Representante da ONU no Brasil conhece o Espaço São José Liberto

No início da tarde desta quarta-feira (23), o Espaço São José Liberto recebeu a visita do dinamarquês Bo Mathiesen, diretor do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc) e representante da Organização das Nações Unidas (ONU), na qualidade de chefe da ONU no Brasil e no Cone Sul. Ele está em Belém para tratar sobre a assinatura de um memorando de cooperação técnica com o Governo do Pará.

Acompanhado pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha; a representante do Grupo de Gestão do Pro Paz da Universidade Federal do Pará (UFPA), Izabela Jatene, e demais membros da comitiva, o representante da ONU foi recebido por Carmem Macedo e Thiago Gama, respectivamente, gerente de Eventos e coordenador Comercial do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Organização Social que gerencia o São José Liberto.

Bo Mathiesen conheceu o Espaço São José Liberto, que atrai visitantes pela beleza e a história de suas instalações, que incluem o Museu Gemas do Pará, o Polo Joalheiro e a Casa do Artesão. Durante a visita ao Museu das Gemas, acompanhada pela monitora Elizângela Souza, a comissão conheceu nas cinco salas um dos mais completos acervos arqueológico e gemológico do Brasil, com cerâmicas, rochas, gemas e joias da região, como o quartzo opalescente araguaia (opala facetada) e ametistas.

No local também foram apreciados resultados de alguns trabalhos do Programa de Joias e Gemas do Polo Joalheiro, que incluem coleções confeccionadas pelos profissionais do programa. São joias que usam metais preciosos, gemas orgânicas, sementes e caroços e têm como temáticas as culturas marajoara e tapajônica e inspirações em ícones da cultura local, como a religiosidade do povo paraense (nas peças inspiradas no Círio de Nazaré), o Mercado Ver-o-Peso e as ervas do Pará.

História – Depois do Museu de Gemas, a visita incluiu a capela, que fica na entrada do São José Liberto, e o Jardim da Liberdade, com destaque para o grande quartzo, de 2,5 toneladas, colocado no centro do espaço. Segundo Thiago Gama, o quartzo teria se partido ao meio quando foi colocado no jardim, composto por outros tipos de gemas, especialmente ametista e citrino.

A comitiva também conheceu a Cela Cinzeiro, uma sala memorial com objetos encontrados no então Presídio São José, desativado em 1998. A sala tem uma vitrine com armas feitas pelos presos, objetos de tortura e um resumo do vocabulário usado na cadeia. Em seguida, os visitantes conheceram algumas lojas do Polo Joalheiro, como a Loja Una, gerenciada pelo Igama, e a Belém da Saudade, especializada em joias antigas.

A comitiva também visitou a Ilha de Ourivesaria e o Coliseu das Artes, onde acontecem eventos culturais e sociais, e conheceu as várias tipologias do artesanato paraense comercializadas na Casa do Artesão – madeira, miriti, balata, fibras etc. Adornos, bolsas, sapatos e peças decorativas e utilitárias, criadas por artesãos de várias regiões do Pará e comunidades indígenas.

Bo Mathiesen assina com o governo do Estado, nesta quinta-feira (23), no Hangar –Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, um Memorando de Entendimento para instalação do Núcleo de Estudos e Projetos do Unodc. O objetivo é trabalhar planos de ação de cooperação técnica, que incluem alguns eixos de ação, entre eles o combate à violência, às drogas e ao crime organizado, bem como a promoção da defesa dos direitos humanos. Na ocasião, será formada a comissão que trabalhará a formação do núcleo.

Fotos: FERNANDA SCARAMUZZINI/OS PARÁ 2000




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso