Semana do Artesão 2012 oferece oficinas e palestras no São José Liberto

Estimular a produção de artesanato, discutir suas influências e rumos comerciais são os principais objetivos dos debates propostos na Semana do Artesão 2012. A abertura oficial do evento aconteceu nesta segunda-feira, 19, no Espaço São José Liberto, que abrigará a programação de oficinas e palestras entre os dias 20 e 25 deste mês. As pessoas interessadas em participar da programação podem se inscrever no blog São José Liberto. Uma das novidades desta edição é a participação de alunos de escolas públicas e particulares como convidados.

Profª Rosa Helena
Rosa Helena Neves (foto), diretora executiva do Igama/Espaço São José Liberto, explica que uma das metas este ano é apresentar a diversidade do trabalho artesanal realizado no Pará. “A Semana é a oportunidade ideal de discutirmos com os artesãos as novas tendências do mercado. Estimular as ações existentes, desenvolver novas estratégias e modernizar a relação entre produtores e consumidores é importante para o avanço deste mercado. O que precisamos é repensar ações que modernizem a relação entre os artesãos e o público", diz. E antecipa que o Igama/Espaço São José Liberto tem um projeto de criar um ambiente de compras online.

Agregar valor aos produtos e garantir a perenidade do setor é uma das preocupações do Sebrae/PA. Vilson Schuber, presidente da entidade, destacou a importância de se abrir espaços para debate e exposição da produção regional, como é o caso da Semana do Artesão, para o segmento. “O artesanato é parte da cultura de um povo, ações como essa mantem esta cultura viva, atuante e produzindo emprego e renda para a população envolvida. Nossa parceria com o Governo do Estado tem o interesse de fomentar esta profissão. E não podemos esquecer que junto com o artesanato vem o turismo, portanto essa é uma fonte de renda que precisa ser mantida e estimulada”.


Abertura da Semana do Artesão
Visitas na Casa do Artesão - SJL









A artesã Clara Falcão concorda com a colocação de Schuber. Ela trabalha há 40 anos com artesanato e confecciona bonecas, sandálias, camisas e sabonetes. Desde 2002 criou a Associação de Artesão Amigos da Arte e comemora iniciativas como esta. "A programação da Semana do Artesão é fundamental para que possamos conhecer as novas tendências do mercado, trocar experiências com outros artesãos e melhorar nosso trabalho. O São José Liberto é um grande parceiro do setor. Começamos a expor aqui este ano e estamos bastante otimistas”.

Cristina Franco e Profª Rosa Helena
A troca de experiência é a parte mais aguardada da programação e este ano o evento traz novos "cases" que mostram o sucesso de alguns empreendimentos. São histórias de artesãos que através de muito trabalho, pesquisa e da interação com outros profissionais conseguiram incrementar a sua produção e criar novos nichos de mercado. “Vamos apresentar iniciativas que deram certo. Estes exemplos serão repassados para os outros artesãos e certamente devem estimular novas descobertas”, explica Rosa Helena Neves.
“Os artesãos são os donos do saber”. A frase é de Cristina Franco (foto), jornalista e consultora de moda e estilo, uma das palestrantes do evento. Ela acredita que o trabalho manual é a espinha dorsal da produção do mercado de luxo hoje em dia e que valorizá-lo e divulga-lo é imprescindível. Sobre sua participação no evento ela explica. “Eu acho que não se deve ensinar nada ao artesão, o que se deve é dar informação para que ele possa desenvolver seu trabalho e traçar estratégias de produção e comercialização. A mão de obra paraense é magnífica, o necessário é estar atento as tendências do mercado, saber o que o público consumidor quer e criar a partir disso”.

A Semana do Artesão é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho Emprego e Renda (Seter), com apoio do Instituto de Gemas e Jóias da Amazônia (Igama), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) e Instituto de Artes do Pará (IAP).

Serviço:
Exposições: Pátio Belém, Boulevard Shopping, Shopping Castanheira e Aeroporto Internacional d Belém
Oficinas e Palestras: Espaço São José Liberto, de 20 a 25 de março

Texto: Júlia Garcia - Secom/Agência Pará de Notícias
Fotos: Carlos Sodré - Agência Pará




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso