Polo Joalheiro tem novo Laboratório Gemológico

Com o objetivo de ampliar a oferta de serviços para os profissionais do Polo Joalheiro do Pará, melhorando a qualidade de avaliação das gemas minerais utilizadas nas joias comercializadas no Espaço São José Liberto, serão entregues em janeiro os novos equipamentos do Laboratório Gemológico. Os 44 equipamentos foram adquiridos com recursos do projeto “Inovação Tecnológica nos Modos de Fazer das Joias do Pará”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará (Fapespa), por meio de um convênio firmado em 2009.

O projeto, que entre suas principais metas visa contribuir com o processo de ampliação da competitividade da produção joalheira local, investiu mais de R$ 14.400,00 na compra de equipamentos para o Laboratório Gemológico. Entre as aquisições estão um microscópio estéreo trinocular, uma câmera digital,dois calibres para pedras 4 folhas, sete micrômetros (de 0-10, 0-15 e 0-25mm), quatro pinças para pedra cromadas ponta fina 160, dois paquímetros aço digital e dois especiâmetros/desiâmetros, além de outras pinças, balanças e filtros.


Para ver as referências dos equipamentos com os fabricantes e elaborar a lista a ser adquirida, a equipe do projeto, incluindo a gemóloga Anna Cristina Resque Meireles, responsável pelo Laboratório, esteve na Tecnogold, a feira de equipamentos para o setor joalheiro realizada em São Paulo. “De posse das referências repassadas pela gemóloga responsável, a equipe do projeto selecionou os equipamentos e iniciou o processo de compra, concluído em 2010”, explicou Rosa Helena Neves, diretora executiva do Polo Joalheiro, que também esteve na Tecnogold junto com Rosângela Quintela, outra técnica do projeto.

Quando os equipamentos chegaram ao Polo Joalheiro passaram por um processo de conferência, feito por Anna Cristina Meireles. “Nos certificamos de que estavam todos em ordem e de acordo com o que foi solicitado”, informou Rosa Helena.

Em função dos novos equipamentos foi necessário instalar o Laboratório Gemológico em um espaço mais amplo. Agora, ele funciona em uma sala própria, ao lado do Telecentro de Informações e Negócios. “Por ser móvel, o Laboratório pode ser transportado com facilidade”, disse a diretora.

A entrega oficial dos novos equipamentos do Laboratório Gemológico do Polo Joalheiro, que agora se prepara para fazer parte da rede de laboratórios credenciados pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), será durante o Seminário de Avaliação do Setor de Gemas e Joias: Desafios e Perspectivas, marcado para a terceira semana de janeiro, no auditório do Espaço São José Liberto.

Ascom/Igama
Fotos: Divulgação/Igama (ThiagoPinotti)




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso