Feninjer comprova a recuperação do mercado de joias e gemas preciosas

Em franca recuperação após a crise financeira mundial de 2009, o mercado de joias e gemas preciosas teve na 52ª Feninjer (Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins) uma das vitrines mais concorridas do setor neste primeiro semestre. Um evento que contou com o brilho e a criatividade da joia artesanal do Pará, em peças criadas e produzidas por profissionais vinculados ao Polo Joalheiro, como acontece desde 2005.

ANA LÚCIA SANTOS, NELSON FERRAZ, LÍDIA ABRAHIM E ROSA HELENA NEVES
Segundo Hécliton Santini Henriques, presidente do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), o mercado de joias e gemas do Brasil se prepara, neste cenário pós-crise, para enfrentar a concorrência com a China. A recuperação do setor, atesta o IBGM, é comprovada pelos US$ 400 milhões comercializados em pedras coloridas no Brasil em 2010, volume 30% superior ao de 2009, informa o Portal Infojoia, do IBGM. “E as perspectivas para este ano são melhores ainda”, afirmou Hécliton Santini no encerramento da feira, considerada a maior do setor na América Latina.

VITRINE DAS JOIAS DO PARÁ NO
ESTANDE TESOUROS DO BRASIL
Apostando nessa recuperação do mercado, o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição que gerencia o Polo Joalheiro, em parceria com o Sebrae-PA, levou para a Feninjer 14 conjuntos da coleção “O luxo da Cultura e da Natureza Amazônica”, entre colares, pingentes e anéis, e nove conjuntos da coleção “Anima Mundi”, ambas lançadas na VII Pará Expojoia – Amazônia Design.

Além de despertar a curiosidade do público nos quatro dias de feira, as joias do Pará expostas no estande Tesouros do Brasil foram vistas por designers, industriais e profissionais da mídia especializada de todas as regiões do país. Também visitou o estande Tesouros do Brasil Elias Pedrosa, diretor administrativo e financeiro da atual gestão do Sebrae-PA, empossada nesta terça-feira (15).


ELIAS PEDROSA E ANA LÚCIA SANTOS
AuDITIONS - O Pará também participou da Feninjer na exposição das 24 joias finalistas do concurso AngloGold Ashanti AuDITIONS Brasil 2010, montada no estande da maior mineradora de ouro do planeta, com o anel “Prece”, criado pela designer paraense Lídia Abrahim. Na abertura da feira, a AngloGold homenageou todos os patrocinadores das joias finalistas do concurso.

O trabalho de Lídia Abrahim, única designer do Norte e Nordeste selecionada na categoria Designer na última edição do prêmo, teve sua peça patrocinada por Nelson Ferraz, representante da empresa NF Joias, sediada em São Paulo, homenageado com uma placa pela mineradora.


ESTANDE TESOUROS DO BRASIL
“A participação da joia paraense, um produto diferenciado e de qualidade reconhecida no segmento joalheiro nacional, em um evento com a dimensão da Feninjer, é fundamental para a expansão da produção local, o aprimoramento do design e a interação com outros mercados, dentro e fora do país”, avaliou a diretora executiva do Igama, Rosa Helena Neves, que participou do evento junto com Ana Lúcia Santos, gestora do Projeto de Gemas e Joias da Região Metropolitana de Belém, mantido pelo Sebrae-PA.

A 52ª Feninjer, que ocupou dois pavilhões do Transamérica Expo Center, foi promovida e realizada de 09 a 12 de fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), com patrocínio do Sebrae Nacional e parceria da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Ascom/Igama

FOTOS: Camila Thomazette
FOTO 1: ANA LÚCIA SANTOS, NELSON FERRAZ, LÍDIA ABRAHIM E ROSA HELENA NEVES, EM FRENTE À EXPOSIÇÃO DA ANGLOGOLD ASHANTI
FOTO 2: ELIAS PEDROSA E ANA LÚCIA SANTOS
FOTO 3: VITRINE DAS JOIAS DO PARÁ NO ESTANDE TESOUROS DO BRASIL, DO SEBRAE NACIONAL
FOTO 4: ESTANDE TESOUROS DO BRASIL, UMA DAS ATRAÇÕES DA FENINJER




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