Espaço São José Liberto é tema de reportagens de veículos nacionais

Da esquerda para a direta, jornalistas Luciana Neiva e Lou Bittencourt, diretora Rosa Helena Neves e jornalista Luciana Fróes. FOTO: Benigna Soares/Paratur
O Espaço São José Liberto foi assunto de reportagens produzidas por jornalistas do Rio de Janeiro e do Amazonas, que visitaram o local na primeira quinzena deste mês, por ocasião da 11ª edição do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. O evento trouxe para Belém importantes chefs de cozinha do Brasil e do mundo, além de jornalistas especializados em gastronomia.

As visitas e entrevistas resultaram de parceria entre a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e São José Liberto. A diretora executiva do espaço, Rosa Helena Neves, recebeu os jornalistas, concedeu entrevista e mostrou as dependências do local, que abriga o Polo Joalheiro do Pará, a Casa do Artesão, o Jardim da Liberdade e o Museu de Gemas do Estado.

A primeira equipe a visitar o local, dias 8 e 9 de abril, foi a dos jornalistas Aline Medeiros, Rui Barbosa e Bruno Fonseca, da Amazon Sat, rede de comunicação que abrange veículos como a TV Amazon Sat e o Portal Amazônia. Considerada um dos grandes grupos de Comunicação do Amazonas, a Amazon Sat oferece programação ao vivo para quase todos os Estados da região Norte e mantém o site www.amazonsat.com, considerado o maior canal de vídeos sobre a Amazônia.

Iniciada em 2004, a parceria entre a Paratur e a Amazon Sat tem permitido a divulgação do Pará nos nove Estados da Amazônia Legal e em outros países onde as mídias sociais e a TV a cabo levam a programação jornalística e de entretenimento oferecida pelo grupo. As ações seguem as diretrizes do Ver-o-Pará, Plano Estratégico de Turismo do Pará, da Paratur, que tem como missão promover e divulgar o turismo paraense.

Jornalista Aline Medeiros e Rosa Helena Neves, diretora do Espaço São José Liberto. FOTO: Igama Divulgação
DESTAQUE – O artesanato e a joia do Pará foram destacados pela equipe da Amazon, que ressaltou, ainda, outros atrativos turísticos do São José Liberto. A equipe produziu matéria especial sobre joalheria e artesanato, que será veiculada no programa Amazon Shop, no quadro “Assim que se faz”. No Polo Joalheiro do Pará, a equipe filmou as etapas de criação e confecção de uma joia artesanal.

Entre os entrevistados, o artesão Darlindo José de Oliveira Pinto, do Grupo de Mestres Artesãos de Modelagem em Balata, de Monte Alegre, oeste do Pará. Ele trabalha com a balata, artesanato feito de uma goma elástica semelhante ao látex da seringueira, que permite a produção artesanal de objetos similares aos de borracha.

Entre outras peças, Mestre Darlindo mostrou o “Búfalo Montado”, com a qual foi agraciado, em 2012, com o certificado da 3ª edição do Reconhecimento de Excelência da Unesco para os produtos artesanais do Mercosul+. O Grupo de Mestres Artesãos de Modelagem em Balata está vinculado ao Espaço São José Liberto, onde os mestres balateiros comercializam as peças na Casa do Artesão.

No último dia 12, o Espaço São José Liberto também integrou o roteiro de visitação a pontos turísticos de Belém de um grupo de jornalistas convidados para o Ver-o-Peso da Cozinha Paraense: Lou Bittencourt e Luciana Fróes, do jornal “O Globo”, e Luciana Neiva, assessora de imprensa da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que homenageará o Pará no Festival Gastronômico Rio Bom de Mesa, de 31 de maio a 9 de junho, no Rio de Janeiro, reunindo segmentos diversos, como cultura, artesanato, natureza e culinária.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso