Cerâmica, moda e joia é tema de debate na Semana do Artesão 2012

A cerâmica paraense e as influências no Art Déco e nas criações de moda e do setor joalheiro é tema da mesa redonda coordenada por Cristina Franco, jornalista e consultora de Moda e Estilo, e por Rosângela Gouvêa, professora de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que será realizada nesta terça-feira (20),a partir das 16h, no Espaço São José Liberto, com entrada franca.

Cristina Franco, que coordenou a coleção de joias e adornos do Polo Joalheiro, lançada na Casa Cor Pará 2011, abordará o aproveitamento do potencial do artesanato nos mercados de moda e joalheiro, dentro do conceito da Economia Criativa.

O debate integra a programação da Semana do Artesão 2012, aberta nesta segunda-feira (19), às 17h, na capela do São José Liberto, com missa celebrada em louvor a São José (santo da Igreja católica festejado em 19 de Março), padroeiro dos artesãos. Da abertura constam ainda a apresentação do Programa do Artesanato Paraense (PAP) e atração cultural.

Oficinas e relatos - Com o objetivo de estimular, promover e valorizar o artesanato paraense, atividade geradora de renda e emprego, e uma das mais representativas manifestações culturais do Estado, a Semana do Artesão 2012 oferecerá ainda, até o próximo domingo (25), oficinas de demonstração de várias tipologias artesanais, como cerâmica, balata, cuia, miriti e madeira; relatos de experiências de sucesso de profissionais do setor; atrações culturais e palestras sobre os temas “Técnicas inovadoras produzidas na cerâmica do Pará: saberes, experiências e pesquisas”, com a artesã Sinéia Hosana, e “Microempreendedor Individual e o Design no Artesanato”.

As oficinas de demonstração, que este ano serão acompanhadas por estudantes da rede pública de ensino, serão realizadas a partir de terça-feira (20), das 10 às 12h e das 15 às 17h, na Casa do Artesão, no Espaço São José Liberto.

Também haverá programação alusiva à Semana nos três shoppings de Belém – Pátio, Boulevard e Castanheira.

A Semana do Artesão é uma realização do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho Emprego e Renda (Seter), com apoio do Instituto de Gemas e Jóias da Amazônia (Igama), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) e Instituto de Artes do Pará (IAP).

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso