Adolescentes da Funcap começam curso de lapidação de gemas no Polo Joalheiro

Profª Rosângela Gouvêa
Dez adolescentes, na faixa etária de 16 a 21 anos, atendidos pela Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap), começam nesta terça-feira (20) a participar de um projeto inédito na área de capacitação profissional. Dentro do Projeto de Educação Profissional para Adolescentes e Jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa, os jovens serão capacitados na área de lapidação de gemas minerais, para inserção no Programa de Desenvolvimento de Gemas e Metais Preciosos do Pará/Polo Joalheiro.

O projeto, elaborado pela equipe técnica da Funcap, visa promover a qualificação profissional em lapidação para os jovens, com a intenção de encaminhá-los ao mercado de trabalho após o cumprimento das medidas socioeducativas.

Formado por quatro etapas, o projeto – em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), começa com o curso de Fundamentos de Joalheria, ministrado de 20 a 23 de julho, no auditório do Espaço São José Liberto, de 14 às 19h, por Rosângela Gouvêa Pinto, professora e coordenadora do curso de Bacharelado em Design de Produtos da Universidade do Estado do Pará (Uepa).


De 27 de julho a 4 de agosto, no mesmo local e horário, os jovens participarão do curso de Gemologia para Lapidação, com Anna Cristina Resque Meireles, geóloga e diretora do Museu de Gemas do Pará.

Após a parte teórica, os alunos farão o curso de Práticas de Lapidação – Lapidação Facetada, ministrado pela lapidária Leila Salame, de 10 de agosto a 2 de setembro, de 14 às 18h, na Ilha de Lapidação do São José Liberto. O projeto culminará com a exposição da coleção de gemas lapidadas pelos alunos, no mês de setembro.


Inclusão - Para a professora Rosângela Gouvêa, a expectativa é poder “contribuir, com meus conhecimentos e experiência, para a formação profissional desses jovens”.


Profª. Rosa Helena Neves
Diretora Executiva do IGAMA
“Esse projeto é importante por ser a primeira vez que realizamos no Polo Joalheiro um trabalho de inclusão social de jovens que cumprem medidas socioeducativas. Esperamos que eles possam prosseguir no setor, já que a área de lapidação tem um vasto campo para expansão no Pará. Dependendo do nível de aproveitamento deles, todos serão absorvidos pelo setor. Nossa meta é formá-los e incluí-los de imediato no setor produtivo”, destacou a professora Rosa Helena Neves, diretora executiva do Igama.


Os jovens selecionados para o projeto de capacitação em lapidação tiveram o primeiro contato com o trabalho realizado no Polo Joalheiro durante a Feira do Empreendedor 2010, promovida em maio último pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA).


Para a adolescente D.S, 17 anos, uma das participantes do projeto, essa “é uma oportunidade que se abre, e que vou agarrar com todas as forças. A minha expectativa é a melhor possível”.

Ascom/Igama
Fotos: Eunice Pinto - Agência Pará




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso