Amazônia Fashion Week abre sua 5ª edição no São José Liberto

Um desfile temático, alusivo ao Mercado do Ver-o-Peso, abrirá o 5ª Amazônia Fashion Week, nesta sexta-feira (25), às 18h30, no Coliseu de Artes, no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro, instituição gerenciada pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama). Coordenado pela advogada, professora e jornalista especializada em moda Felícia Assmar Maia, o maior evento de moda da Região Norte se torna, a cada ano, em uma vitrine para a moda produzida por profissionais da terra.

A realização do evento, que prossegue até sábado (26), é da Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia (Costamazônia), com apoio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Igama, Governo do Estado e Prefeitura de Belém.

De acordo com Felícia Assmar, a realização do Amazônia Fashion Week no São José Liberto é o diferencial do evento, pelo local ser um centro de difusão de arte, cultura e incentivo à produção artesanal de joias e artesanato no Estado. “O Espaço São José Liberto tem bastante credibilidade junto ao público. As pessoas o reconhecem como um espaço onde há a diversidade da nossa cultura e o incentivo às artes e à criatividade de nossos artesãos e designers. E isso agrega valor ao nosso evento”, ressalta Felícia Assmar, enfatizando o crescimento do evento como mais uma prova do seu sucesso. O Amazônia Fashion Week, criado em 2003, era realizado anualmente, mas, desde 2007 passou a ter duas edições por ano.

O desfile de abertura, denominado “Saia no Mercado Ver-o-Peso”, destacará a saia, mostrando a peça característica do vestuário feminino de várias formas. As saias confeccionadas para o desfile são resultado do trabalho da Costamazônia, que reúne artesãs da capital e do interior do Estado.

Segundo a coordenadora do evento, o que tem atraído a atenção do público é a inclusão produtiva, que garante a geração de renda e emprego a profissionais que trabalham técnicas de manualidades, agregando valor aos produtos: joias, adornos, roupas, sapatos e outros acessórios de moda.

NOVOS TALENTOS - Durante todo o sábado (26) acontecerá a “Feira dos Novos Talentos” e, à noite, mais um desfile, denominado “O Conceito do Verão 2012”, que vai mostrar roupas, acessórios e peças confeccionadas a partir de material reciclado, dentro do conceito de sustentabilidade, que tem seduzido o consumidor cada vez mais preocupado com as problemáticas mundiais.

O desfile contará com a participação de alunos do Curso de Design de Moda da Faculdade Estácio de Sá/Faculdade do Pará (FAP), coordenado por Felícia Assmar. Alguns destes estudantes, destaca a coordenadora, também fazem parte do Programa de Joias e Gemas do Polo Joalheiro.

A programação da Amazônia Fashion Week, inclui ainda a realização de duas palestras: com a artista plástica Dina Oliveira, superintendente da Fundação Curro Velho, que falará sobre moda e sua relação com a arte; e com a escritora Regina Rocha, que vai abordar o tema moda e literatura.

No Pará, o Polo Joalheiro e a Casa do Artesão – que funcionam no Espaço São José Liberto – são referências no Estado no fomento à criação e confecção de joias e acessórios de moda, a partir dos conceitos de sustentabilidade, de economia criativa, de valorização do trabalho artesanal, de inovação em sintonia com a natureza.

SERVIÇO: O “5ª Amazônia Fashion Week” começa na sexta-feira (25), às 18h30, e prossegue até sábado (26), no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Mais informações: (91) 8243-6403.



Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso