Grupo Frutos do Pará mostra danças do folclore regional no São José Liberto

Uma apresentação do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará marcará neste domingo (1º de julho), a partir das 18 horas, a volta do Projeto Ritmos do Pará, que abre o Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto, para grupos folclóricos, sempre no primeiro e no último fim de semana do mês. Com entrada gratuita, o projeto Ritmos do Pará foi criado e desenvolvido pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição gerenciadora do Espaço São José Liberto, via Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom)/Governo do Pará.

Criado há três anos, o projeto tem o objetivo de ampliar o espaço para divulgação do trabalho de grupos folclóricos paraenses. Segundo Carmem Macedo, gerente de Eventos do Espaço São José Liberto, o projeto é uma forma de valorizar o artista paraense, disponibilizando espaço e estrutura para divulgar as músicas e as danças folclóricas do Pará.

Coordenado por Iracema Oliveira, o Grupo Parafolclórico Frutos do Pará comemora 20 anos no próximo dia 5 de julho. Segundo Nazaré Azevedo, coreógrafa do grupo, a apresentação no Coliseu das Artes faz parte das comemorações alusivas à data. Entre dançarinos e músicos, 35 artistas, além da equipe técnica e de produção, participarão do espetáculo.

Do vasto repertório do grupo, conta a coreógrafa, no próximo domingo serão mostradas, na primeira parte, coreografias de "Amazônia Lendária", que traz lendas como a do Boto, da Cobra Grande e da Matinta Perera. Na segunda parte, em homenagem ao encerramento da quadra junina, o "Frutos do Pará" mostrará uma "ciranda", apresentação que inclui diversos ritmos, como as cantigas de roda, xote, valsa e músicas juninas.
Sucesso – Com 20 anos de trabalho, o Grupo Folclórico Frutos do Pará acumula prêmios e reconhecimento nos festivais e eventos em que participa. Os integrantes encerraram recentemente uma série de apresentações em um projeto do Serviço Social do Comércio (Sesc-PA), e já estão com a agenda lotada para julho, além de apresentações marcadas para o segundo semestre. A partir de janeiro de 2013, o grupo se apresentará em diversas cidades do Sul e do Sudeste do Brasil.

"Acho ótimo esse projeto (Ritmos do Pará) do São José Liberto, porque dá oportunidade ao público de assistir ao nosso trabalho e ver o que é nosso, da terra. Por outro lado, também ajuda a gente a divulgar e conseguir patrocínio", explicou a coreógrafa Nazaré Azevedo, acrescentando que já participou duas vezes do projeto.
Histórico – Criado com o objetivo de preservar e divulgar a cultura paraense por meio das danças típicas, o Grupo Parafolclórico Frutos do Pará se apresenta dentro e fora do Estado, e ainda fomenta a prática dessa vivência no ambiente escolar.

Com o lema "O Amor pela Cultura acima de tudo", o "Frutos do Pará" foi fundado em junho de 1992 pela radialista Iracema Jesus de Oliveira e por alguns brincantes de um grupo junino do bairro do Telégrafo, onde fez sua primeira apresentação no festival da Igreja de São Raimundo Nonato.

Desde então, o grupo já se apresentou em diversos eventos e espaços culturais, como o Theatro da Paz e o Museu Paraense Emílio Goeldi (em Belém); o Festival do Açaí (no Marajó); Festa do Sairé (em Santarém); Festival do Caranguejo (em Maracanã); Festival de Carimbó (em Irituia); Mostra da Cultura, no Estado do Paraná; Festivais em Olimpia, Bauru e Guarujá, em São Paulo; Festival em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e na cidade de Anápolis, em Goiás.

Serviço: Apresentação do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará. Domingo (1º), às 18h, no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Entrada franca. Mais informações pelos fones: (91) 3344-3517 e (91) 9310-6189 (Carmem Macedo).

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso