Celebração religiosa e coral abrem exposição Joias de Nazaré 2009


Com 74 peças, a exposição “Joias de Nazaré 2009 – Basílica, Tesouros da Fé” traz a maior coleção já produzida pelos profissionais do Polo Joalheiro sob a inspiração dos ícones do Círio, em sete anos de realização da mostra. Aberta na noite de quinta-feira (1º), em meio a uma celebração religiosa com a participação do Grã Coral Metropolitano de Belém, com 400 vozes e regência do maestro Anderson Dias, a exposição homenageia os 100 anos de lançamento da pedra fundamental da Basílica Santuário de Nazaré, e pode ser visitada até 31 de outubro.




Em colares, pingentes, anéis, brincos, pulseiras e braceletes os designers, ourives, lapidários e artesãos paraenses transpuseram para o universo de beleza e elegância da joalheria os detalhes de um dos mais importantes patrimônios arquitetônicos do Pará. Projetada pelo arquiteto Gino Coppedè e pelo engenheiro Giovanni Pedrasso, ambos italianos, a Basílica de Nazaré reproduz as linhas originais da Basílica de São Paulo extra-muros e resulta da determinação dos padres barnabitas, que chegaram a Belém no início do século XX.

A Casa da padroeira dos paraenses se destaca pela imponência de seu interior, onde predomina o mármore italiano, e por sua fachada, com a imagem de Maria aparecendo no frontão ao lado de comerciantes e políticos, índios e caboclos.



Coleção – Após o workshop de desenvolvimento de produtos, coordenado pela professora de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rosângela Gouvêa, que incluiu visitas à Basílica, os designers criaram peças como o pingente “Luzes”, em ouro, quartzo hialino, topázios e diamantes, de autoria de Joseli Limão e Ednaldo Pereira; o colar “Força do Povo”, em prata, óxido de ferro e couro preto e marrom, de Eli Cascaes e Irlândio Matos; o colar “Ladrilhos da Basílica”, em prata, casca de coco, madrepérola de granadas, de Jaime Lisboa e Manoel Silva; colar “Luz do Glória”, em ouro e hematita, de autoria de Celeste Heitmann e Joelson Leão, e a pulseira “Cores Santas”, feita em prata, lápis lazuli, casca de ovo, argila e malaquita, de Marcilene Rodrigues e Joelson Leão.



Além de vários pingentes inspirados na imagem de Nossa Senhora, também se destacam na coleção 2009 o colar “Senhora de Nazaré”, uma criação da designer Selma Montenegro e do ourives Nilton Barros, confeccionado em prata, couro, drusa de ametista, ametista, água marinha e rubelita; o conjunto de colar, anel e pulseira “Palmeiras – Choro aos Teus Pés”, em ouro, crisopázio, quartzo verde e esmeralda, assinado por Circe Silva e Francisco de Assis; o conjunto “Rosáce a Basílica”, criado por Ivete Negrão e confeccionado por Jonathan Morais em prata e citrinos; o colar “Santa Neoclássica”, em ouro, ametista e topázio, de Lídia Abrahim e Ledson Azevedo, e o colar “Vitrais”, uma criação de Jaime Lisboa, e feito em prata e pigmento de rochas pelo ourives Siney. A fibra de arumã aparece junto com a prata no colar “Corintio II”, de Nilma Arraes e Glaypherson Rodrigues, e ao lado do ouro compondo a peça Majestosa I, de Selma Montenegro.



Emoção - A celebração religiosa começou com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, levada por moradores da comunidade próxima ao Espaço São José Liberto. Frei Hermano, da Igreja de Nossa Senhora da Paz, esteve à frente da celebração na capela, onde foi rezado o terço, e depois conduziu a imagem pelo jardim e lojas, até o Coliseu das Artes.

Os integrantes do Grã Coral Metropolitano de Belém aguardavam perfilados, 200 de cada lado do Coliseu, iluminando o local com velas, e receberam a Padroeira cantando “Ave Maria”. Frei Hermano atravessou o Coliseu com a imagem até o ambiente da exposição, decorado com reproduções de vitrais e do Glória – o altar onde a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré fica na Basílica.



“Foi surpreendente e emocionante”, disse o ourives Francisco de Assis, opinião compartilhada pelos demais profissionais e visitantes que participaram da abertura da exposição. “Foi uma solenidade diferente e muito bonita. Quando Nossa Senhora entrou e foi recebida pelo coral cantando ‘Ave Maria’, não consegui conter a emoção”, declarou Maria de Fátima Albuquerque Santos, 42 anos, moradora do bairro Batista Campos, que sempre vai ao São José Liberto conferir as exposições de jóias.

“É muito gratificante ver como o trabalho de todos nós vem evoluindo ao longo dos anos”, ressaltou a produtora Lindalva Azevedo, recordando a primeira exposição Joias de Nazaré, montada em 2003 na capela do espaço.



Serviço: Exposição “Joias de Nazaré 2009 – Basílica, Tesouros da Fé”. De 1º a 31 de outubro, na Casa do Artesão, Espaço São José Liberto. Visitação de segunda a sábado, de 09 às 19 horas, e aos domingos, de 10 às 19 horas.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso