São José Liberto mostra a arte do Grupo Paranativo


A divulgação das riquezas do Pará, originadas nas raízes negras, européias e indígenas, é a essência do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Atividades Culturais Paranativo, que neste domingo (09), às 17h30, se apresenta no Coliseu das Artes, dentro da programação cultural gratuita do Espaço São José Liberto. Fundado em 11 de março de 1991, no bairro do Benguí, o grupo enfatiza a cultura popular por meio de espetáculos de teatro e danças de cunho afroindígenas.

O Paranativo foi criado para ser um núcleo fomentador de cultura no Benguí, com ações voltadas à comunidade. “O trabalho apresentado resulta da paixão pelas raízes e pelo estudo e conservação de nossas tradições e expressões populares”, ressaltam os organizadores, que também valorizam a indumentária que acompanha as danças e demais manifestações folclóricas.

O repertório do grupo é diversificado, incluindo danças de roda, de salão, religiosas, coreografias inspiradas em lendas, mitos e enculturações (processo de assimilação da cultura dominante). Ao todo, são 32 danças, oito lendas, seis enculturações e quatro performances afros. O destaque está nas danças afroindígenas.

O grupo é composto pelos cantores e compositores Antônio Vescelau (Toninho), Waldinei Lima (Nei) e Nesron da Silva (Nede), que já participaram de vários festivais. Os músicos tocam ganzá, reco-reco, agogô, triângulo, flauta, clarinete, sax, instrumentos de corda (banjo e violão), curimbós e barricas. Muitos instrumentos são confeccionados pelo próprio grupo.

A experiência do Paranativo inclui participações em festividades, festivais e outros eventos no Pará, como os festivais de Marapanim e Santarém Novo. O grupo também esteve em São Paulo, divulgando costumes, saberes e tradições da Amazônia.

O Paranativo é coordenado por Renato Sampaio, Rosiane Batista, Silvia Reis, Gleison Silva, Silvia Mara, Maria de Lourdes e Clodoaldo Souza.

Serviço: Apresentação do Grupo de Atividades Culturais Paranativo. Domingo (09), às 17h30, no Coliseu das Artes/Espaço São José Liberto. ENTRADA FRANCA.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso