Cortejo e show cultural marcam a programação da "Bumbarqueira" neste sábado (2)

Show terá São José Liberto como cenário. FOTO: FLAVYA MUTRAN/ARQUIVO AG. PARÁ
O cortejo carnavalesco é ponto alto da programação da “Bumbarqueira”, o Carnaval do Estado do Pará, que acontece neste sábado (2), a partir das 15h30, na Praça Amazonas, localizada ao lado do Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará. No local, haverá show com vários artistas e concentração dos grupos integrantes do cortejo, que culmina no Portal Amazônia, na Cidade Velha.

O evento reúne centenas de artistas e pretende levar as tradições culturais de diversos municípios do Estado pelas ruas da capital paraense. A organização é do Governo do Estado do Pará, por meio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Fundação Curro Velho, Instituto de Artes do Pará (IAP) e Fundação Carlos Gomes.

À tarde, durante a concentração do cortejo, haverá show no palco montado na Praça Amazonas, ao lado do Polo Joalheiro, no bairro do Jurunas. Tendo como cenário o Espaço São José Liberto, referência cultural, artística, comercial e do patrimônio arquitetônico de Belém, as atrações serão Arthur Espíndola e Banda (Belém); Carimbó do Tio Milico (Maracanã); Ilha de Mayandeua (Fortalezinha) e Banda Cantídio Gouvêa “A Furiosa” (Bragança). Em seguida, os brincantes seguem até o Portal da Amazônia, na orla da Baía do Guajará.

“O particular desta programação é a integração intersetorial das políticas públicas e o movimento dialógico entre as esferas dos governos estadual e municipal. Outro aspecto importante é a valorização das tradições culturais do Estado do Pará e o acesso democrático da sociedade ao evento cultural. Tudo isso acontecendo no tradicional bairro do Jurunas”, observa Rosa Helena Neves, diretora do Espaço São José Liberto, que tem como mantenedora a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

Além de todas as instituições culturais, diversas secretarias do Governo do Estado participam da “Bumbarqueira”, que tem parceria com a Prefeitura Municipal de Belém. Diversas campanhas de conscientização também serão divulgadas durante o Carnaval do Estado do Pará.
Arthur Espíndola é uma das atrações da "Bumbarqueira. FOTO: JULIANA SINIMBÚ - DIVULGAÇÃO

PROGRAMAÇÃO - Grupos de Bois-Bumbás, Cordões de Pássaros, bandas, blocos e escolas de samba da capital e do interior fazem parte da vasta programação do evento carnavalesco, que começa às 9h, na Praça Brasil, no bairro do Umarizal, com o desfile das “Crias do Curro Velho”. Em seguida, às 11 horas, haverá o “Baile Infantil”, na Fundação Curro Velho, no bairro do Telégrafo.

À tarde, a partir das 15h30, as quatro alas que formam o cortejo farão sua concentração ao lado do Polo Joalheiro do Pará. Durante a organização do cortejo, acontecerá show com artistas da capital e do interior. Um dos destaques do espetáculo musical é o cantor, compositor e multi instrumentista paraense Arthur Espíndola, considerado uma revelação da chamada “nova geração da MPB”.

Com 24 anos, Arthur Espíndola lançou, em maio de 2008, o CD “Coisas que peço”, onde regravou o samba "Borboleta Cega", de Jorge Aragão, e o sucesso "Vento Ventania", do Biquini Cavadão. No seu repertório, o popular tem releitura de música contemporânea, com a presença de ritmos e gêneros musicais diversos, como carimbo, lundu, pop, samba e até influência da música erudita.
Depois do show na Praça Amazonas, o cortejo segue pelas ruas Cesário Alvim, Arsenal e Bernardo Sayão, onde, no Portal da Amazônia, das 17h às 21h, acontece outro show com atrações como Yuri Guedelha & Sarau Brasil; Bateria Show da Escola de Samba Rancho Não Posso Me Amofiná; Banguê Elétrico e Banda Arte Show.

O encerramento da programação acontece no dia 9 (sábado) e 10 (domingo), no Centur (Fundação Tancredo Neves), com a realização de bailes carnavalescos com as bandas Sayonara e Orlando Pereira.
Segurança pública garantirá proteção dos brincantes e dos prédios públicos. FOTO: GERALDO RAMOS - IGAMA DIVULGAÇÃO
SEGURANÇA – Para garantir a organização e a segurança da “Bumbarqueira” a Fundação Tancredo Neves informa que firmou parceria com instituições do Estado e do Município que trabalham nas áreas de segurança, saúde, limpeza pública, entre outras.

A preocupação é garantir a segurança dos participantes, bem como a proteção dos prédios públicos tombados localizados nas áreas de concentração e do trajeto do cortejo, como o Espaço São José Liberto. A organização do evento informa, ainda, que serão disponibilizadas, no mínimo 200 defesas na concentração da Praça Amazonas e outras 200 no Portal da Amazônia, além do efetivo em todo o trajeto dos cortejos.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

LEIA MAIS AQUI: 

Bumbarqueira mobiliza comunidade jurunense para os festejos de carnaval

Ascom/Igama, com informações da Ascom/Fundação Tancredo Neves




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso