Inovação marca a terceira edição da exposição “Futuro Brilhante”

Grupo Elos da Amazônia lança terceira edição da exposição "Futuro Brilhante"
Anéis de formatura com design exclusivo e arrojado, como um anel que também pode ser usado como pingente. Essa é a proposta dos sete designers, produtores e ourives que abriram, na noite de terça-feira (19), a terceira edição da exposição “Futuro Brilhante”, que leva a marca das peças artesanais criadas pelos profissionais que integram o grupo Elos da Amazônia, realizador da mostra, que pode ser visitada até o próximo dia 30 de setembro, na Casa do Artesão, no Espaço São José Liberto, das 09 às 19h, de terça a sábado, e das 10 às 19h, aos domingos. A exposição tem o apoio do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

As peças expostas e comercializadas foram confeccionadas em ouro e prata, contendo diversos tipos de gemas, pelas empresas Iana Joias, Amajoias, Leudo Joias, Jod Joias e Camilla Amarall, integrantes do grupo Elos da Amazônia, que também já promoveu as exposições “Meu Pará” e “Encantadora” (em homenagem ao Dia das Mães), em 2010.  

As inspirações para a criação dos modelos de anéis, assim como os processos criativos, são singulares, e o resultado pode ser verificado na variedade de formas e estilos das mais de 30 peças expostas. O ourives Francileudo Furtado, cujo processo de criação consiste em primeiro “mentalizar” totalmente a peça, e só depois desenhar, participa da exposição com cinco anéis.

Para a designer Camilla Amarall, responsável também pela autoria de cinco anéis, há duas formas de criar as joias. “Eu faço as duas: sento na bancada e vou ‘mirabolando’, e também desenho direto na bancada, ou antes de começar a fazer a peça”. Um dos anéis criados por ela, em ouro, além de remeter aos modelos mais tradicionais, destaca a gema, pois alguns clientes, segundo a designer, preferem abolir do anel o símbolo característico de cada curso.

Camilla explica que o público pode também, a partir do modelo escolhido, mudar o tipo de gema, inserir os símbolos das profissões e até mesmo interferir no design da peça. A exposição inspira tanto os formandos que alguns chegam até a desenhar o modelo do próprio anel. Seja como for, o simbolismo do momento, segundo Camilla, estará representado no anel, por isso a importância da joia representativa deste momento especial na vida das pessoas.
Inovação e criatividade na criação de anéis de formatura

DIFERENCIAL - Inspiração é o que não falta aos integrantes do Elos Amazônia. O designer e ourives Ismael Lima trabalha na área há 23 anos, e diz que peças da engenharia mecânica direcionada à construção de casas e carros foram a grande inspiração para ele, nesta edição da “Futuro Brilhante”. Peças que lembram, por exemplo, a engrenagem de um carro, como o anel com formato redondo (por dentro) e quadrado (por fora), que é um dos destaques de suas criações.

Junto com Ana Cássia Lima, ele criou dois anéis em ouro e três em prata. Um deles é o anel-pingente, feito em ouro com rubi, uma peça harmônica nas duas formas.

Ao contrário de Ismael, o produtor José Odir, da empresa Jod Joias, confeccionou 13 peças para a exposição, com projetos de designers ligados ao Programa Estadual de Joias e Metais Preciosos/Polo Joalheiro.

Criado por Joelson Leão e Andréa Marques, um anel em prata com topázio azul e em formato de um átomo, uma referência ao curso de Química, também chama a atenção de quem visita a exposição. “Criamos o grupo (Elos da Amazônia) para mostrar um trabalho diferenciado, com estilos diferentes e unindo ideias”, ressalta Joelson Leão.

Diferente também é o marcador em prata, criado por Joelson e Andréa, uma opção a mais para presentear os formandos, já que a coruja remete ao conhecimento e à sabedoria, sendo o símbolo de alguns cursos superiores.


DATA ESPECIAL - As opções são variadas para marcar uma data tão especial na vida de milhares de pessoas. Tão especial que acaba despertando o desejo de imortalizá-la em uma joia. “Apesar de alguns preferirem os modelos mais tradicionais, outros gostam de inovar, gostam do diferente, do exclusivo”, enfatiza Andréa Marques.

Os preços das peças também procuram atender a vários públicos, variando entre R$ 130,00 e R$ 1.900,00, para que todas as famílias, independentemente de classe social ou poder aquisitivo, possam concretizar o sonho de oferecer o anel de formatura ao filho ou a outro parente que concluiu uma importante etapa na vida estudantil.

SERVIÇO: Exposição Futuro Brilhante, de anéis de formatura. Aberta no dia 18 de setembro (terça-feira), na Casa do Artesão/Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Visitação até 30 de setembro. Entrada franca. Mais informações - Camilla Amarall (88014644 e 8191-6900). Realização: Grupo Elos da Amazônia. Apoio. Igama/Seicom.

Ascom/Igama

FOTOS: Igama/Divulgação




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso