tendências da moda. Com a proposta de estimular a produção artesanal do Pará, divulgando a cultura paraense por meio de símbolos e gemas minerais características da região, a exposição segue até 10 de maio, com entrada franca, promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).

A exposição reúne peças variadas, de maxicolares a anéis, que destacam o colorido das gemas brasileiras, como o citrino, a ametista, a pedra do sol e ágata, além de metais, como a prata. Cruxificos, terços braceletes, cluths (bolsas) bordadas e confeccionadas com material regional, como o tururi, integram a mostra. Entre os colares que serão expostos na exposição está o colar “Mandinga”, inspirado nos amuletos de pimenta.

Para Selma Montenegro, integrante do Polo Joalheiro do Pará, o convite para fazer a exposição representa uma ótima oportunidade de mostrar o trabalho para o público paraense, especialmente, os comerciários. Natural de Afuá, na ilha do Marajó, ela integra o Programa de Desenvolvimento do Setor de Joias e Metais Preciosos, financiado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e gerenciado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).
Elementos regionais compõem as peças. FOTO: Ocione Garçon 

Além de designer de joias, Selma também é dona de umas das lojas do Polo Joalheiro, no Espaço São José Liberto. O seu prêmio mais recente foi conquistado em 2012, no maior concurso internacional de joias em ouro, o “Anglo Gold Ashanti Auditions”, promovido pela mineradora Anglo Gold Ashanti, da África do Sul. Selma Montenegro ficou entre as 18 finalistas, com o colar “Açaí”.

Com tema similar, foi também um colar, denominado “Fruto da Terra: Açaí”, que lhe rendeu a primeira premiação da carreira, em 2006, em um dos mais representativos concursos do país e com repercussão internacional: o Prêmio IBGM de Design de Joias, promovido pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM). Ela foi a primeira designer do Norte do país a figurar entre os profissionais selecionados no concurso, ficando em terceiro lugar entre os melhores designers do Brasil.

Serviço: exposição “Arte & Moda – Acessórios Diferenciados”, da designer Selma Montenegro. De 3 a 10 de maio, no Espaço Cultural Sesc Doca (rua Senador Manoel Barata, 1.803, Reduto). Abertura sexta-feira (3), às 19 horas. Entrada franca.

Ascom/Igama

Veja o convite aqui

Leia também na Agência Pará de Notícias




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso